SOCIAL MEDIA

A Mulher do Viajante no Tempo - Audrey Niffenegger (resenha)

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

COMPRAR: Amazon

A Mulher do Viajante no Tempo foi uma leitura que iniciei com expectativas demais e isso acabou prejudicando a experiência

Saudações Leitores!

A Mulher do Viajante no Tempo é mais um livro que li por indicação da minha amiga Poly, porém, não foi muito de encontro com minhas expectativas e demorei muito para conseguir concluir a leitura porque eu não tinha muita vontade de ler. O volume foi escrito pela estadunidense Audrey Niffenegger, inclusive este volume foi um verdadeiro bestseller e reconheço as características de uma narrativa muito bem elaborada, porém não foi o que esperava ou talvez eu tenha lido numa época errada.

A Mulher do Viajante no Tempo traz uma historia bastante original pra época em que foi escrito (2003) e é basicamente uma história de amor que transcende as barreiras do tempo. Toda a trama gira em torno do casal Clare e Henry. Henry possui uma condição genética que o faz - involuntariamente - viajar no tempo sem escolher o dia, hora ou momento, porém, ele consegue visitar momentos cruciais de sua própria vida. Diante disso, Clare, sua esposa, acaba aprendendo a viver com a imprevisibilidade dessas viagens e continuar mantendo a relação mesmo diante desse grande desafio temporal.

A narrativa de A Mulher do Viajante no Tempo explora de maneira ímpar os altos e baixos de um amor que é testado pelo tempo, enquanto Henry fica saltando do passado para o futuro e voltando ao presente, deixando Clare para lidar com a solidão e a incerteza. Quero deixar claro também o quanto Henry sofre com a situação e se propõe a ser um "rato" de laboratório para tentar parar essas viagens, no entanto, cada vez que ele viaja seu objetivo é o mesmo encontrar sua amada naquela época em que está. Vale ressaltar que Henry procura não falar muita coisa para Clare sobre de onde vem para que não haja mudanças no decurso do tempo.

Como já mencionei, não tiro o mérito do livro ser bem estruturado e bem escrito, mas essa estrutura não funcionou bem para mim, na maioria das vezes eu ficava extremamente confusa a respeito do tempo em que a história estava se passando. Há uma verdadeira exposição de datas, anos e horas que me deixavam perdida. Também considerei que o livro poderia ter mais profundidade no que tange aos personagens secundários e eventos mundiais, tudo no volume parecia bidimensional e não havia exploração de nada além da relação e lutas do casal para viver um ano após o outro. No final do volume eu ainda tinha dúvidas de como Henry conseguia manter o emprego, porque eles não tinham tantos momentos com os amigos que eram mencionados no livro, etc.

Ok, talvez eu esteja sendo exigente, porque ao chegar na metade do livro entendi que o volume seria daquele jeito e que esse era o objetivo da história, mas fico ponderando o quão A Mulher do Viajante no Tempo poderia ter sido um livro fenomenal se outras camadas tivessem sido exploradas. Agora você deve estar se perguntando será que não teve momentos envolventes e  emocionantes? Tiveram, sim! Teve temas impactantes e situações chocantes, mas acredito que poderia ter sido melhor, sabe? Caso fosse pra ser o que foi apresentado no volume, acredito que foi desnecessário ser um livro tão volumoso, poderia ser um livro de no máximo 300 páginas.

De toda maneira, A Mulher do Viajante no Tempo é uma história comovente e até consegue nos colocar diante das complexidades do amor e do tempo, oferecendo uma perspectiva particular sobre o significado de compromisso e conexão emocional ao longo da vida. Terminei o livro frustrada com a leitura, feliz por finalmente ter concluído e achando que ele poderia ter sido muito melhor.

Quero deixar claro que essa foi minha experiência particular lendo A Mulher do Viajante no Tempo e isso quer dizer que, não necessariamente, será a mesma que a sua (por exemplo, várias amigas minhas  amaram), portanto, espero que, caso tenham vontade de ler, não deixem de fazê-lo, tirem suas próprias conclusões. Até o próximo post!

FICHA TÉCNICA
Título Original: The Time Traveler’s Wife
Autor: Audrey Niffenegger
Tradutor: Adalgisa Campos da Silva
Gênero: Ficção Científica. Romance. Drama.
Editora: Objetiva
Ano: 2003/2011 | 656 págs.
País de Origem: Estados Unidos
Classificação: +16
Aviso de Conteúdo: Violência. Suicídio, Aborto, Assassinato, Experimento com animais. Infidelidade. Depressão.
Minha avaliação:⭐⭐⭐(3/5)
COMPRAR: Amazon

Postar um comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!

Instagram