Resenha: “A Elite – da trilogia A Seleção” de Kiera Cass

Saudações Leitores!
Acho que fazia muito tempo que não esperava tanto por um lançamento como esperava por A Elite, claro que assim que o livro chegou em minhas mãos já fui lendo e obviamente não consegui soltá-lo até terminá-lo, li em um só fôlego, mas como estou atrasada com as postagem das resenhas aqui no blog essa está sendo postada algum tempo depois de eu ter lido o livro. Quero agradecer muito a Seguinte pelo exemplar para resenha e dizer a todos que já estou ansiosa pelo terceiro volume. Vale lembrar que por se tratar de uma trilogia e eu já ter resenhado A Seleção, é quase impossível não comentar algo que se passou no livro anterior, desculpe-me por isso, caso aconteça.


A Elite, Kiera Cass, São Paulo: Seguinte, 2013, 360 pág.
Traduzido por Cristian Clemente

O livro A Elite (The Elite) é o segundo livro da Trilogia A Seleção. Essa trilogia escrita por Kiera Cass cujo primeiro livro é A Seleção (Resenha aqui) vem arrebanhando um grande público infantojuvenil (e adultos também!). Trata-se de uma trilogia distópica e cujo assunto central é o príncipe selecionar entre diversas garotas a princesa.
A Elite é narrada em primeira pessoa pela narradora, já conhecida, America Singer e continua de onde parou o livro anterior, aquele triângulo amoroso entre Aspen-America-Maxon continua, mas muita coisa muda, o principal é o fato de não serem mais 35 selecionadas, após o livro anterior ficaram apenas 6 (America, Marlee, Kriss, Celeste, Elise, Natalie) e assim, a disputa pelo príncipe fica bastante acirrada e America tem que decidir se quer ou não participar da disputa.
America continua indecisa em relação aos seus sentimentos por Maxon e Aspen e esses devaneios da personagem toma quase todo o livro, entretanto, não se torna cansativo. Pelo fato da narrativa ser contada sob a visão de America ela consegue confundir o leitor e suas dúvidas passam a ser as mesmas duvidas do leitor, seus medos, receios e descobertas são feitas paulatinamente.

"Para Maxon, parecia ser muito fácil me dar coisas - até ressuscitar um feriado por minha causa, para garantir que eu tivesse do bom e do melhor -, porque ele tinha o mundo à disposição. E lá estava Aspen: me dando preciosos momentos roubados e uma ninharia para manter-nos conectados. E a impressão era de que ele me dera muito mais." (p.151)

Em A Elite muita coisa que não foi colocada em A Seleção foi exposta, principalmente com relação a situação distópica, foram levantados questionamentos sobre como surgiu as castas e como o governo se tornou uma monarquia. Confesso que isso me acalmou um pouco, pois eu estava bastante preocupada e com medo de que Kiera Cass negligenciasse o potencial do conteúdo social e político de seu livro em prol do triângulo amoroso. Mas até que ela superou minhas expectativas em relação a isso.
Nesse livro temos mais mistério em relação aos rebeldes nortistas e sulistas, também temos uma maior participação do rei e da rainha e podemos conhecer melhor as escolhidas para a elite. Entretanto, muito ainda está sem resposta e isso me assusta um pouco, pois falta apenas um livro para chegar ao fim da trilogia e se continuar focando muito no romance, acredito que ficará muita coisa sem explicação.
Kiera Cass também conseguiu me surpreender nesse livro, pois não foi tão previsível como foi A Seleção e fiquei chocada com alguns fatos narrados e situações que aconteceram. A Elite também proporcionou para aos os fãs de Maxon e Aspen momentos agradáveis, pois passamos a conhecer esses personagens cada vez melhor e para quem ainda tinha dúvidas sobre que team torcer (team Maxon/team Aspen) esse livro foi decisivo para a escolha.

"O sentimento, aquela coisa impossível de definir, percorreu meu corpo. Por mais rejeitada que me sentisse, por mais vergonha que tivesse passado, quando ele me ofereceu aqueles instantes com ele, tive de aceitá-los. " (p. 89-90)

