Resenha: “Meu Pai Não Mora Mais Aqui” de Caio Riter

Saudações Leitores!
E aqui mais um livro que li e fiquei encantada, mesmo sabendo que ele é destinado ao publico juvenil ele cativa até os leitores mais proficientes. Quero agradecer a Editora Biruta pelo exemplar para resenha e parabenizar pelo trabalho gráfico que ficou excelente.


Meu Pai Não Mora Mais Aqui, Caio Riter, São Paulo: Biruta, 2008, 200 pág.
Ilustração: Gustavo Piqueira

Meu Pai Não Mora Mais Aqui de Caio Riter trata-se de um livro encantador cuja história é contada através de dois diários: o diário de Letícia e o diário de Tadeu. Riter já tem vários prêmios em literatura e após essa leitura entendi o porquê.
O livro é destinado ao publico infantojuvenil e traz um enredo com uma linguagem bem simples, moderna e cheia de gírias típica de adolescentes e mais, como o livro é contato através de diários pessoais, a linguagem é típica dos que os escrevem.
A ideia dos diários surgiu através da professora de português que fez a turma escrever diários e através da história ficamos por dentro dos acontecimentos da vida de Tadeu e Letícia além da de seus amigos.
Letícia é uma garota comum, mas que está magoada por seu pai ter arranjado uma namorada e ter se separado de sua mãe. Letícia sofre pela ausência do pai e, à medida que lemos as páginas de seu diário ficamos por dentro dos conflitos que ela passou e as formas de como se adaptar a sua nova vida além das descobertas de sentimentos de raiva e o primeiro amor.
Tadeu também um jovem comum e apaixonado, está descobrindo o amor, mas sempre se apaixona muitas vezes até que algo devastador acontece e, abalado, tenta seguir sua vida. Com a ajuda de seus amigos ele conseguirá superar isso, mas primeiro terá que descobrir o que está sentindo.
É um livro que traz temas contemporâneos como a separação de pais, as intrigas escolares, as amizades, as perdas, conquistas e primeiro amor. A narrativa cativante e rápida nos coloca próximos aos personagens e nos fazem sentir suas alegrias e suas dores.
Se você tiver a oportunidade de ler Meu Pai Não Mora Mais Aqui não deixe passar, pois o livro é belíssimo, além de uma história maravilhosa, contada de maneira encantadora tem uma diagramação linda. Confira!

Camila Márcia

3 comentários:

  1. Oie, vi que você está participando das parcerias da Bertrand! Espero que consigamos!

    Eu acho legal estes tipos de livros para adolescentes porque passam mensagens importantes e necessárias pois muitos passam por fases difíceis.

    Abraços,

    Greice Negrini

    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Que capa mais linda, nem parece livro hehehe
    Adoro livros escritos por diários/cartas e gosto também das narrativas infanto-juvenis, são mais simples, mas não deixam de ser belas.
    Gosto também quando o livro trata de temas atuais, muitas vezes ajudam quem está lendo.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Achei o tema do livro bem interessante, de fato, me lembrou uma prima mais jovem à qual eu com certeza o recomendaria.

    Adorei o seu blog, tanto pelo conteúdo quanto pelo layout.

    Beijos.

    http://morangocompimentas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!