O Sol é Para Todos é uma narrativa envolvente pela perspectiva de uma criança tornando os dilemas raciais ainda mais impactantes
Saudações Leitores!
O Sol é Para Todos (1960), escrito pela norte-americana Harper Lee, inclusive essa obra foi a ganhadora do Prêmio Pulitzer de Ficção em 1961 e trata-se de um clássico estadunidense que é baseado, de certa forma, em fatos reais experienciado pela própria autora, narrando suas observações, de sua família e conhecidos que aconteceram na sua cidade natal em 1936, inclusive a narrativa conta toda a história vista pelos olhos de uma criança.
O Sol é Para Todos é considerada uma obra-prima atemporal e nos proporciona um mergulho profundo nos dilemas raciais nos Estados Unidos durante a década de 30, sendo narrada pela voz de uma garotinha de 10 anos chamada Scout Finch, que vai falar não só de sua vida, mas a jornada de seu pai Atticus Finch, um advogado que defende um homem negro que está sendo acusado de estuprar uma jovem branca.
Vale ressaltar que a trama não apenas aborda o julgamento e a injustiça racial, mas também mergulha nas complexidades das relações humanas, valores morais e éticos. Harper Lee habilmente destaca questões como empatia, compaixão e a luta pela justiça social através de personagens ricamente desenvolvidos e de um enredo cativante, além disso traz um retrato sobre como a sociedade vivia e as mudanças e transformações sociais na inclusão/exclusão dos negros a liberdade, direitos e ter sua palavra desvalidada apenas pela cor de sua pele.
Durante toda a leitura de O Sol é Para Todos me vi envolta de um misto de sentimento, pois é impossível não se revoltar com a forma como os brancos tratavam as pessoas negras e ver todo o preconceito e desumanidade envolvida, ao passo que também me alegrei ver que tinham pessoas que já tinham consciência da igualdade das pessoas e que todos tinham direitos e mereciam tratamento igualitário.
Pra resumir, O Sol é Para Todos é uma obra que permanece relevante pela maneira como enfrenta questões profundas e sensíveis, deixando uma marca duradoura no leitor ao explorar temas universais como preconceito, coragem e a busca incansável pela verdade. É uma leitura essencial que continua a ressoar e a inspirar gerações, estou muito feliz por ter lido e a leitura se tornou ainda mais emocionante pelo fato de ter sido narrada pelo olhar de uma criança que tinha sua ingenuidade e estava descobrindo a vida.
Espero que tenham ficados interessados em ler. Até o próximo post!
FICHA TÉCNICA |
Título Original: To Kill a Mockingbird Autor: Harper Lee Tradutor: Beatriz Horta Gênero: Ficção. Romance Histórico. Drama Editora: José Olympio. Ano: 1960 - 2015 | 350 págs. País de Origem: Estados Unidos Classificação: +13 Aviso de Conteúdo: Racismo. Preconceito. Estupro (menção). Violência. Minha avaliação:⭐⭐⭐⭐(4/5) |
Postar um comentário
Muito obrigada pelo Comentário!!!!