Resenha: “Vítimas do Silêncio” de Janethe Fontes

Saudações Leitores!
Hoje disponibilizo a resenha do livro da autora parceira Janethe Fontes: Vítimas do Silêncio, que apesar de ser ficção apresenta uma história bem real cujo tema principal é Violência Sexual, apesar do tema ser forte a história é muito boa, emociona muito. Eu, particularmente, adorei o livro e não consegui largá-lo, muitos sentimentos se apoderaram de mim e, à medida que me emocionei também fiquei revoltada por constatar que essa história é, infelizmente, a história de muitas mulheres pelo mundo a fora. Quero agradecer a Janethe pelo exemplar disponibilizado para a resenha e parabenizá-la pela obra.


Vítimas do Silêncio, Janethe Fontes, São Paulo: Universo dos Livros, 2009, 192 pág.

Janethe Fontes além de ter escrito Vítimas do Silêncio (2009) é autora, também, de Sentimento Fatal (2011). Vítimas do Silêncio está em sua segunda edição, sendo que a primeira foi publicada pela editora Universo dos Livros e a segunda pela Barauna.
O livro contém uma narrativa simples, mas um enredo muito forte, pois a personagem principal, Margarida ou Guida, foi violentada sexualmente pelo padrasto e optou pelo silêncio motivado pelo medo e a vergonha, desde então começou a fugir do seu passado, mas não conseguiu superar seus traumas.
Diante de do ocorrido Margarida sai de casa deixando sua mãe e sua irmã Suze e vai morar com os tios, mas não é tão simples quanto imaginava que seria, pois sua mãe separa-se do padrasto e vai morar com as filhas, mas acaba voltando com Carlos (padrasto) e Guida foge para São Paulo. Apesar de no principio passar por diversas dificuldades, ela tem a sorte de encontrar uma família que a contrata para cuidar de seu filho paralítico William.
Desse encontro surge uma grande amizade e tal amizade conforta os dois, pois ambos se entendem. Embora Margarida ainda não tenha coragem de falar o que lhe aconteceu com ninguém, após a morte de sua mãe teme que aconteça o mesmo com sua irmã, entretanto, a vergonha ainda lhe persegue e acaba não denunciando o padrasto.
O silêncio de Guida, com o desenrolar da história não prejudica somente a ela, e tem consequências, ademais, Guida quer justiça e defender mulheres que passaram pela mesma situação que ela e por isso torna-se advogada.
Apesar de tratar de um assunto muito sério que é a violência sexual, o livro traz lições de vida maravilhosas como a superação, a luta por justiça, realização de sonhos. Os personagens são muito cativantes e com senso de justiça muito grande.
Uma coisa bem legal na obra é que a Janethe disponibiliza no Epílogo alguns dados sobre a violência sexual e contra a mulher que o leitor fica chocado. Todos temos consciência que essas coisas acontecem, mas é muito mais assustador quando vemos dados.
Creio que acima de um livro para entreter o leitor, Janethe escreveu um livro para denunciar essa realidade e ser um grito que ecoa diante do silêncio das pessoas que sofrem tal violência. Há algumas coisas que são realmente necessárias calar, mas a injustiça e a violência sexual não é uma delas, por mais medo e vergonha que se sinta, deve-se haver o grito de denuncia, porque quem silencia numa situação dessas não está prejudicando apenas a si mesmo, mas a sociedade, outras pessoas também podem ser vítimas desse silêncio.
Indicadíssimo! Janethe Fontes elaborou uma história que apesar de chocante é muito boa, tenho certeza que agrada a qualquer tipo de leitor.

Camila Márcia

Gostaram? Querem adquirir um exemplar?
Eu estava na net e vi que esse livro está sendo vendido na Americanas.com por um preço bem acessível: 21,90. Confiram através do link: http://www.americanas.com.br/. Ele pode estar sendo vendido em outros sites, é sempre bom fazer uma pesquisa mais profunda e comparar preços!

Como vocês devem saber eu tenho outro blog que se chama Devaneios Fugazes e há mais de um ano atrás eu postei um Conto do João Anzanello Carrascoza chamado "Fala" que conta a história de uma menina que sofreu violência sexual, quem tiver interesse em lê-lo, acredito que não se arrependerão (Clique AQUI), ficaria encantada em tê-los, também no meu outro espaço virtual.

