Filme: Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

Saudações Leitores!
Meus dias corridos me impedem de assistir filmes, é muito difícil encontrar tempo, mas pro Harry sempre arranjo um tempinho (*.*). Então, assisti ao terceiro filme da série e pude me surpreender com o filme tanto quanto me surpreendi com o livro!


Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
Título Original: Harry Potter and the Prisoner of Azkaban
Gênero: Aventura, Família, Fantasia, Mistério
Direção: Alfonso Cuarón
Roteiro: J.K. Rowling, Steve Kloves
Produtores: David Heyman
Duração: 141 minutos
Ano: 2004

Sinopse: O 3º ano de ensino na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts se aproxima. Porém um grande perigo ronda a escola: o assassino Sirius Black (Gary Oldman) fugiu da prisão de Azkaban, considerada até então como à prova de fugas. Para proteger a escola são enviados os Dementadores, estranhos seres que sugam a energia vital de quem se aproxima deles, que tanto podem defender a escola como piorar ainda mais a situação. (Fonte: Filmow)

MINHA OPINIÃO
Eu adorei o filme, vibrei demais ao assisti-lo, mais acho que porque li o livro (resenha AQUI), não posso deixar de dizer que este terceiro filme da série foi o que mais achei distante da linha de narrativa do livro. Achei que deixaram de fora muitos pontos interessantíssimos e que não respeitaram a mesma ordem dos acontecimentos do livro. Claro que a história fluiu bem, mas teve coisas que no filme não foram elucidadas, por exemplo, o porquê de Sirius ter invadido o castelo e esfaqueado o quadro da mulher gorda (no livro há explicação para tudo). Mas, também teve coisas que achei mais interessantes, como Harry ter recebido a vassoura no final do filme e ele já saber quem a tinha enviado, claro que isso inverte a ordem dos fatos de acordo com o livro, mas...
Acerca dos detalhes técnicos, achei que esse filme já foi perdendo mais o toque infantil e adquirindo o toque mais juvenil e misterioso, tal como na obra os filmes estão amadurecendo. A fotografia do filme novamente foi excelente, os efeitos especiais fabulosos, contudo não curti muito a transformação do Lupin em lobisomem, achei que podia ter sido melhor, eu imagino lobisomens de forma diferente! Ou será melhor afirmar que no filme o lobisomem é diferente do que o que estamos acostumados a imaginar? Enfim... é isso.
Sei que é normal filmes baseados em livros não serem tão fieis assim, mas como já disse nos Filmes x Livros anteriores, a série Harry Potter estava me surpreendendo com a coerência entre livros e filmes, mas vou ter que dizer que esse terceiro filme mudou minha opinião. Entretanto, quero deixar claro que o filme ficou fabuloso e pra quem é fã da série (quem é fã dos filmes e dos livros) sabe que apesar de não serem iguais, são perfeitos cada um a sua maneira.
Devo salientar que o livro é bem mais rico em detalhes e explicações que o filme, portanto acredito que ler a obra e assistir ao filme depois seria a maneira mais acertada.

Camila Márcia

8 comentários:

  1. Não sei se posso dizer com convicção, por não ter assistido a todos, mas de fato esse é um dos mais "fracos", não no real sentido da palavra rsrs
    Dos três primeiros, gostei muito do 2º e esse ficou distante daquilo que esperava em relação ao livro.
    Ainda assim, é uma série fantástica \o/

    Beijos, Mila.
    Ricardo - www.overshock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. como eu ja disse antes filmes em relação a livros ao meu ver sempre me deixam a desejar,é uuma coisa sensacionalista demais, e muitas vezes estragam a historia que poderia ter tudo pra arrasar

    ResponderExcluir
  3. Menina, você gosta do Harry Potter hein? Ainda vou ler esses livros viu. Seus comentários sempre são ótimos! Vou assistir aos filmes também.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Até acho legal Harry Potter, só não assisti aos dois últimos filmes. Livro só tenho o Câmara Secreta, mas pretendo comprar a coleção completa. Porém confesso que é mais para saber como é ler as obras, pois até então apenas assisti os filmes :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Mila Potter e ponto final hauahauhuauahua

    Ai amiga, se Harry Potter existisse mesmo ele tinha que te conhecer... kkk

    ResponderExcluir
  6. Eu sou fã, eu adoro Harry Potter e só posso dizer uma coisa, não existe outro igual. Muito massa.

    Adorei

    ResponderExcluir
  7. Cara,eu acabei de ler o livro e adorei, assim como os dois primeiros.
    Este terceiro foi o q eu mais gostei, assim como o terceiro filme tmb, claro q teve mais diferenças no filme para com os livros neste doq nos anteriores, mas ainda assim, tanto o livro quanto o filme são um espetáculo a parte. Bom dia.

    ResponderExcluir
  8. Cara,eu acabei de ler o livro e adorei, assim como os dois primeiros.
    Este terceiro foi o q eu mais gostei, assim como o terceiro filme tmb, claro q teve mais diferenças no filme para com os livros neste doq nos anteriores, mas ainda assim, tanto o livro quanto o filme são um espetáculo a parte. Bom dia.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!