Assisti ao segundo filme da série Harry Potter e como tem esse novo espaço no blog para discutir Filme x Livro não podia deixar de vir aqui expressar minha opinião.
Harry Potter e a Câmara Secreta
Título Original: Harry Potter and the Chamber of Secrets
Gênero: Aventura, Família, Fantasia, Mistério
Direção: Chris Columbus
Roteiro: J.K. Rowling, Steve Kloves
Produtores: David Barron, David Heyman
Duração: 161 minutos
Ano: 2002
Sinopse: De férias na casa de seus tios Dursley, Harry Potter (Daniel Radcliffe) recebe a inesperada visita de Dobby, um elfo doméstico, que veio avisá-lo para não retornar à Escola de Magia de Hogwarts, pois lá correrá um grande perigo. Harry não lhe dá ouvidos e decide retornar aos estudos, enfrentando um 2º ano recheado de novidades. Uma delas é a contratação do novo Professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, Gilderoy Lockhart (Kenneth Branagh), que é considerado um grande galã e não perde uma oportunidade de fazer marketing pessoal. Porém, o aviso de Dobby se confirma e logo toda Hogwarts está envolvida em um mistério que resulta no aparecimento de alunos petrificados. (Fonte: Filmow)
MINHA OPINIÃO
Novamente, como era esperado, o roteiro do filme é basicamente o mesmo do livro (Resenha do livro AQUI), obviamente com algumas alterações sutis e com muitas omissões de detalhes, o que é perfeitamente compreensível tendo em vista que se fosse colocar todo o livro no filme este iria ficar extremamente grande.
O filme segue a mesma linha de maturidade dos livros, pois como já falei nas resenhas dos livros J. K. Rowling a cada livro ela vai amadurecendo os personagens e como os personagens vão crescendo de ano e ano, suas ações e pensamentos correspondem as suas idades.
O segundo filme da série não é tão infantil quanto o primeiro e é muito bem desenvolvido. Novamente os efeitos especiais são muito bons, os atores estão maravilhosos em cada papel, o cenário é fabuloso e as falas são bem coerentes com as do livro.
Mas uma vez fiquei sem palavras para descrever a emoção de poder ver a adaptação cinematográfica desse segundo livro da série. Sei que é complicado fazer uma adaptação fiel ao livro, mas creio que a franquia de Harry Potter (pelo menos os dois filmes que assisti até agora) tem conseguido ser o mais fiel possível, entretanto a leitura do livro é bem mais completa e deixa qualquer leitor sem ar!
Não posso deixar de indicar o filme e se possível assistam-no após a leitura do livro! É sempre o recomendado.












