Filme: Harry Potter e a Câmara Secreta

Saudações Leitores!
Assisti ao segundo filme da série Harry Potter e como tem esse novo espaço no blog para discutir Filme x Livro não podia deixar de vir aqui expressar minha opinião.


Harry Potter e a Câmara Secreta
Título Original: Harry Potter and the Chamber of Secrets
Gênero: Aventura, Família, Fantasia, Mistério
Direção: Chris Columbus
Roteiro: J.K. Rowling, Steve Kloves
Produtores: David Barron, David Heyman
Duração: 161 minutos
Ano: 2002

Sinopse: De férias na casa de seus tios Dursley, Harry Potter (Daniel Radcliffe) recebe a inesperada visita de Dobby, um elfo doméstico, que veio avisá-lo para não retornar à Escola de Magia de Hogwarts, pois lá correrá um grande perigo. Harry não lhe dá ouvidos e decide retornar aos estudos, enfrentando um 2º ano recheado de novidades. Uma delas é a contratação do novo Professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, Gilderoy Lockhart (Kenneth Branagh), que é considerado um grande galã e não perde uma oportunidade de fazer marketing pessoal. Porém, o aviso de Dobby se confirma e logo toda Hogwarts está envolvida em um mistério que resulta no aparecimento de alunos petrificados. (Fonte: Filmow)

MINHA OPINIÃO
Novamente, como era esperado, o roteiro do filme é basicamente o mesmo do livro (Resenha do livro AQUI), obviamente com algumas alterações sutis e com muitas omissões de detalhes, o que é perfeitamente compreensível tendo em vista que se fosse colocar todo o livro no filme este iria ficar extremamente grande.
O filme segue a mesma linha de maturidade dos livros, pois como já falei nas resenhas dos livros J. K. Rowling a cada livro ela vai amadurecendo os personagens e como os personagens vão crescendo de ano e ano, suas ações e pensamentos correspondem as suas idades.
O segundo filme da série não é tão infantil quanto o primeiro e é muito bem desenvolvido. Novamente os efeitos especiais são muito bons, os atores estão maravilhosos em cada papel, o cenário é fabuloso e as falas são bem coerentes com as do livro.
Mas uma vez fiquei sem palavras para descrever a emoção de poder ver a adaptação cinematográfica desse segundo livro da série. Sei que é complicado fazer uma adaptação fiel ao livro, mas creio que a franquia de Harry Potter (pelo menos os dois filmes que assisti até agora) tem conseguido ser o mais fiel possível, entretanto a leitura do livro é bem mais completa e deixa qualquer leitor sem ar!
Não posso deixar de indicar o filme e se possível assistam-no após a leitura do livro! É sempre o recomendado.

Camila Márcia

7 comentários:

  1. Eu siceramente gosto mais dos livros do que dos filmes, pois nos filmesas riquezas de detalhes não existem como nos livros. EMas Harry Potter faz com que a cabeça de todo mundo pire, os livros são sucesso o filme é sucesso. essa saga de livrosmarcou um novo jeito de escrever: misturar o fantastico com o mundo real e deu muito certo

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Thalia, geralmente nos livros temos muito mais detalhes, mas também acredito que há filmes que são bem fiéis aos livros. Ainda não li HP, mais já assisti alguns dos filmes e posso diver que gosto.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Apesar de não ter assistido a nenhum filme, não tenho como negar que a série Harry Potter ficou mundialmente conhecida e tenho toda certeza que todos já ouviram falar desse bruxo. Impressionante como um personagem e um mundo fictício é muito mais conhecido do que muitas outras coisas por aí.

    Nunca tinha tido interesse pela série, mas acompanhando suas resenhas desde o principio fiquei bastante curiosa, se eu tiver oportunidade de ler, com certeza o farei, embora reconheça que não é uma de minhas prioridades de leitura.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Uma ótima representação do livro, realmente. Como já havia dito, a semelhança entre os livros e o filme de todos os Harry Potter seguiram à risca tudo que foi escrito pela J. K. Rowling, salvo os detalhes... Acho que o que mais atrai é a semelhança do basilisco do filme, com a que é retratada no livro. A escritora o descreve em todos os detalhes, tal como está no filme, e vice versa.

    ResponderExcluir
  5. J.K. Rowling é referência!
    fazer qualquer coisa inspirado no que ela escreve deve dar dor de cabeça porque ela escreve bem e perder detalhes ou partes importantes é realmente penoso.
    Sem falar que ela é bem detalhista no que escreve.
    E falando em detalhes, dos 3 primeiros filmes esse sempre foi meu preferido. mas passou do 4º, não dava pra manter a opinião!!

    ResponderExcluir
  6. Não tem jeito, os livros são e sempre vão ser mais detalhados mas eu acho que os filmes do HP são bem fiéis aos livros da J.K.

    bjos,
    http://www.just-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Bom, concordo com o Just Livros. Eu prefiro muito mais ler livros, ao ver os filmes. É mais detalhado, voce é quem faz o cenário, o ambiente, as pessoa. Voce imagina tudo. Mas Harry Poter é outra historia, os filmes sao maravilhosos e já assisti quase todos. Não tenho paixao pelo HP mas acho legal. Gosto de assistir. Confesso que o HP não são livros que leio. So li um, o Câmara Secreta.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!