Filme: Coração de Tinta - O Livro Mágico

Saudações Leitores!
Como li o livro Coração de Tinta e gostei bastante, fiquei bem curiosa para assistir a adaptação cinematográfica e saber como toda aquela fabulosa história tinha ficado após sofrer a adaptação. Confesso que não fui assistir com tanta expectativa e acho que não ter expectativa foi ótimo, pois não me decepcionei com o filme, leiam abaixo mais detalhes:

Título Original: Inkheart
Genero: Aventura, Família, Fantasia
Direção: Iain Softley
Roteiro: Cornelia Funke, David Lindsay-Abaire
Produtores: Cornelia Funke, Ileen Maisel
Duração: 106 min
Ano: 2008 

Sinopse: Adaptação do romance de Cornelia Funke, "Inkheart" mistura aventura e fantasia na história da garota Meggie (Eliza Bennett), uma jovem cujo pai, Mo (Brendan Fraser), tem a secreta habilidade de trazer à vida os personagens dos livros que lê em voz alta para a filha. Ocorre que numa dessas leituras um vilão poderoso e enfurecido, saído de uma rara fábula infantil, é libertado e sequestra Mo para que ele liberte outros vilões da ficção. Meggie fica desesperada, mas terá de juntar forças e contar com personagens reais e imaginários para poder salvar o pai. (Fonte: Filmow)

MINHA OPINIÃO
Quando li Coração de Tinta (Resenha AQUI) já sabia da adaptação cinematográfica, mas optei por ler o livro primeiro, geralmente gosto de ler e depois assistir se tiver adaptação do livro (nessa ordem) embora haja exceções, claro. Gostei bastante do livro e o achei muito criativo, entretanto em algumas partes foi muito descritivo o que retardou um pouco a história.
No filme as coisas acontecem mais rapidamente e em alguns pontos houve muitas mudanças do livro para o roteiro, mas nada que prejudique o filme, até que as mudanças promoveram uma agilidade maior, isto é, sem enrolação. Contudo cortaram muitas partes que tinham no livro e até mesmo alguns ambientes foram alteradas. Ok, ok, sou leitora apaixonada e sempre encontro dessas diferenças nas adaptações a pior diferença, para mim, foi a igreja que virou castelo no filme [eu queria que ela fosse exatamente como estava descrita no livro, muito mais assustadora].
Não gostei absolutamente dos atores, eles não passaram nenhuma emoção e não corresponderam em nada com o que imaginei, a que mais se aproximou foi Eleonor, os demais para mim foram frustrantes, principalmente Capricórnio e Basta que não tinham nada de mal no filme.
Não quero me estender em minha opinião, mas não achei que o filme chegou nem aos pés do livro. Reprovo aqueles que dizem que não dá para comparar livro e filme, acho que dá sim, quando assistimos a um filme adaptado de um livro que lemos queremos que ele seja o mais fiel possível, por mais que seja mais resumido ou mais rápido [essa é a minha opinião].
Não é que eu não tenha gostado do filme, eu gostei, só que já assisti muitas adaptações cinematográficas de livros bem melhores!
Para quem gosta de ler, definitivamente, leia o livro, pois vale bem mais a pena, mesmo com algumas descrições que se prolongam de forma desnecessária, já que o filme, apesar de ser mais rápido, os atores não agradaram e com tantos cortes de detalhes bacanas deixou muito a desejar para quem criou expectativas com o filme. Novamente friso que, como não tinha muitas expectativas, não fiquei tão frustrada. Portanto, foi até divertido.

Camila Márcia 

6 comentários:

  1. que capa liiiiinda :O
    eu tenho este livro, porém a capa é diferente ;~~
    o livro é lindo! li ele a muito tempo atrás... me deu até vontade de ler de novo ;~~

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho o filme e adorei, ainda não li o livro, mas estou louca para ler!
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Como te disse na resenha de Coração de Tinta essa trilogia é ótima, entretanto eu já achei esse filme péssimo. Estragaram tudo.

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li Coração de Tinta e, não me mate, mas nem sabia da existência do livro e muito menos do filme. Com a sua resenha do livro fiquei curiosa para ler, já o filme não sei... Acredita que é mais fácil eu ler do que assistir TV ou filme? As vezes só consigo assistir nos fins de semana.

    ResponderExcluir
  5. Se eu gostei do filme e pelo que estou vendo a maioria das pessoas preferem o livro, já vi que vou amar o livro. Quero ler!

    bjs.

    ResponderExcluir
  6. Eu tinha lido a resenha desse livro uma vez e fiquei com vontade de ler. Já o filme, está sempre passando na Warner mas não tenho muito interesse de ver,sei lá, comecei a ver uma vez mas não me prendeu,nem assisti o resto :x Quando der, pretendo ler o livro :)
    xx

    beafreebird.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!