Saudações Leitores!
Já faz algum tempo que li e resenhei esse livro, hoje estou postando a resenha, é um livro bem legal, espero que gostem da resenha e sintam-se motivados a conhecerem a obra.
Ponte Para Terabítia, Katherine Paterson, São Paulo: Salamandra, 2 ed, 2006, 160 pág. (traduzido por Ana Maria Machado)
O livro “Ponte para Terabítia” (Bridge to Terabithia) foi publicado pela primeira vez em 1977 nos Estados Unidos é uma obra de literatura infanto-juvenil escrita por Katherine Paterson - que nasceu na China em 1932 - e conta a história de Jess Aarons e sua amiga Leslie Burke.
Jess é um garoto de dez anos de idade, vive no interior dos EUA e tem como principal objetivo ser o garoto mais veloz da escola e da quinta série, mas vê seus planos naufragarem após a chegada de Leslie, uma garota de, também, dez anos, que o vence nas corridas, bem como a todos os outros meninos da escola.
De principio Jess não gosta da idéia de Leslie seguindo seus passos, pois ele não queria ser amigo de uma garota e também por ela o ter ganhado na corrida. Mas aos poucos a amizade vai nascendo, até porque, apesar de conviver com suas irmãs e as considerar chatas, Leslie era diferente de todas as outras garotas.
Com a amizade fixada os dois através de sua imaginação criam Terabítia, um lugar onde é só deles, a única coisa que eles precisam fazer para chegar em Terabítia é atravessar um pequeno riacho dependurados numa corda. Em Terabítia Leslie e Jess são rainha e rei, respectivamente.
Realmente esse livro tem uma mensagem muito boa e apesar de um final um tanto quanto triste, mostra que a vida nem sempre é como se quer, mas que tudo o que acontece nela há um motivo e de qualquer situação se pode tirar um aprendizado.
A partir de um grande sofrimento Jess consegue se aproximar da família, e crescer de forma a perceber que a vida real pode e deve ser mesclada com a fantasia, pois é está que deixa mais doce a vida.
Ao terminar de ler “Ponte para Terabítia” não me surpreendi por Katherine Paterson (a autora) ter ganhado a Medalha Jhon Newbery em 1978 por esta obra, também não é surpresa que o livro tenha ganhado adaptações para a TV (1985) e cinema (2007) já que conta uma história tão linda.
Recomendo a obra para todos os apaixonado por literatura infanto-juvenil e para aqueles que gostam e são capazes de se emocionar ao ler um bom livro repleto de situações envolventes.
Camila Márcia
Como sempre Mila suas resenhas são ótimas e eu particularmente não conheço o livro, mas já assisti ao filmeembora eu achasse que o filme seria outra coisa. Não gostei muito do filme porque não correspondeu ao que eu esperava, mas acredito que gostaria do livro, pois já tenho noção de como é a história.
ResponderExcluirFiquei curiosa para ler.
Abraços!
Obrigada pelo comentário.
ExcluirChato quando esperamos algo que não encontramos no filme. Particularmente eu gostei bastante do filme.
xoxo
Mila F.
Não entendi muito o título do livro. A história também não me chamou a atenção, e por ser uma pessoa que não gosta muito de literatura infanto-juvenil, não me interessei muito pela leitura desse livro... Infelizmente.
ResponderExcluirOlá Maria Luiza,
ExcluirObrigada pelo comentário.
Bem, o título do livro remete a uma "ponte" [há uma simbologia] feita para atravessar um rio e após atravessá-lo temos um mundo fictício e encantado criado pela imaginação de Jess e Leslie chamado Terabítia.
Acredito que o livro encanta qualquer tipo de leitor e o mais engraçado é que é quase impossível alguém não gostar de literatura infantojuvenil tendo em vista que todos as lemos: O Pequeno Príncipe, Harry Potter, Percy Jackson entre outros...
xoxo
Mila F.
Parabéns adorei sua resenha
ResponderExcluirMuito obrigada, espero que confira o livro e o filme. São ótimos.
Excluirxoxo
Mila F.