Resenha: “Desventuras em Série: Mau Começo - Livro Primeiro” de Lemony Snicket

Saudações Leitores!
Depois de muito desejar ter algum dos livros e ler Lemony Snicket (ou melhor Daniel Handler), ganhei a coleção Desventuras em Série de presente de aniversário em dezembro [thanks mom] e em janeiro comecei a ler a série e a experiência foi gratificante e, definitivamente, espero poder ler o próximo livro da série logo [estou intercalando com leituras de parcerias, então pode ser que demore]. Estou atrasada nas postagens das resenhas, mas também não tenho consigo escrevê-las tão rapidamente [sorry].
Sem esse meu blá blá blá, vamos ao que realmente interessa: A resenha.


Mau Começo - Livro Primeiro (Desventuras em Série). Lemony Snicket.  São Paulo: Companhia das Letras, 2001, 152 pág. 
Tradução: Carlos Sussekind. Ilustrações: Brett Helquist

O livro The bad beginning, em português Mau Começo, foi publicado originalmente em 1999 e é o primeiro livro de A Series of Unfortunate Events (Desventuras em Série, no Brasil). Esta série é composta por treze livros e foi escrita por Daniel Handler sob o pseudônimo de Lemony Snicket, que na narrativa tem o papel de narrador personagem, daqueles que ficam o tempo todo se intrometendo na história.
O enredo conta a história dos irmãos Baudelaire: Violet (14 anos), Klaus (12 anos) e Sunny (3 anos) que acabam perdendo os pais em um terrível incêndio, a partir daí o Sr. Poe fica responsável por encontrar um novo lar para elas.
Encontrado o novo lar elas passam a viver na casa do terrível Conde Olaf, que é o parente mais próximo que reside na cidade. Lá os irmão Baudelaire passam por diversos infortúnios, afinal o temível Conde Olaf, além de estar explorando as crianças, está apenas interessado na grande fortuna que elas receberão quando completarem a maior idade.
"Não sei se vocês já perceberam, mas as primeiras impressões muitas vezes são inteiramente falsas. Você pode olhar para um quadro uma primeira vez, por exemplo, e não gostar nem um pouco, mas, depois de olhar mais algum tempo, você é capaz de achá-lo muito bom." (p.31)
O livro tem uma narrativa envolvente, em que o narrador fica constantemente conversando com o leitor e explicando o significado de algumas palavras que usa e é através das palavras do narrador que podemos adentrar num conto de fadas moderno, pois ao invés de final feliz já podemos esperar sempre o pior: uma desventura. Contudo, o ambiente surge de forma gótica e misteriosa o que é capaz de envolver o leitor. Definitivamente Lemony/Daniel é um narrador fantástico!
"Às vezes o simples fato de você dizer que detesta alguma coisa e ter alguém que concorda com você pode ajudá-lo a suportar uma situação horrível." (p.35-36)
Ainda sobre a história, não podemos determinar o local em que ela acontece e nem seu tempo, mas acredito que muita coisa ainda vem pela frente, afinal, faltam doze livros para serem ‘devorados’. Vale frisar aqui que existe uma adaptação cinematográfica dos três primeiros livros da série e foi lançada em 2004 com o título Desventuras em Série.
O livro também possui uma capa e diagramação simples, entretanto condizentes com a história, além do mais há algumas ilustrações no livro feitas por Brett Helquist que encantam ainda mais o volume.
Em suma, o que mais me cativou no livro foi a narrativa, a história é boa, mas a narrativa foi o ponto forte do livro. Sobretudo porque o livro é bem pequeno e em algumas horas pode-se iniciar e concluir a leitura. Indicado para todos, vale muito a pena!

Camila Márcia

9 comentários:

  1. Gostei do filme........serve? kkk

    Mas, gostei mesmo. Achei que deve ser uma bela literatura.

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei o jeito como o Lemony escreve. Ele tem talento para infanto-juvenis, mas já não gostei do livro que ele escreveu como Daniel Handler... Ah, essas diferenças de narrativas!
    Eu também quero esse box, Mila! Pede pra sua mãe me dar? :P

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  3. já assisti o filme e gostei muuuito!
    tenho muita vontade de ler a serie mais nunca comprei nenhum.
    minha tia (que tem uma pequena livraria) tem a serie inteira para vender, e sempre que eu vou lá fico babando. já li a sinopse deles umas 100 vezes hahahah
    pretendo ler logo! adorei a sua resenha e fiquei bem empolgada *--*

    ResponderExcluir
  4. Diria que essa era a resenha mais esperada, já que quando você comentou sobre os livros no vídeo eu achei bem interessante. Mas sério que a edição foi lançada em 2001 e eu só conheci agora? :o
    Sua resenha mostrou que eu realmente posso gostar da saga, e saber que ela começa tão bem é muito animador. Acho que esse ambiente "gótico" e misterioso me conquistou de vez.
    Não sei quando vou ter a oportunidade, mas certamente vou tentar a leitura qualquer dia.

    Beijos!
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nenhum livro dessa série!
    Esse parecer ser bom mesmo!
    Beijos
    Rizia - Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre me perguntou como 13 livros geraram 1 filme só auhauahua
    Mas eu adorei ver o filme e sua resenha está ótima (: Adoro narrativas que envolvem, parece fácil, mas muitos se enrolam na hora de criar um livro e detonam a narrativa :x
    Beijos
    Atualizado. Comenta?
    http://descobrindolivros.blogspot.com.br/2013/02/resenha-cante-para-eu-dormir_24.html

    ResponderExcluir
  7. Não me mate, mas eu nunca li nenhum livro do autor e fico entre a curiosidade e a falta de coragem de ler, mas sua resenha me cativou... acho que se eu for ler algo dele será essa série, mas puxa no Submarino a coleção é demasiadamente cara... Será que baixa o preço em alguma promoção ou é fixo?

    ResponderExcluir
  8. Séries com mais de 5 livros me desanimam, apesar de ter lido 7 em Harry Potter, imagina essa com 13? Eu cheguei a comprar e doei, não me encorajava a começar e desisti.
    Espero que você curta muito, os livros parecem ótimos.

    Beijos
    www.leitoraincomum.com

    ResponderExcluir
  9. Oie!!

    Faz um tampao que to querendo ler essa serie, mas são 13 livros oO é coisa pra caramba rs, dai da preguiça.

    Assim que eu conseguir diminuir a pilha de não lidos lá em casa, eu me aventuro nesses =)

    Bjoo

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!