Resenha: “O Trio” de Alane S. A. Brito

Saudações Leitores!
A resenha que posto hoje é muito especial, pois é do livro da Alane, autora parceira aqui do blog e, que gentilmente me cedeu o exemplar para poder resenhar para vocês, por isso quero agradecê-la pela oportunidade de poder ler seu primeiro livro publicado e fazer parte da corrente de fãs que com certeza ela adquire quando alguém lê O Trio. Faz algum tempo que tenho o livro, mas ainda não tinha conseguido ler até agora e isso me deixava tão triste. Mas, mesmo que seja clichê lá vai: "Antes tarde do que nunca", então espero que gostem e comentem...


O Trio. Alane S. A. Brito, Barueri: SP: Novo Século, 2012, 511 pág.

O Trio foi publicado esse ano pela Editora Novo Século, através do selo Novos Talentos da Literatura Brasileira e foi escrito pela Alane S. A. Brito, que já escreveu vários romances, entretanto este é o primeiro livro publicado da autora.
A estória desse livro é contada por Davi Guerrato que após anos volta à entrada da antiga vila em que viveu sua infância e adolescência e ao se encontrar com um garoto e começar um diálogo acaba contando toda a sua história: tudo o que passou ao lado de seus amigos Nelson Beltrame e Jordan Merkel, que compunham o trio.
Como a vida de Davi sempre foi ao lado de seus amigos ficamos sabendo de tudo o que acontecia com o trio, das brincadeiras infantis à descoberta do amor. Mas não existem apenas lembranças boas a serem contadas, Davi toca num assunto trágico que aconteceu com a Vila Valentino Duarte, um caso que marcou toda a história e aterrorizou todos os moradores.
No livro se destaca bastante a amizade dos três garotos, mas também as dificuldades pelas quais eles passaram: omissões, acusações, traições e mentiras. Não é à toa que, mesmo uma amizade tão forte, tenha ficado abalada.
Confesso que fiquei encantada com a história de amizade que Alane retratou tão bem em seu primeiro livro publicado, principalmente por ter tratado de uma amizade entre três meninos, pois é bem mais comum os livros abordarem amizades femininas e O Trio traz esse diferencial.
A autora escreve muito bem e devo admitir que é maravilhoso quando pegamos para ler uma estória interessante e bem escrita, pois as vezes isso não acontece. Outro ponto que vale ressaltar é que Alane escreve com simplicidade e provavelmente isso dá um brilho todo especial à sua obra.
Contudo preciso falar que às vezes ficava muito triste com o rumo que alguns personagens tomavam. Fiquei aborrecida com tudo o que Jordan passou, pois ele é de longe meu personagem favorito. Um ponto admirável é que o livro começou bem e terminou de forma maravilhosa, pois todos os questionamentos e dúvidas que surgiram no decorrer da estória foram solucionados.
Em suma, achei a história bem desenvolvida e narrada, acredito que só não apreciei mais porque eu teria mudado duas ou três coisinhas em relação ao comportamento de algumas personagens, mas vamos lá: qual leitor não gostaria de colocar o dedo na cara de alguns personagens e dizer: “Se toca”, “Não faz isso”, “Esquece que essa pessoa existe”, "Se você fizer isso eu vou quebrar a tua cara"?
Com certeza minha indicação para leitura vai especialmente para as pessoas que acreditam que quem tem amigos nunca estará sozinho e para quem gosta de livros que falem sobre amizade e que tenha aventuras. Boas Leituras!

Camila Márcia

3 comentários:

  1. O Trio realmente é um ótimo livro e com certeza de destacou em relação a outros livros nacionais desse ano. Você bem lembrou o fato de falar sobre uma amizade entre garotos e a Alane também foi muito bem nesse quesito. Um livro emocionante, com histórias tristes, mas também com uma amizade verdadeira tão rara nos dias atuais.
    Fico feliz que também tenha gostado, Mila.

    Beijos
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Camila!!! Que resenha linda!! A cada uma que leio, sempre ressaltam detalhes diferentes do que lhes chamou atenção e isso só me deixa cada dia mais feliz, aliviada por meu livro estar agradando a tanta gente!! Isso me causa uma alegria muito difícil de descrever... Só tenho sempre que agradecer ao apoio e a gentileza de ter cedido seu tempo para se aventurar na história de "O Trio"!

    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  3. esta é a segunda resenha que leio deste livro, e super me encantou!
    parece ser um livro bem simples, porém, bem tocante mesmo!
    tenho curiosidade de ler este livro dela, só que não vi em nenhuma livraria aqui onde eu moro :(

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!