Livros e... Grifos


Saudações Leitores!
Quem não já pegou um livro grifado atire a primeira pedra...
Ver o grifo do outro é se apoderar de uma fase/frase da vida da pessoa que o grifou, sim, naquele momento em que a frase estava sendo grifada significava muito para o grifador, talvez traduzisse através das palavras o sentimento que lhe cabia no peito. Outro leitor poderia passar pela mesma frase e nem mesmo percebê-la, dar atenção... o sentimento é sempre diferente nos outros.
Entretanto, todo leitor tem sua mania e, enquanto uns, apreciam grifar seus livros, outros tem um terrível pavor desse ato, considerando uma terrível agressão ao livro. E você o que acha disso?
Na minha opinião eu sou a favor de grifar livros de estudo, teóricos em que há muitas informações que precisam de atenção para a memorização, mas quando passo para livros literários em que estou lendo apenas para me distrair ou resenhar não costumo grifar, coloco sempre post-it. Entretanto, se o livro literário é um daqueles que tenho que analisar e fazer um estudo e artigo sobre o mesmo, com temática e objetivos, também costumo grifar citações que possivelmente irei utilizar, além de fazer uso de post-it.
Como eu disse todo leitor tem suas manias e embora não esteja criticando nenhuma, mas elogiando, pois esses métodos são práticos para quem está lendo. Contudo, as vezes dói pegar um livro todo grifado e com grifos despadronizados, tipo: lápis, caneta, marca textos de várias cores... acho que deve-se ao menos manter um padrão nos grifos de um mesmo livro para não tornar a aparência de seu livro feia.
Outro ponto que vale ressaltar é que, para mim, é inadmissível grifar um livro que não te pertence: de bibliotecas públicas e/ou emprestados. Gente, isso não vale é uma falta de respeito! #FicaDica.
Uma coisa bacana é que existe na web um tumblr chamado Grifei Num Livro em que existem várias fotos de partes grifadas nos livros, eu particularmente aprecio muito esse tumblr é um dos meus lugares cativos na web, confira também:


O dono do tumblr é o Kleyson Barbosa mas na verdade, "O tumblr Grifei num Livro é um projeto colaborativo que reúne trechos grifados de obras diversas. A brincadeira também rola no Instagram. Quer participar? Mande grifos ou sugestões para grifeinumlivro@gmail.com"
Quero até aproveitar o momento e dizer que as fotos de livros grifados aqui nesta postagem foram tiradas desse tumblr e você pode acessá-lo e conferir muitas outros grifos.
Então, amores, contem-me o que vocês acham de grifar livros, vocês costumam ou não fazer isso?

Camila Márcia

6 comentários:

  1. Hey! Grifei um livro uma vez e me arrependo muito, isso que foi só no início da leitura, bobagem minhas, mas não gosto muito dos grifos. A não ser em livros muito teóricos, de estudo ... como tudo disse ;) , sou mais adepta dos post-its!

    E nada pior do que pegar um livro na biblioteca da universidade e ver o livro todo grifado, de vez em quando até atrapalha o estudo =/
    ;*

    www.moniitorando.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mônica,
      Legal saber sua opinião sobre o assunto, flor, que, incrivelmente, são bem similares com as minha \õ/ Não somos ETs nesse mundo literário. \õ/
      Obrigada por comentar!!! ;-)

      Excluir
  2. acho lindo livros grifados, mas tenho uma tremenda dó em grifar os meus ;~~
    sou adepta do post-it tbm :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super compreendo Rayme...

      Mas vou confessar que ás vezes dá vontade de grifar alguma parte, mas a pena de "agredir" o livro fala mais alta.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  3. Aprecio os grifos e as anotações feitas com caneta. Anoto também palavras-chave que representam o conteúdo de todo um parágrafo. É a forma que encontrei de reter todo o conhecimento oferecido pelo autor!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bastante interessante Migdal... geralmente só grifo e faço marcações assim em textos acadêmicos, pois fico mais a vontade para "marcar" o livro, afinal é um livro de estudo... mas livros literário, não tenho coragem, fico só na apreciação e nos post-its.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!