SOCIAL MEDIA

Lançamento: A Poesia das Coisas Simples...

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Saudações Leitores!
Vem, gente! Fiquem por dentro dos lançamentos da Companhia das Letras que estão maravilhosos, pra quem gosta de ler ótimos e talentosos autores eis duas indicações imperdíveis: Moacyr Scliar e o Grande Carlos Drummond de Andrade, senriram o peso? Hummm, então não deixe de conferir estes livros:


A poesia das coisas simples, de Moacyr Scliar
“A poesia das coisas simples” é o título de uma crônica de 1990, escrita quando Rubem Braga fez o que, segundo Scliar, ninguém esperava: partiu deste mundo. Afinal, reflete o escritor, se ele já era “o velho Braga”, por que não ficou para sempre entre nós, mesmo velho? O texto comenta como Braga transformou a crônica, “tradicionalmente vista como um gênero menor, numa categoria literária de importância neste país [...] e transformou o cotidiano em matéria-prima para um trabalho literário de primeira grandeza”. Também Moacyr Scliar, afirma Regina Zilberman no prefácio, com sua “linguagem límpida, com toques de humor”, se tornou “um dos mais importantes cronistas da literatura brasileira das décadas finais do século XX e peimeira do século XXI”. Em uma de suas últimas crônicas, de novembro de 2010, o autor fala de Tolstói, “o primeiro hippie”. Nela o jovem septuagenário Scliar saúda as qualidades de vigor intelectual, independência e rebeldia de espírito do jovem octogenário russo — qualidades que também caracterizaram esse nosso escritor tão queridos de seus leitores.

Lição de coisas, de Carlos Drummond de Andrade
Um dos marcos na carreira de Carlos Drummond de Andrade, Lição de coisas, publicado há exatos cinquenta anos, aprofunda o percurso da lírica do itabirano e traz alguns elementos ainda mais ousados. Alternando a dicção filosófica, a leveza e a busca por novas formas de expressão poética, os 37 poemas reunidos neste volume constituem um dos capítulos mais expressivos da poesia brasileira do século XX, e sem dúvida ainda perduram entre os cumes da obra de um autor cuja riqueza expressiva parece inesgotável.

Um comentário :

  1. Gente, estou dando uma passeada por todos os seus blogs.
    E o que dizer: SÃO DEMAIS. Parabéns

    Conheci o seu blog e já segui.
    Retribui?

    Beijão

    http://itstendencial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!

Instagram