Resenha: “As Crônicas da Terra do Lago: O Primeiro-Ministro” de Iracy Araujo

Saudações Leitores!
Hoje irei disponibilizar a resenha que fiz do livro da Iracy Araujo, autora parceira do DLL, que me deu um exemplar para eu conferir seu trabalho e quero aproveitar a ocasião para deixa aqui registrado o meu agradecimento à Iracy pela oportunidade que me deu de lê-la. Fico grata! Fiquei encantada com o livro, pois além de trazer uma capa linda a história é maravilhosa. E o livro finaliza deixando uma expectativa enorme e uma certeza: a continuação virá! Confira a resenha, deixe seu comentário, opine!


As Crônicas da Terra do Lago: O Primeiro-Ministro, Iracy Araujo, São Paulo: Novo Século, 2001, 142 pág.

       O livro As Crônicas da Terra do lago: O Primeiro-Ministro foi escrito por Iracy Araujo, pernambucana, médica-pediatra que desde a adolescência escreve poesia e que recentemente se aventurou a escrever As Crônicas da Terra do Lago.
       O enredo deste primeiro livro da série é simples e conta a história da Terra do Lago, em que Darel é rei, e Quíron o primeiro-ministro – e também prevê futuro - que é exilado após prever que a rainha iria falecer ao dar a luz. Darel que até então via Quíron como o mais fiel amigo, o baniu, pois pensou que ele queria tomar-lhe o reino, mas após o nascimento de Diana e o falecimento da rainha, como Quíron havia previsto, Darel o chamou de volta.
       Eram tempos de paz na Terra do Lago, entretanto o rei de Sevaste, Magnus, iniciou uma empreitada contra as cidades vizinha para conquistar território e foi assim que ele conquistou muitas cidades e esbanjou tirania e malevolência por todos os lados, invadindo também a Terra do Lago e matando Darel, o rei.
       Contudo antes de a Terra do Lago ser invadida, Darel pede a Quíron que fuja com sua filha Diana, única herdeira e futura rainha. Quíron, fiel ao seu rei, foge do castelo com a princesa Diana e sua própria filha Selene. Anos vão passar, o terror e o medo se espalharão por toda a Terra do Lago, subjugada a um rei déspota e tirano, cuja sede de vingança esta incutida em sua alma: quer encontrar a princesa desaparecida para mata-la.
       A história criada por Iracy é realmente boa, tem personagens marcantes, que dão aberturas para que em próximos livros tenham destaques, pois neste primeiro livro da série os destaques maiores vão para Quíron e sua filha Selene. A linguagem utilizada por Iracy em sua obra também é simples e encanta, exigindo uma linguagem mais formal nas falas dos personagens, mas tal característica é coerente pelo fato de a história se passar com personagens de tempos medievais e pertencentes ou que tem contato com a realeza.
       Por ser um livro relativamente pequeno e com uma história tão agradável, a leitura pode ser feita rapidamente. Uma história medieval que envolve magia, aventura e ação muito bem construída, não obstante, acredito que se houvessem mais descrições de ambiente e até mesmo das ‘cenas’ em que há confrontos expressaria melhor o momento de caos que é comum em toda ‘guerra’ onde uns fogem, alguns lutam enquanto outros morrem.
       Em suma, é uma leitura muito agradável, Iaracy tem um jeito maravilhoso de narrar os fatos e a história é bem surpreendente e quando se finaliza o primeiro livro é impossível não criar uma expectativa enorme para o próximo volume. Acredito que quando um escritor consegue deixar seu leitor eufórico pelo próximo volume é porque conseguiu acertar em cheio o alvo. Claro que indico demasiadamente esta leitura!

Camila Márcia

3 comentários:

  1. Comecei a ler e estou adorando!

    Estou passando aqui para avisar que tem PROMOÇÃO de natal lá no Sook. 5 livros + 1 kit de marcadores serão sorteados!
    BjO

    ResponderExcluir
  2. ja estou seguindo
    me ajuda e me segue tb...

    www.makepopular.blogspot.com

    estamos fazendo seleção para blogs parceiros até 28-11

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente adorei a resenha! Muito boa, e me instigou a ler esse livro tanto quanto nenhuma outra conseguiu! Amei, demais, todo o conjunto da obra. Desde a capa (que foi muito bem desenhada e muito bem elaborada) até o título também, que é novamente um chamariz aos leitores.
    Resenha muito boa, parabéns!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!