19 comentários:

  1. Gosto muito desse livro!
    Consegui lê-lo em menos de duas horas, de tão presa que fiquei à leitura.

    Bjs
    Bia
    www.amormisterioesangue.com

    ResponderExcluir
  2. nossa o tema é bem forte,mais agora fiquei curiosa. Não é o meu tipo favorito de leitura, vou ser sincera, mais fiquei interresasa principalmente pelo epílogo pois a gente sabe que a violência acontece mais não em um número exato

    ResponderExcluir
  3. Desde que conheci o livro achei a história fantástica, e como sempre gosto de histórias com temas reais, como esse. Sua resenha só aumentou o desejo de conhecer um pouco mais dessa obra. Espero ter a oportundiade.

    Parabéns pela resenha Mila
    Beijos
    Ricardo - www.overshock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li este livro
    Mas sempre falam muito bem, e esse tema bem forte chama bastante atenção
    Gostei da resenha

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Mila,
    Só a capa do livro já dá a impressão de ser um assunto forte. Pela sua resenha, não resta dúvida de que o livro trata de assunto muito sério, mas deve ser bom. É bom não sermos alienados sobre esse assunto.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Um livro que com certeza eu leria! Gosto de assuntos sérios abordados na literatura. Tentarei ler. Ótima resenha.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. A capa faz sugerir que é baseado em fatos reais. E algo nele me lembra um outro livro com uma temática igualmente densa. Acho que é um livro da Maite Carranza chamado 'Palavras Envenenadas'... Me parecem, ambos, bons.

    ResponderExcluir
  8. Gosto de livros assim apesar do tema forte, não podemos fechar os olhos pra certas coisas. Chamou minha atenção, pretendo ler.

    bjos,
    http://www.just-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu quero tanto esse livro *-------* Eu não me canso de ler resenhas dele, e adoro estórias fortes, marcantes. Eu já quase comprei ele, por ter um preço MUITO bom, mas ai vem outros livros, e outros, e voce nao sabe qual comprar :( Mas vou ler ele ainda, pois não pretendo ficar só nas sinopses e resenhas haha .

    ResponderExcluir
  10. Uma capa um tanto quanto obscura, que combina muito com o tema central do livro. Geralmente, esses assuntos são tão delicados e polêmicos que muitos autores não escrevem sobre eles. Marcantes como são, eles têm receio do que possa vir depois, por causa da recriminação da sociedade, infelizmente.

    ResponderExcluir
  11. Essa capa forte remete à um livro de essencia forte, pesada. Gostei :)

    ResponderExcluir
  12. É um tema chocante de fato! :/
    Mas é como disse o silêncio não é arma pra nada ou quase nada ou pelo menos nesses casos ele definitivamente não se encaixa. E no caso da personagem mesmo ela tentando fugir do seu passado ela adere a escolha de lutar sem nem perceber e não só pela causa dela, mas de todas as mulheres, adorei!
    @jessica_alves_
    http://jesguinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Camila!
    A temática do livro é interessante e real. Diariamente vemos a violação das mulheres.
    A Janethe soube transcrever com sincretismo os acontecimentos vividos pelas vítimas.
    Sua resenha está bem escrita.

    Bom Domingo!
    Luz e paz!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Nossa, adorei
    Fiquei super curiosa para ler *-*

    ResponderExcluir
  15. Convenhamos, não é um tema comum e certamente não deve ser fácil abordá-lo assim.
    Não conhecia a autora, nem o livro. mas ao ler sua resenha, deu uma tremenda vontade conhecer a obra.
    Um livro daqueles gritam..por justiça e acabam colocando a tona, a vida de muitas mulheres.
    Adorei a resenha, de verdade.

    bjs bjs

    ResponderExcluir
  16. livro absurdamente lindo! chorei ele inteiro..

    ResponderExcluir
  17. O tema é forte e oportuno! A violência sexual não pode ser aceita no século XXI. Gostei da resenha e vou ler o livro.

    ResponderExcluir
  18. Adoro livros com temas fortes, são os meus preferidos. Amei a resenha e vou ler o livro, com certeza!

    ResponderExcluir
  19. A conseguiu mostrar o desespero da Guida e o livro inteiro é muito bom, a forma como ela lidou com o abuso que sofreu... como ela protegia a irmã e conseguiu estruturar a sua vida depois do que aconteceu.
    Eu li porque uma colega emprestou, mas ainda quero um exemplar *.*

    Beijos,
    Rafa
    http://laviestallieurs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!