Uma coisa que me incomodou um pouco foi a postura da America, pois ela criticava Maxon por viver uma determinada situação que ela mesma também vivenciava em relação ao Aspen, e também a volubilidade dela em relação aos seus sentimentos e suas ações impulsivas em determinados momentos. Só posso dizer uma coisa: esse livro mexeu com meus sentimentos! Enquanto lia ficava com raiva, com pena, ansiosa e também em relação aos personagens Aspen, America e Maxon, por vezes os amava e em outros momentos os detestava. Vai me entender, não é?
Definitivamente, em A Elite, de Kiera Cass, houve grandes surpresas e emoções e a continuação, sem dúvida, é mais do que esperada por todos os fãs da trilogia [estou quase enlouquecendo por saber que só vai sair no próximo ano]. Segundo o que Kiera Cass colocou em seu twitter o próximo livro, intitulado The One será lançado nos EUA dia 06 de Maio de 2014 e já tem capa, que segundo a mesma está fantástica [curiosidade a mil], andei vendo na internet boatos de que o livro seria lançado simultaneamente no Brasil, seria o máximo, não? Portanto, para quem ainda não leu e não conhece a trilogia corram para conhecer: ela é fantástica! Um conto de fadas distópico e triângulo amoroso arrebatador, é impossível não se deixar cativar.

Camila Márcia

Ps.: Só mais uma coisa: fico triste em informar, para os que ainda não sabem, que a CW não irá mais fazer a série televisiva baseada na trilogia A Seleção. Bem, essa notícia é triste, mas pensando pelo lado positivo se fosse pra série ficar feia é melhor não fazer mesmo e eu também não tinha curtido tanto assim a escolha dos atores. #ProntoFalei.

32 comentários:

  1. Aii meu deus eu ainda tenho que ler o primeiro.
    Beijos, Gaabíí.

    Andorinhas Na Janela

    ResponderExcluir
  2. Oi Camila.
    Nossa o terceiro livro será lançado no dia do meu niver ..isso deve ser um bom sinal menina hahaha.
    Eu não li nenhum livro dessa série, e a cada resenha fico mais curiosa, espero não criar expectativas demais.
    De tanto ler resenhas já estou preparada pra odiar America nesse livro.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  3. Mila eu quero esse livro, preciso dele demais, a cada resenha fico mais e mais desejosa e necessitada dele.
    JU

    ResponderExcluir
  4. Eu li A Seleção recentemente porque ganhei do meu primo e eu fiquei muito encantada, agora vou partir para A Elite com todas as minhas forças. Vou compra-lo o quanto antes, mas fiquei triste em saber que o terceiro volume só será publicado próximo ano... Tenso esperar tanto.

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Que resenha fofa de um livro fofo, eu estava pensando que se The One não for publicado simultaneamente no Brasil vou ter que compra-lo em inglês porque a gente fica nessa ansiedade louca, sei que temos outros livros para ler, mas parece que um livro de série/trilogia é tipo a prioridade das prioridades.

    ResponderExcluir
  6. Ah, eu acho linda as capas de todos os livros dessa trilogia.
    Li algumas resenhas e amei. E a sua é uma delas.
    Só que estou cheia de livros na estante ainda... Quando esvaziar um pouco, será um dos primeiros para leitura.. =D

    http://feliciity-unjourdepluie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li A Seleção, mas eu quero muito ler, e as capas dos livros são lindassss.

    ResponderExcluir
  8. Livro muito bom. Quem leu A Seleção sabe como esse livrou foi esperado.

    ResponderExcluir
  9. Andei lendo as resenhas e esse livro me encantou. Vou compra-ló para ler urgentemente! :)

    beijos de luz:**
    cheirodeflormanaus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Quando vi a capa do primeiro livro dessa serie pensei que o livro teria aquelas tipicas historias de competição tipo uma serie chamada Smash.(juguei o livro pela capa).
    Não estou falando que a capa é feia, porque elas são absolutamente lindas!!! Mas quando vi uma resenha e fiquei sabendo que era um livro distópico, criei uma vontade louca de poder ler essa serie.
    Sua resenha cativou muito mais minha vontade de ler.

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li A seleção, mas eu realmente achei muito interessante a resenha. Pretendo ler o primeiro e ganhar o segundo - Há! - eu cheguei a conclusão de que não vou dormir bem se não ler esses livros. Então, vou correr pra livraria, haha.

    ResponderExcluir
  12. Tô com o primeiro aqui, só esperando pra ler o segundo. Amando essa série!

