SOCIAL MEDIA

Notinha 10#: Bate-papo sobre criação de histórias na Fnac

domingo, 17 de março de 2013

Saudações Leitores!
O DLL vem divulgar um bate-papo super interessante com os escritores Edson Gomes e Lu Piras, publicados pela Editora Dracaena.


O bate-papo será ministrado pelos escritores Edson Gomes e Lu Piras na Fnac do Rio de Janeiro no Barra Shopping no dia 21 de março de 2013. Este evento será aberto a todos os interessados a dar o primeiro passo na vida literária, quem sabe, se tornar um escritor promissor. Não importa a que área profissional o interessado atue, contanto que goste de ler, escrever e decida se enveredar no mundo da criação de histórias ficcionais. A entrada é gratuita.
O encontro engloba vários aspectos que possibilitam as pessoas amantes da escrita compor um romance, através de perguntas feitas aos participantes. Há muitos bloqueios que impedem a grande maioria de escrever. Muitas vezes passam despercebidos, por falta de informações especificas sobre o assunto da criação. O bate-papo terá o intuito de lucidar algumas questões que permeiam o imaginário do autor iniciante, como por exemplo: Como escrever um enredo? Como elaborar uma boa trama? Qual o melhor assunto a abordar? e Como criar personagens e diálogos verdadeiros? Tanto Edson Gomes, quanto Lu Piras mostrarão tudo de uma forma simples, direta e descontraída de como dar o primeiro passo em direção a uma obra ficcional. Eles mostram também, o caminho inicial para que os participantes se sintam mais seguros diante de uma tela de computador em branco.
Edson Gomes é jornalista carioca, cronista, contista, dramaturgo e romancista. Ele começou sua carreira muito cedo na literatura aos 11 anos de idade, sempre participando de concursos literários. Porém, Edson só conseguiu publicar o seu primeiro texto, um conto intitulado Papo 750, em 1995, quando tinha seus 29 anos.
Nos anos seguintes vieram outros textos em Antologias Literárias, tais como os contos: Depoimento a Deus; A Doença Benigna; De Quatrocentos ou Cem? e Os Órfãos de Renato. Para se aperfeiçoar na escrita ficcional, ele fez cursos de roteiro para tevê e cinema com os melhores autores: Doc Comparato (Malu Mulher - seriado); Tiago Santiago (Amor e Revolução - novela) e Cláudio MacDowell (Toque do Oboé - cinema).
Romances, ele tem dois publicados: Yin & Yang – A Batalha dos Opostos (Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro de 1999); O Último Lampejo do Crepúsculo – Uma Viagem ao Subconsciente (2009). Em 2012 foi lançado Psíquico – Muito além da justiça dos homens, pela Dracaena Editora.
Lu Piras sempre gostou de contar e inventar histórias, transformando pessoas reais em personagens de loucas aventuras. Escreveu seu primeiro romance – uma saga sobre duas famílias durante a Guerra da Crimeia - aos 15 anos numa máquina de escrever Olivetti 1982, presente de seu avô. É advogada por formação e escritora por vocação. Esteve por sete anos em Portugal, trabalhou como jurista, comerciante e artesã de bonecas. Em 2009 se matriculou no curso de Produção Editorial da UFRJ, quando escrever se tornou uma saudável obsessão.
É autora da série Equinócio, tendo publicado em junho de 2012 o primeiro volume, Equinócio - A primavera, pela Dracaena Editora. É também coautora do romance A Última Nota, em parceria com o escritor Felipe Colbert, publicado pela Editora Novo Século.
Lu mora no Rio de Janeiro com sua família e sua gata Bria.

Site do livro Psíquico – Edson Gomes: http://edprod.wix.com/psquico 
Site da autora Lu Piras: http://www.lupiras.com/

2 comentários :

  1. Debates culturais sempre são saborosos....

    ResponderExcluir
  2. Amei, é minha primeira vez aqui, to adorando...
    http://outonosdehortela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!

Instagram