Há alguns anos (em 2021, pra ser mais precisa) li o livro Match Imperfeito de Sandhya Menon e apesar de depois ter descoberto que tinha uma adaptação para série (da Netflix) até então não tinha me atentado para assistir até estar zapeando na plataforma e me deparar com o título.
Nesse dia resolvi dar o play e não parei mais, assisti as duas temporadas (e foi anunciada a terceira) e resolvi falar minhas impressões como um todo e, confesso assisti às temporadas com um olhar atento, na expectativa de comparar com o material original, apesar de já imaginar que eram duas coisas diferentes, pois só temos um livro e a série já tem duas temporadas... Pra completar, faz bastante tempo que li o livro e talvez fosse melhor eu ter feito uma releitura, mas a vontade não permitiu e apertei o play. Vamos ao veredito!
Título Original: Mismatched (1ª e 2ª Season)
Ano: 2020 - 2022
Direção: Akarsh Khurana Nipun Dharmadhikari
Duração: 6 episódios (1ª temp) 8 episódios (2ª temp)
Classificação: + 16 anos
Gênero: Romance. Drama.
País de Origem: Índia
Minha Avaliação: ⭐⭐⭐
Sinopse: 1ª Temporada Após se conheceram de um jeito desastroso Rishi e Dimple acabam ficando amigos durante o curso de verão. Será que vai dar em romance? 2ª Temporada: Em meio a romances turbulentos e prazos implacáveis. Dimple e Rishi encaram o fim do curso de verão e uma pergunta decisiva: será que eles foram feitos um para o outro?
Match Imperfeito - 1ª Temporada
A primeira temporada de Match Imperfeito é uma introdução brilhante ao universo da série. Apesar dela não manter uma boa fidelidade ao livro, de certa forma acaba capturando o tom e o espírito da história. Os personagens são bem desenvolvidos, e é fácil se apegar a eles desde o início. O elenco fez um trabalho incrível ao trazer os personagens à vida, e as nuances de suas personalidades foram bem transmitidas.
No entanto, como toda adaptação e como já mencionei, houveram mudanças bastante significativas. A série optou por desenvolver certos arcos de personagens de maneira mais lenta e diferente do livro, o que, para alguns fãs do livro, pode ter parecido uma abordagem mais arrastada e quem gosta de fidelidade em adaptação, poderá se frustrar. Porém, na minha opinião, essa escolha deu mais espaço para explorar os detalhes e construir a tensão que se desdobra ao longo dos episódios.
Todavia houve mudanças que achei desnecessárias e, honestamente, acredito que a série poderia ter finalizado na primeira temporada, ou talvez tivesse sido mais interessante que fosse um filme mesmo... A série teve que colocar muitas outras coisas que não tem no livro e novos personagens e situações que fez com que a essência fosse mudada, sabe? Acho que para assistir Match Imperfeito temos que desvincular o livro, assistir como algo independente, sabe?
Match Imperfeito - 2ª Temporada
Já na segunda temporada, a série realmente se destaca ao expandir e aprofundar o enredo. Se na primeira temporada tivemos uma introdução sólida, na segunda somos levados a explorar os conflitos internos dos personagens com mais profundidade. Aqui, vemos ainda mais claramente as divergências em relação ao livro, sobretudo porque é um desenvolvimento totalmente novo de história. Alguns arcos foram adaptados para melhor se encaixar no formato televisivo, o que resultou em algumas surpresas agradáveis/desagradáveis para quem já conhece a história original.
É interessante também ver como os personagens vão se portando de forma diferenciada do livro e tendo comportamentos e construindo outras relações. Uma diferença notável é a forma como certos relacionamentos são desenvolvidos. No livro, eles são tratados com um toque mais sutil, enquanto na série, há uma intensificação dramática que funciona muito bem na tela. Isso pode ter sido uma jogada arriscada, mas, no final das contas, foi uma decisão acertada que prendeu ainda mais a atenção do público.
Outro ponto alto da segunda temporada foi a exploração visual e estética da série. As locações, o figurino, e a cinematografia continuaram impecáveis, trazendo à tona a atmosfera única da história. Embora algumas subtramas tenham sido alteradas ou omitidas, isso não prejudicou a essência da obra, e a série conseguiu entregar um conteúdo que, mesmo com as diferenças, manteve-se interessante ao telespectador.
Veredito FinalEm suma, tanto a primeira quanto a segunda temporada de Match Imperfeito conseguem capturar o espírito do livro, apesar das inevitáveis mudanças que vêm com qualquer adaptação. Para os fãs do livro, a série oferece uma nova forma de se conectar com a história e os personagens, e para quem não leu, ela serve como uma introdução cativante ao mundo de Match Imperfeito. As duas temporadas se complementam bem, e estou ansiosa para ver como a série continuará a evoluir.
Espero que tenham gostado da crítica e fiquem à vontade para compartilhar suas próprias impressões nos comentários. Até a próxima!
Postar um comentário
Muito obrigada pelo Comentário!!!!