    ResponderExcluir
  13. é unanime! todos que leem amam a serie... pelo menos até agora não vi nenhuma resenha negativa dele ;~~
    triangulos amorosos são sempre bons para prender nossa atenção né :P
    preciso ler logo a serie, porque senão daqui a pouco lançam o 3° livro e eu nem li o primeiro ainda :'( HAHAHA
    nossa, eu tinha ficado tão empolgada com a ideia da serie... fiquei triste agoar :(

    ResponderExcluir
  14. Ainda não li nenhum deles mas também nunca vi uma resenha negativa e isso só faz a vontade aumentar!! Hahahaha...
    Dinheiro, preciso de vc!

    beijos
    soueupri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Eu quero muito ler esse livro. Só vejo resenhas falando bem dessa série e pelo que pude notar em sua resenha,não há como não se deixar levar pela história. Amei. Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho A Seleção só que ainda não li, espero ter todos pra poder ler direto, gostei muito de saber mais sobre a história não ligo pra spoiler, isso só me faz querer ter todos rápidos e ler com mais vontade.
    As capas são lindas pena que a que ganhei veio muito amassada. - See more at:

    ResponderExcluir
  17. ahh super mega curiosa pra ler essa trilogia
    ainda ñ tive a oportunidade de lê o 1 mais ansiosa pra ler eles!!

    ResponderExcluir
  18. Gosto muito dese livro, da forma que ele foi feito, das cores Azul [a seleção] e vermelha [ a elite] que fizeram bem fortes, e os vestidos é outra coisa que amei, pq sou aspirante de moda rsrs. Enfim.. o conjunto todo me atraiu, desde a história de uma seletiva de garotas, elas sendo eliminadas e tudo mais. Achei muito incrivel, quero ler o primeiro e depois ler esse.

    ResponderExcluir
  19. Esse livro foi lindo! Lí e recomendo. A série é ótima e o Príncipe... minha nossa, haha

    ResponderExcluir
  20. antes eu nem ligava pra essa trilogia, mas quando vi essa capa me bateu um estalo, como assim eu não a tenho, não li? fiquei bem entusiasmada por saber que tem contos disponiveis on line e mais ainda porque esse livro pode ser considerado um conto de fadas dos tempos atuais e super envolvente! Quero muito, mas creio que vou esperar sair a trilogia inteira pra eu ler :)

    ResponderExcluir
  21. Ja li o primeiro livro daserie inteiro e realmente gostei mto, mas agora quero ler o restante da série o 1° me deixou ansiosa para ler o segundo e isso não é novidade para nenhum leitor que aprecie este tipo de aventura que a autora Kiera Cass nos apresenta. beijinhos

    ResponderExcluir
  22. Eu sou apaixonada por esse série, mas eu só tenho O Príncipe, não consegui comprar os primeiros livros ainda.

    A história é fantástica e criativa. Quero muito ler logo.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Ainda não li nem o primeiro livro, mas fico lendo resenhas só na vontade mesmo! Já tava sabendo que a série não iria sair, infelizmente, mas a resenha está ótima ainda assim! Como sempre, me incentivando muito à ler. Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Comprei o primeiro livro mas ainda não li, estou esperando comprar A Elite para começar a leitura. Sua resenha ficou muito boa, pelo menos conseguiu despertar minha curiosidade...
    Super Abraço, Victor Rosa
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Resenha bem escrita abordando pontos relevantes do livro, despertando o interesse dos leitores, vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  26. Adoro uma distopia. Ainda não li o primeiro livro mas já estou prevendo paixonite por Maxon!
    Fico feliz que a explicação de como foram criadas as castas seja feita nesse livro, já que isso (como já li por aí) ficou em aberto no primeiro livro. Cada vez, quero ler mais esse livro! :)

    ResponderExcluir
  27. Depois de ter lido A Seleção, fiquei temerosa com a sinopse da sua continuação, A Elite. Mas depois dessa resenha, sei que não vou me decepcionar.
    Obrigada por compartilhar o que achou do livro conosco :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  28. Minha amiga está lendo e amando, estou doida pra ler também ;)

    ResponderExcluir
  29. Ainda não li A Seleção, mas quero muito ler, tenho uma amiga que super recomenda. Foi bom ler a resenha de A Elite, porque estava com a impressão de que o livro ficaria só na indecisão da America entre o Maxon e o Aspen, ai vejo que vai ter ainda a rebelião pra deixar mais interessante!

    ResponderExcluir
  30. Acho que aqui percebemos a habilidade da autora em manter uma série em alta, já que uma continuação sempre orre o risco de não atender às expectativas geradas depois do suceso do primeiro livro. O que tenho lido é que a história se mantém interessante e aumenta mais ainda a vontade do leitor em continuar com a série, renovando a narativa com fatos que complementam e enriquecem a trama.

    ResponderExcluir
  31. Espero que America fique com Maxon, pq notei que ela não fala muito do seu relacionamento com Aspen...

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!