Resenha: “Ainda Não Te Disse Nada” de Mauricio Gomyde

Saudações Leitores!
Estou postando hoje a resenha do livro que o autor parceiro, Muricio Gomyde, enviou-me e quero aproveitar este momento para agradecê-lo novamente pelos dois exemplares, o qual um está sendo sorteado aqui no DLL, participe da promoção: Ainda Não Te Disse Nada e concorra! Lembrando que, quem participar pode ainda concorrer a um Ipad2 que o Mauricio sorteará. Muito obrigada Mauricio, adorei poder conhecer seu trabalho e só tenho a dizer à você e a todos os leitores do DLL que esta leitura foi uma experiência maravilhosa. Quem tiver a oportunidade de ler este livro não pode perdê-la!


Ainda Não Te Disse Nada, Mauricio Gomyde, Brasília: Editora Porto 71, 2011, 236 pág.

         “Ainda Não Te Disse Nada”, livro publicado recentemente pelo escritor Mauricio Gomyde, que é, também, autor de “O Mundo de Vidro”, seu primeiro livro publicado. Mauricio vem trazer neste seu segundo trabalho um romance cheio de humor com uma linguagem bem coloquial.
        Neste romance traz a história de Marina Albertini, uma descendente de italianos, que tinha muito sonhos e planos que não incluíam ficar morando no interior e ser dona da padaria da família. Marina queria mais, muito mais: queria ser uma estilista famosa! Marina não se acomoda e vai em busca desse sonho. Muda-se para a capital, São Paulo, e começa a fazer faculdade, mas, além disso, trabalha nos correios.
        É através do trabalho que chega às mãos de Marina uma carta de amor que muda toda a sua vida. Comunica-se através de cartas com um homem que não tem rosto só um nome e muitas palavras.. Palavras que desnudam a alma: “Não tinha rosto, mas tinha alma. Tinha paixão” (p. 216). Mas durante a comunicação entre Marina e Heitor (o homem das cartas), ela e suas amigas – Francesca e Thaís – passam por muitos episódios engraçados e tensos que são capazes de fazer o leitor refletir que os amigos são peças fundamentais.
         Mauricio Gomyde, acertou no ponto em seu livro, unindo ao enredo simples, mas muito bem construído, passagem de teor humorístico e uma leveza que só as músicas são capazes de dar. O livro tem uma melopeia agradável e fluída. A forma de narrar e os diálogos – bem coloquiais – são pontos chaves para tornar a leitura cada vez mais agradável e deixar o leitor com mais vontade de ler.
Ademais, creio que por ser músico Gomyde, não pode e não quis afastar a música de seu livro. De fato, o leitor poderá observar muitas alusões a nomes de músicas e cantores/bandas, fragmentos de músicas também são comuns dentro da obra. Esses detalhes são muito bem trabalhados por Gomyde, o que torna seu livro cada vez mais coerente e agradável.
        Um ponto que me chamou muita atenção foi que, quando Marina assumiu o compromisso de responder as cartas de Heitor, a fim de fazer-lhe o bem mesmo sabendo que era uma farsa, a primeira carta que ela escreveu foi no dia 1º de abril de 2012, o que é bem sugestivo não? (confira na página 81).
         Enfim, não poderia deixar de expor um dos fragmentos mais lindos do livro “Não deixe de ir atrás de quem você ama até encontrá-lo. Não abra mão da coisa mais importante que você pode dedicar a alguém: o amor verdadeiro.” (p. 228) que, de certa forma, é uma chamada de atenção para cada um dos leitores: sonhos e amores são possíveis, mas até onde somos capazes de ir para conquista-los. Toda vitória é fruto de ação e não de comodismo. Então fica a dica: sonhe, ame e lute, pois os sonhos e o amor só fazem sentido quando temos força para lutar por eles.
        Acredito que “Ainda Não Te Disse Nada” é uma leitura que agrada muito, uma leitura leve que pode ser lida e compreendida por qualquer pessoa e tenho certeza que o leitor vai se encantar. Indicadíssimo!

Camila Márcia
PS.: Quero reforçar o convite aos leitores e visitantes do DLL para participarem da promoção de um exemplar + marcador autografados do livro de Mauricio: Ainda Não Te Disse Nada, aqui no DLL. Entretanto, se você não quiser participar da promoção mas quer adquirir um exemplar, é muito fácil acesse: http://www.mauriciogomyde.com/. No blog pessoal do autor você pode adquirir o livro físico ou em formato e-book!  
Obrigada meus queridos e queridas, espero que tenham gostado da resenha!

3 comentários:

  1. Oii,

    Eu estou lendo o livro e estou gostando muito, Mauricio escreve muito bem e o legal, é que é uma leitura tão leve e gostosa!
    Parabéns pela resenha.

    Beijos
    Cartas para Ficção

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha. Muito boa e fiquei curiosa pra ler.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Esse livro tem uma das capas mais magníficas que já vi. Isso é o chamariz principal de qualquer leitor, estando acima até do título, apesar de esse quesito também foi muito bem elaborado nesse livro. A história parece emocionante, muito bem escrita e bem leve. Vou lê-lo assim que der. (:

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!