Mensageira Secreta é um livro que mescla ficção histórica em meio a Segunda Guerra Mundial e espionagem que empolga do começo ao fim
Saudações, Leitores!
Mensageira Secreta foi uma grata surpresa que encontrei na Audible e ouvi enquanto viajava, portanto hoje trago minhas impressões sobre o volume escrito pela inglesa Mandy Robotham. Publicado originalmente em 2019, o livro é um romance histórico ambientado na Veneza da década de 1940, ocupada pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial e na Lodres moderna.
Em Mensageira Secreta, seguimos duas histórias, uma no passado e outra na contemporaneidade, de mulheres comuns envolvidas em movimentos de resistência e espionagem. Na Veneza de 1943, seguiremos Stella Jilani, integrante da Resistência Italiana, ou seja, que vive uma vida dupla, decidindo lutar contra os horrores do nazismo, tornando-se uma mensageira para a Resistência. Através de sua perspectiva, o leitor é transportado para os dias sombrios da ocupação, onde cada movimento errado poderia significar a morte. A tensão é palpável, e o medo constante de ser descoberta cria uma atmosfera carregada de suspense. Enquanto durante o dia ela trabalha datilografando e traduzindo para o Reich, à noite ela arrisca sua vida como mensageira da Brigada Central da Resistência Veneziana.
Já na Londres contemporânea, em 2017, temos Luisa Belmont que após a morte de sua mãe, busca por algumas respostas acerca de duas origens maternas e acaba encontrando uma antiga máquina de escrever no sótão e sai em busca de desvendar a quem ela pertencia, assim acaba mergulhando no passado de Stella Jilani e sua história de amor ardente, sacrifícios, perdas e a pior forma de traição. Nesse ínterim, Luisa também fará um percurso de autoconhecimento e refletirá sobre suas relações pessoais e propósito de vida.
Não quero falar muito mais para não soltar spoiller, pois como é um livro de espionagem também acho interessante ler sem muitas informações, porém, quero deixar claro que a força de Mensageira Secreta reside na maneira como Robotham consegue captar o espírito de resistência e a coragem das mulheres que enfrentaram a tirania nazista. Stella é uma protagonista determinada e complexa, cujas ações são guiadas por um profundo senso de dever e um desejo ardente de libertar seu país. A autora nos faz sentir a angústia e a tensão do cotidiano de uma espiã, onde o menor erro poderia ter consequências fatais.
Por outro lado, o livro tem suas falhas. Embora a premissa seja cativante, a narrativa às vezes sofre com um ritmo irregular. Alguns momentos que deveriam ser carregados de emoção e intensidade acabam sendo apressados, enquanto outras partes se arrastam, perdendo a oportunidade de aprofundar ainda mais na psicologia dos personagens. A relação de Stella (que foi a história que mais me empolgou) com os outros membros da Resistência, por exemplo, poderia ter sido mais explorada, oferecendo uma visão mais rica dos laços formados em tempos de guerra. Já a história quando passava para Londres de 2017 me deixava entediada, sabe? Essas partes foram as mais difíceis de ler, porque não me empolguei com a história de Luisa e eu sinto que a autora poderia ter entregue uma história melhor para esta outra protagonista.
Além disso, há uma previsibilidade na trama que pode desagradar aos leitores em busca de surpresas. Embora a história seja envolvente, os caminhos que Stella percorre muitas vezes seguem padrões já estabelecidos em outros romances do gênero, o que pode diminuir um pouco o impacto das reviravoltas.
Apesar disso, Mensageira Secreta é um romance que brilha em sua capacidade de capturar a determinação e o sacrifício daqueles que lutaram nas sombras durante a guerra. Robotham oferece uma homenagem sincera e emocionante às mulheres que arriscaram tudo pela liberdade, e sua escrita é suficientemente poderosa para manter o leitor investido até o fim. Fico impressionada com essa possibilidades da literatura: nos fazer refletir sobre inúmeras situações que realmente aconteceram na realidade e refletir quantas histórias impactantes e reais existem por aí e que nunca foram contadas, não é?
Em resumo, Mensageira Secreta é uma leitura recomendada para aqueles que apreciam romances históricos com personagens femininas fortes e tramas ambientadas na Segunda Guerra Mundial. Mesmo com suas falhas, o livro oferece uma jornada interessante e uma reflexão empoderadora sobre os sacrifícios feitos em nome da liberdade.
Espero que tenham gostado do veredito. Obrigada por terem lido até aqui. Até o próximo post!
FICHA TÉCNICA |
Título Original: The Secret Messenger Autor: Mandy Robotham Tradutor: Cynthia Costa Gênero: Ficçção. Romance Histórico. Editora: Universo dos Livros Ano: 2019/2022 | 400 págs. País de Origem: Inglaterra Classificação: +14 Aviso de Conteúdo: Nazismo. Tortura. Morte. Espionagem. Segunda Guerra Mundial. Minha avaliação:⭐⭐⭐(3/5) |
Postar um comentário
Muito obrigada pelo Comentário!!!!