Resenha: “Amigos Inimigos” de Vanessa Martinelli

Saudações Leitores!
Antes de diponibilizar a resenha quero agradecer a autora parceira Vanessa Martinelli por ter me enviado um exemplar para resenha, quero também parabenizá-la pelo livro: ele é muito fofo. Também quero salientar que a diagramação tá muito boa e que, enfim, a Novo Século resolveu aderir às páginas amareladas (que adoro)!


Amigos Inimigos, Vanessa Martinelli, Barueri, SP: Novo Século, 2012, 104 pág.

Amigos Inimigos, publicado através do selo Novos Talentos da Literatura Brasileira da Editora Novo Século, foi escrito por Vanessa Martinelli neste ano de 2012.
A história traz como personagens principais Maria e Jack, dois amigos de infância que ao crescerem se tornam ‘inimigos’, desse modo o livro mostra um pouco do cotidiano de Maria, suas discussões e desentendimentos com Jack, seus conflitos juvenis e preocupações escolares, enfim, o livro retrata bem o universo pré-adolescente.
A história apesar de ser curta (o que possibilita uma leitura rápida) apresenta alguns personagens engraçados e outros chatos. Destaque para as amigas de Maria: Camila (minha xará), Patricia, Morgana, Gertrudes. Um personagem que detestei foi Maurício, além de sem noção ele era mimado demais e falava mais bobagens do que qualquer outra pessoa que consigo lembrar. Entretanto ele foi escrito para ser exatamente assim.
Amigos Inimigos é um livro que não apresenta personagens que representam o mau, mas apresenta personagens que tem lados positivos e negativos. Até mesmo os principais: Jack e Maria chegavam a ser irritante às vezes.
Vanessa Martinelli escreveu um livro que considero para pré-adolescentes, com uma linguagem muito simples, uma história que foca apenas os conflitos juvenis.
Apesar de uma linguagem bem básica e ser um livro ingênuo (de uma forma boa) ele pode ser lido por todas as idades. Diversão na certa! Tem muitos momentos engraçados e descontraídos, tem um toque de humor, romance e várias descobertas juvenis. É impossível não se identificar, acredito que todos já tivemos um amigo(a) inimigo(a). Leiam e divirtam-se!

Camila Márcia

6 comentários:

  1. Já li esse livro (Me interessei por causa do titulo, afinal quem nunca teve um amigo inimigo?) e adorei. Concordo com o que você diz na sua resenha, é um livro que pode ser lido por qualquer um, independente da idade, mas agrada em cheio os pré-adolescentes. Ótima Resenha.

    ResponderExcluir
  2. este não é um livro que me agrada muito (não sei pq) mas tenho vontade de ler ele mesmo assim!

    ResponderExcluir
  3. Parece ser um livro até legal, gostei do enredo, simples e fala do cotidiano das pessoas mesmo. Gostei da resenha, mas não sei leria o livro agora..

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu li esse livro e achei muito fofo, concordo com tudo que você disse!
    Um beijão.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha, Camila!
    Obrigada!

    Beijão

    Vanessa Martinelli

    ResponderExcluir
  6. Mila, não é o tipo de leitura que costumo ter, mas o humor presente deve fazer a diferença e deixar que não seja mais um livro. Penso que livros do gênero deve ter esse pequeno detalhe rs

    Beijos
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!