Resenha: “Para Sempre Ana” de Sergio Carmach

Saudações Leitores!
Mesmo em férias, mesmo viajando não me separei da literatura nem por um minuto, e continuei a ler e ler (e a comprar livros!). Entre os lidos tive o prazer de conhecer o trabalho do autor parceiro Sergio Carmach que me enviou um "minilivro" para que eu pudesse ler e resenhar, quero agradecê-lo pela oportunidade e dizer para os leitores do DLL que leiam "Para Sempre Ana", pois é ótimo! Então, agora vamos a resenha...


Para Sempre Ana, Sergio Carmach, Rio de Janeiro: Caravansarai, 2011, 336 pág.

    “Para Sempre Ana” do escritor carioca Sergio Carmach vem contar a história de uma mulher chamada Ana que participa de três gerações da família Rigotti. Uma mulher misteriosa, com um passado misterioso, numa cidade chamada Três Luzes cheia de mistérios e fatos estranhos.
    Sergio Carmach descreveu uma mulher muito forte e que é cheia de esperança, que luta para conseguir realizar seus objetivos. Não obstante, o livro é dividido em três partes em que na primeira parte Ana é pintada por Carmach como uma mulher motivada pela vingança. Confesso que essa primeira parte Ana se tornou para mim uma personagem detestável, mas da segunda parte do livro em diante Ana me cativou.
    Carmach escreveu uma trama bem desenvolvida cheia de reviravoltas e mistérios envolvendo Nestor Rigotti, Carlos Rigotti e Caio Rigotti, ademais, quase todos os personagens envolvidos tem alguma relação com Ana e a família Rigotti.
    A forma como o autor escreve a história também é fascinante, ele tem um jeito particular de narrar que cativa o leitor, uma linguagem culta e ao mesmo tempo coloquial. Como falei o livro é dividido em três partes (Parte I: Impressões Turvas; Parte II: A Alma de Uma Mulher e Parte III: À Sombra do Crisântemo) que são imprescindíveis e bem contadas, em cada uma delas mistérios e resoluções de mistérios são expostos de uma maneira simples e coerente.
    Uma das coisas interessantes neste romance é que cada um dos personagens esconde alguma coisa e quando são descobertos estes segredos as histórias vão se ligando de uma maneira incrível.
    Um livro misterioso e agradável entremeado de sutis fatos sobrenaturais, com certeza indico a todos!

Camila Márcia

4 comentários:

  1. Vale dizer que eu nunca li o livro, mas tempos atrás procurando debates sobre livros nos grupos do Skoob, fui para exatamente na página de Para sempre Ana. Tanto que me lembrei repentinamente quando vi este post. O livro tem muitas avaliações positivas e eu já sabia que deve ser bom (fato confirmado na sua resenha).
    Fora isso, trecho retirado do debate do skoob, "A contracapa de Para Sempre Ana traz uma representação livre do que poderíamos chamar de “a última cena do livro”. Achei interessante um detalhe: o leitor pode interpretá-la de várias maneiras. O personagem, que aparece na gravura com o braço direito estendido em meio à neblina, estaria viajando em uma ilusão? Estaria realmente vivendo uma realidade? O que você acha?"

    ResponderExcluir
  2. Breve e encantadora resenha, fiquei interessada em ler!

    ResponderExcluir
  3. O livro tem uma capa realmente intrigante, e a resenha também implica isso. Por falar em resenha, ela está muito bem escrita e explicativa, eu gostei. O livro afinal, tem uma carga de mistério imensa que dá pra se notar logo no título e na capa. A resenha só vem para completar a idéia de um bom livro. (:

    ResponderExcluir
  4. Seguindo e Curtido!
    Retribui?

    http://overdoselite.blogspot.com.br/2013/11/resenha-liberta-me-trilogia-estilhaca.html

    https://www.facebook.com/overdoselite
    Bjus

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!