Resenha: “Insônias, Delírios, Pesadelos” de Dimas Carvalho

Saudações Leitores!
Hoje trago para vocês a resenha de um livro de contos que gostei bastante. Esse livro foi presente do próprio autor que é também meu professor de Literatura Brasileira lá da faculdade. De início eu achei a capa maravilhosa e o título super criativo, instigante e que dá a sensação de que o livro é um devaneio absurdo (adoro isso). Posso garantir o livro é um devaneio, cada conto é uma situação particular e muito interessante. Adorei. Adorei ainda mais por este ter sido meu primeiro contato com a literatura de Dimas Carvalho, então apreciem a resenha e quem puder e tiver a oportunidade de ler este livro, aproveite-a, jamais irão se arrepender! Detalhe: eu não tô falando isso só porque o Dimas é meu professor não, mas é porque realmente esse livro é muito bom! ;-)


Insônias, Delírios, Pesadelos, Dimas Carvalho, Acaraú: Expressão Gráfica Editora, 2010, 97 pág

Insônias, Delírios, Pesadelos, publicado em 2010 (inclusive eu participei da cerimônia de lançamento) e escrito por Dimas Carvalho, autor cearense, nascido no município de Acaraú, publicou os livros: "Poemas" (1988); "Frauta Ruda, Agreste Avena" (1993); "Intinerário do Reino da Barra" (1993); "Nicodemos Araújo, Poeta e Historiador" (1995); "Mínimo Plural" (1998); "História de Zoologia Humana" (2000); "Fábulas Perversas" (2003); "Marquipélago" (2004); "Pequenas Narrativas" (2006) e "Acaraú & Outros Países" (2009). É membro efetivo da Academia Sobralense de Estudos e Letras, cadeira no. 18.
Este livro é uma coletânea com 30 contos: Insônias; O Porteiro; Capa Preta; Fauna e Flora de Vila Ribamar; Vertiginosamente Abaixo; Tlon, Üqbar, Orbis Tertius; Três Meninas Parecidas e Outra Quase Igual; Horóscopo Perpétuo; Os Stuxys; Delírios; Historieta; Quarta-feira à Noite; A Metamorfose; Perguntas sem Respostas; A Coisa; Sonhos; Conto Redondo; O Vampiro Tira Férias; Entre Livros; O Edifício; O Filho de Kafka; Hector, o Viajante, ou os Perigos do Turismo; Diálogo de Surdos; Diálogo de Mudos; O Professor se Preocupa; Poeta nas Horas Vagas; Urias, o Imortal; Escolha um Título; As Duas Mortes de Alvarenga Dias; e Pesadelos.
Os contos presentes nesta coletânea são fantásticos, e assim, paira sobre cada um deles uma atmosfera de mistério e sobrenatural, a linguagem utilizada pelo autor é bastante sedutora, irônica e com um humor sarcástico, mas gostoso de apreciar. Os contos não são extensos, o que facilita e não torna a leitura cansativa.
Não sou muito apreciadora de contos, pois sempre ao fim deles fico com aquela impressão de que falta alguma coisa, sempre fico com a sensação de vazio, mas devo admitir que em Insônias, Delírios, Pesadelos não há um único conto que me desagradou, em linhas gerais todos os contos são maravilhosos.
Destaque especial para os contos: O Porteiro, Capa Preta, Horóscopo Perpétuo, Quarta-feira à Noite, O Vampiro Tira Férias e O Edifício. Gostaria muito que todos tivessem a oportunidade de ler e conhecer este livro, pois se configura como uma leitura agradável!

Camila Márcia

6 comentários:

  1. Oiie,

    Que tudo seu professor escrever tão bem. Nunca tive um professor escritor! #Cry. Os contos parecem legais, só pelos títulos já ganharam a minha atenção.

    Beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  2. Já li dois livros de contos - ambos do Neil Gaiman - não achei ruim, mas também não achei lá essas coisas. Entretanto é uma leitura tranquila. Eu gosto de pegar, às vezes, algum livro de contos para ler. Esse deve ser ótimo, pelo que você citou na resenha; gostei também dos títulos dos contos. Legal seu professor ser autor :D

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Aii que show! O autor é seu professor....super irado. Só ler o nome dos contos que você mencionou na resenha, já fiquei super curiosa! ADoreii!
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, Mila.
    Vi você falando sobre esse livro em algum post, e gostei bastante da capa, apesar de não imaginar o que poderia esperar. Gosto muito de contos e você até sabe o motivo. Pelo que você disse, irei gostar do estilo de escrita do seu professor. Aliás, parabéns por todas as publicações.

    Beijos
    Ricardo - www.overshock.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu ia amar ter um professor que tivesse um livro publicado. Espero que quando eu entre para a faculdade de Letras, tenha uma sorte dessas. Com tantos elogios para o livro, fico até com vontade de ler. Não sou muito chegada a livros de contos não, e o unico que eu li foi Formaturas Infernais que é bem ruizinho. Enfim, gostei do livro do seu professor.

    Beijos,
    Monique <3

    ResponderExcluir
  6. Ah eu além de gostar de contos, gosto do tema tratato, delírios, pesadelos. Fiquei com vontade de ler, fala pro seu professor mandar um exemplar pra mim autografado hahaha( nada abusada eu né). Beijos

    http://leiturasdepaty.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!