Resenha: "Outro Silêncio: Haikais" de Alice Ruiz S.

Saudações Leitores!
Falou em haikai meu coração começa a bater mais forte, portanto não tive dúvida alguma em solicitar Outro Silêncio* e mergulhar nessa leitura que me envolveu imensamente. Agora quero compartilhar com vocês um pouco de como foi ler esse livro:


Outro Silêncio - Haikais, Alice Ruiz S., São Paulo: Boa Companhia, 2015, 96 pág.

Outro Silêncio escrito por Alice Ruiz foi um verdadeiro regalo para mim. Simplesmente - apesar de amar prosa - eu não consigo viver sem poesia, por acaso não é a poesia que nos revela nossa alma e nossos sentimentos? Portanto, não hesitei em ler assim que o exemplar 'pousou' em minhas mãos.
O livro é divido em 4 partes que correspondem as estações do ano: primavera, verão, outono, inverno e cada parte traz haicais pertinentes ao período, cada haicai tem uma leveza singular, que mostram a maestria de Alice Ruiz.
Alice Ruiz, em uma introdução ao livro nos apresenta as características do haicai, o significado, a essência, a métrica, a qualidade e nesse breve relato sobre a própria composição e história do haicai podemos lançar-nos e a leitura dos 74 haicais presentes no livro. A introdução de Alice Ruiz, foi uma preparação magistral para o que esperava o leitor.
Outro Silêncio é uma obra que reflete muito a tradição japonesa e nos faz perceber o quanto a natureza é sutil, mágica e poética nos mais pequenos detalhes. Além do mais, a obra não apenas exalta esse tipo de literatura japonesa, mas através dela Alice consegue colocar a expressividade e os detalhes brasileiros: características particularmente nossas.
Alice Ruiz consegue dar uma aula de haicai, envolver o leitor e cultuar nosso país e nossa natureza e condições climáticas. Por mais simples que sejam os haicais, há tanto significados, tanto nas entrelinhas e tanto escondido nos jogos de palavras. 
Em suma, Outro Silêncio, é um livro rico em detalhes por dentro, por fora e nas composições. Acredito que esse é o tipo de composição poética capaz de envolver, animar e agradar até mesmo quem não aprecia poesia.

*Este livro foi cortesia da Editora Boa Companhia (Companhia das Letras), para mais informações sobre o mesmo, clique AQUI.


2 comentários:

  1. Oi, conheci seu blog agora e gostei muito! Também gosto de Haikais! Estou lendo o livro de Leminski sobre o poeta Bashô. Acho que você vai gostar muito deste livro! Prazer em conhecer seu blog. Sorte sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danielle,

      obrigada pela visita e comentário! Também já li Vida e é ótimo!

      xoxo
      Mila F.

      Excluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!