SOCIAL MEDIA

O Paciente - Jasper Dewitt (resenha)

segunda-feira, 29 de abril de 2024

COMPRAR: Amazon

O Paciente é um livro perturbador e ao mesmo tempo devorável, mas deu algumas escorregadas perceptíveis

Saudações Leitores!

Outro dia, enquanto viajava estava em busca de um audiolivro e me deparei com O Paciente do norte americano Jasper Dewitt que ficou conhecido por ser autor no Reddit NoSleep, uma plataforma em que pessoas de todo o mundo publicam suas experiências assustadoras, mas posteriormente o autor tornou-se um escritor profissional de livros de terror e fantasia. Li a sinopse na audible e resolvi dar o play para conferir o volume.

Antes de relatar minha experiência de leitura, deixem-me ambientá-los no enredo: O Paciente é um thriller psicológico que se desenrola em um hospital psiquiátrico. O protagonista, Parker H., é um jovem psiquiatra que se depara com um caso intrigante: um paciente (chamado Joe) internado desde a infância e considerado incurável por todos os médicos que o trataram, e inclusive, sempre acabava acontecendo algo com todos que tinham contato com esse paciente. Parker, no entanto, se propõe a resolver o mistério de Joe, desafiando os avisos de seus colegas e mergulhando em uma investigação que revela segredos perturbadores e forças sobrenaturais.

Acredito que, quem já tem o hábito de ler esse tipo de livro já tenha se tocando de algumas possibilidades com essa breve "ambientação", mas, para ser honesta, o que me deixa chocada e, de certa forma revoltada é o excesso de autoconfiança do psicólogo Parker H. achar que ao sair da faculdade será capaz de solucionar um dos piores casos da clínica psiquiátrica e, inclusive, ir contra todos os avisos e o histórico do paciente, como se ele fosse o bambambã da psicologia. Essa parte foi difícil engolir, pois acho que não existe ninguém no mundo - que em sã consciência - se meteria a fazer o que Parker está proposto a fazer.

Ok, quem se importa com coerência e verossimilhança, não é mesmo?

O fato é que, independente das muitas falhas/fraquezas de O Paciente se tem algo que devo elogiar é a atmosfera densa e cheia de suspense, é quase impossível, após iniciar a leitura, parar, pois ficamos na ansiedade para entender o que diabos está acontecendo e como será o desenlace dessa história, para completar o fato da narrativa se passar em um hospital psiquiátrico contribui ainda mais para a atmosfera inquietante.

A narrativa de O Paciente também é outra jogada de mestre do volume, pois é toda narrada através do formato de um diário, do próprio psicólogo Parker, o que dá um toque pessoal e íntimo à história ao passo que aumenta o impacto dos eventos descritos.

Entrementes, também devo destacar o que me incomodou na narrativa - além da falta de verossimilhança dos personagem Parker e de outros personagens do livro, pois, deixem-me explicar, todo mundo do livro tratava o psicólogo Parker super mal, gente era como se ele fosse qualquer coisa, até o porteiro falava grosseiramente com ele (eu não estou exagerando), além do mais, se tem um profissional atendendo um paciente e a clínica se recusa - praticamente - a passar as informações do paciente dele isso me parece incongruente; pois se não querem passar informações, também não permitam que ele se torne o médico desse paciente.

Já mencionei ali em cima, mas sempre é bom reforçar, se você já tem o hábito de ler suspenses provavelmente notará uma boa construção de enredo, de elementos, são previsíveis e o plot twist pode não surpreender tanto - até porque a gente vai pegando muito do desfecho no decorrer da narrativa, já vamos criando hipóteses que vão se concretizando. Quando o plot chega, de fato, eu não tenho muita certeza de que todos os leitores poderão apreciar, pois tem uma mistura de gêneros (terror + sobrenatural) que podem enfraquecer a história para vários leitores, até porque livros assim deixam a plausividade da história em uma corda bamba

Pra resumir, quero reforçar que achei um livro ok - tem gente que acha que porque ressalto os pontos positivos e negativos significa que não gostei, mas isso não é verdade, minha resenhas contemplam ambos aspectos para que o leitor descubra se se interessa. Por tanto, deixo aqui minha recomendação  para os amantes de histórias de mistério ambientadas em cenários sombrios, o livro oferece uma experiência envolvente, ainda que não seja isenta de falhas, é uma obra que vale a pena conferir, mas que pode não agradar igualmente a todos os leitores devido às suas escolhas narrativas.

Obrigada por terem lido até aqui e até o próximo post!

FICHA TÉCNICA
Título Original: The Patient
Autor: Jasper Dewitt
Tradutor: Marcia Blasques
Gênero: Ficção. Thriller psicológico.
Editora: Intrínseca
Ano: 2021 | 192 págs.
País de Origem: Estados Unidos
Classificação: +18
Aviso de Conteúdo: Transtorno mental. Estupro. Abuso de menor. Morte infantil. Crueldade animal (menção). Morte animal (menção).
Minha avaliação:⭐⭐(2,5
/5)
COMPRAR: Amazon

Postar um comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!

Instagram