Resenha: “Pacto Secreto” de Eliane Quintella

Saudações Leitores!
Ontem terminei de ler o livro "Pacto Secreto" da Eliane Quintella, autora parceira aqui do DLL, que me proporcionou o prazer de conhecer seu trabalho. Demorei um pouco para o ler porque estou vivendo uma maratona de leituras para a faculdade e também estava lendo outros livros, mas enfim... Li e estou contentíssima. Embora os escritores nacionais não sejam tão valorizados quanto os de outros países, tenho a seguinte visão: eles são tão bons quanto os escritores de fora. E é com essa visão que venho disponibilizar a resenha do livro da querida Eliane, estou surpresa e encantada, uma escritora nacional escrever este livro e sobre este assunto é maravilhoso, cada vez mais me encho de orgulho por ser brasileira. Parabéns por seu livro Eliane e já fico torcendo para a publicação dos próximos (estou ansiosa).


Pacto Secreto, Eliane Quintella, 1ª edição, São Paulo: Novo Século, 2011, 357 pág.

       “Pacto Secreto” é o primeiro livro da autora Eliane Quintela e da saga da personagem Valentina, pois após este primeiro livro há outros dois: “Prazer Secreto” e “História Secreta” – ainda não publicados. “Pacto Secreto” foi publicado recentemente (2011) pela editora Novo Século, sob o selo Novos Talentos da Literatura Brasileira” e tem recebido muitas criticas construtivas.
       Este livro vem contar a história de Valentina (Tina), narrada por ela mesma. Valentina é uma mulher bonita e independente, mas carrega a culpa de ter feito sua irmã gêmea, Sara, trocar de cavalo com ela e esta ter sofrido um terrível acidente e ficado tetraplégica. Passados três anos após o acidente Valentina e sua família ainda sofrem por Sara, e Tina carrega essa culpa se martirizando constantemente pelo ocorrido.
       Valentina e sua família vivem financeiramente bem, pois o pai antes de falecer deixou para as filhas uma fortuna que apenas cresce desde o dia que Valentina assumiu o controle dos negócios. Essa condição financeira favorável faz com que Valentina procure muitos profissionais para curar a irmã, no entanto, o quadro é irreversível. Valentina reza e pede por ajuda a Deus e, em um momento de desespero, ela pede ajuda até mesmo ao diabo.
       Assim, uma certa noite quando saiu com as amigas, Valentina conhece um homem incrivelmente lindo que se apresenta como enviado de Satan e lhe diz que ela pode fazer o pedido que quiser que será realizado basta, no entanto, que faça um Pacto e assine um contrato vendendo sua alma a Satan. Entretanto Valentina não assina imediatamente o contrato, pois quer descobrir coisas a respeito dele.
       Desse modo, o livro tem muitas partes relatando as pesquisas de Valentina, partes que não são de modo algum cansativas, muito pelo contrário, despertam a curiosidade do leitor. O que é incrível é que a Eliane Quintella criou uma personagem extremamente corajosa e curiosa, capaz de tudo para realizar o que deseja. Outro ponto forte no livro foi a forma como a autora retratou o mundo em seus personagens, que são caricaturas do bem e do mal, mostrando que o ser humano é bom e mal e que tudo vai depender da ocasião e da oportunidade.
       Em suma, indico este livro para todos os tipos de leitores e mais, acredito que os brasileiros precisam se conscientizar da importância de valorizar os talentos nacionais. É muito difícil publicar um livro e a Eliane conseguiu, portanto todos devemos prestigiá-la lendo seu livro. Com certeza, quem o ler vai gostar muito, tal como eu e outros leitores também gostaram. Indicadíssimo!

Camila Márcia

Ps.: Já está disponível no blog da Eliane 'um pedaço' do próximo livro da saga: Prazer Secreto, clique AQUI e confira! 

5 comentários:

  1. Perfeito o livro né Mila? Como já disse muita vezes, eu tinha certeza que você iria gostar de Pacto Secreto, e fico feliz de você ter lido. Como você disse, os autores nacionais devem ser valorizados, e como falo em todos os blogs (sim, sempre que vejo algo da Eliane já corro pra comentar rs) ela é um tipo de pessoa/autora que merece essa valorização.

    E que venha Prazer Secreto *-*

    Beijoos

    ResponderExcluir
  2. Querida Camila,
    O que dizer quando leio uma resenha como a sua? A-DO-REI!!!!!! Obrigada pela parceria maravilhosa e espero poder contar com você por TODA saga! Quero dizer a você que para o escritor um dos melhores dias é quando encontramos um leitor verdadeiramente nosso, que leu e sentiu o livro exatamente da maneira que o imaginamos. É realmente sensacional! Você imagina que alguém conseguiu te compreender inteiramente. Isso é uma delícia! Por tudo isso, muitíssimo obrigada! beijo grande ELiane

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha Mila, adorei e fiquei super curiosa para ler. Já o coloquei na minha lista.

    Ps.: Tb acredito que nós brasileiros devemos valorizar os escritores nacionais.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Muito legal essa resenha Camila, o blog está muito bom, queria ter tempo de acompanhar todas as postagens.
    Tem algum espaço pra sugestão de livros dos leitoures? Acabei de terminar de ler uma obra de Machado de Assis.

    ResponderExcluir
  5. Roni, meu querido, sempre tem e terá espaço para vocês, leitores. O DLL é acima de tudo um 'lugar' para se trocar experiências. Mande-me um e-mail e faça-me sua proposta! Agradeço muitíssimo!!!!

    Abraços, abraços!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!