Resenha: “O Mágico de Oz” de L. Frank Baum

Saudações Leitores!
Esse livro é muito fofo gente, eu já conhecia a história d'O Mágico de Oz, mas nunca tinha lido o livro e foi maravilhoso poder ler. Apesar de ter gostado da diagramação do livro eu não curti as ilustrações presentes nele (que foram feitas por alguém chamado Alvim). Eu gostei bastante dessa capa, mas já ouvi comentários de outras pessoas que não gostaram. É relativo. Confiram minha resenha:


O Mágico de Oz, L. Frank Baum, São Paulo: Leya, 2011, 192 pág. (tradução de Santiago Nazarian)

O Mágico de Oz foi publicado originalmente em 1900 com o titulo: The wonderful wizard of Oz, foi escrito pelo norte-americano L. Frank Baum, trata-se de um dos livros mais populares da literatura americana infantil.
A história traz como acontecimento inicial um ciclone que acaba levando Dorothy e seu cãozinho Totó para o país de Oz, lá Dorothy começa uma aventura para se encontrar com o grande mágico de Oz, pois segundo os moradores desse peculiar mundo ele é o único capaz de leva-la de volta para sua casa, no Kansas.
Nessa trajetória a menina e seu cãozinho acabam encontrando e fazendo amizades com o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão Covarde. Todos decidem ir com a menina até a Cidade das Esmeraldas (onde mora o mágico de Oz) para poderem pedir ajuda.
Dorothy anseia que o mágico possa ajuda-la a voltar para casa, o Espantalho anseia que o mágico possa lhe dar um cérebro, o Homem de Lata está seguro de que o grande mágico pode lhe dar um coração e o Leão Covarde acredita que, com um passe de mágica, o mágico possa lhe dar coragem.
Durante a viagem muitos perigos e provações aparecem no caminho e quando enfim chegam na Cidade das Esmeraldas, Oz lhes dá uma condição para realizar seus desejos, a partir daí uma nova trajetória se inicia e muitos segredos vêm a tona.
De fato O Mágico de Oz é um livro cheio de ensinamentos e é nas pequenas coisas que se podem tirar grandes lições. Sem dúvida Baum escreveu um livro cujo enredo é atual mesmo após tantos anos e, acredito, que sempre que se realizar a leitura se pode vislumbrar novas perspectivas.
Livro indicado para todas as idades: sejam os leitores crianças, jovens ou adultos! Uma leitura leve e agradável que pode ser feita rapidamente, mas, é claro, vai depender da disponibilidade de tempo que cada leitor dedicará à leitura. Boa Leitura!

Camila Márcia

7 comentários:

  1. MEU NETINHO VAI AMAR O MÁGICO DE OZ ELE JÁ CONHECE A HISTÓRIA POR PEQUENOS LIVRINHOS, AGORA VAI TER O PREVILÉGIO DE TER O LIVRO DE L. FRANK BAUM. SUA RESENHA FICOU 10. BJUS

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro contos assim!!

    Xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ótima resenha! Nunca tinha lido o livro e pensei que foi bem infantil, mas vemos que o livro guardar grandes aventuras para todas as ideias, fiquei entusiasmada a respeito dele, afinal mesmo não tendo lido, a história de Oz é super popular!

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  4. Mila, conheço a história de Oz apenas de animações ou outras produções, mas tenho curiosidade de ler também essa obra, que parece ser fantástica, não apenas para as crianças, como você bem disse.
    Uma coisa que achei curiosa é o título, já que na versão da Martin Claret (resenhada pela Luara no dia 18), o título é O Maravilhoso Mágico de Oz. Existe alguma explicação para a Leya usar um título diferente? :s

    Beijos e parabéns pela resenha.
    Ricardo - www.overshock.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adoro livros que passam ensinamentos e reflexões! Acho que iria amar esse,flor! Bom começo de semana para vc.
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu já li há muito tempo. Nem consigo lembrar direito, mas sei que eu ameih na época que li. Após a sua resenha me deu uma vontade de reler enorme!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Mila esse livro é um dos mais fofos que já li. Acredito que toda criança, adolescente e adulto deveriam ler. Livro que merece ser relido inumeras vezes.

    super beijo flor!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!