Resenha: “Os Defensores 3: Caminho Selvagem” de Lian Tanner

Saudações Leitores!
Sou fã de literatura infantojuvenil e acho aquelas bem loucas muito engraçadas e divertidas, por isso, foi impossível não acompanhar a trilogia Os Defensores que chega ao fim com o livro Caminho Selvagem*, fiquei triste por terminar a trilogia, mas valeu a pena então, agora, vocês podem conferir a resenha logo abaixo

Os Defensores III: Caminho Selvagem, Lian Tanner, São Paulo: Farol Literário, 2014, 352 pág.
Traduzido por Ana Ban

Os Defensores: Caminho Selvagem foi publicado originalmente em 2009 com o título The Keepers: Path of Beasts e se trata do terceiro e último livro da trilogia Os Defensores, cujos livros antecessores foram Museu de Ladrões e Cidade de Mentiras. Escrito pela australiana Lian Tanner a trilogia chega ao fim de uma maneira coerente e bizarra.
A narrativa continua exatamente de onde parou o livro anterior Cidade de Mentiras, os defensores do Museu de Dunt voltam para Jewel e a encontram tomada pelo irmão da Protetora, os Mercenários e os Guardiões. Tudo está um caos e toda a população vive com medo.
Goldie, Toadspit, Bonnie, Mouse, Snew, Olga Ciavolga, Herro Dan, Broo e Morg começam imediatamente a bolar estratégias para voltarem a tomar Jewel das mãos tirânicas do irmão da Protetora, e nesse ínterim tentam acalmar o Museu que está constantemente irritado e a ponto de soltar as pragas, guerras e todas as coisas ruins na cidade.

"O Museu de Dunt não era um museu qualquer. Suas salas do fundo abrigavam quinhentos anos de história viva, boa parte dela violenta. Se o Orientador atacasse o museu com seu canhão enorme, aquela violência iria explodir para as ruas de Jewel, levando morte e destruição a todos na cidade." (p.57)

Goldie, nesse livro também tem que se defender de sua mentira, para sair de Spoke, tiveram que fazer parte da grande mentira, mas Goldie não deixou a grande mentira lá, dentro dela continua a princesa Frisia que anseia por vingança e sangue derramado, Goldie terá que lidar com isso.

Em Caminho Selvagem, temos uma história mais agitada e aventureira, só que a maior parte dela se dá por conta das estratégias de guerra. Lian Tanner escreveu uma trilogia que é completamente surreal e ao mesmo tempo convence o leitor e o faz se imaginar dentro daquela história. Quando leio Os Defensores sempre tenho a impressão de que Lian escreveu esta história se divertindo muito.
Gostei de ver o quanto os personagens evoluíram durante a trilogia e o quanto o poder da amizade e da união deles tornou tudo possível. Esta história de aventura resguarda doses intensas de amizade e seu valor.
Os Defensores: Caminho Selvagem (não só este livro, mas toda a trilogia) é muito divertido e merece ser lido sem grandes pretensões, além do mais o leitor deve abrir a mente para as coisas mais bizarras, é um mundo novo e tudo o que acontece ali é inédito então é aventura na certa.
Em suma, vou ficar com saudade desta trilogia, mas achei que ela terminou de uma maneira brilhante, embora o último livro não tenha se tornado meu favorito reconheço que se trata de um excelente desfecho. Portanto, vale a pena conferir!

Camila Márcia

*Este livro foi cortesia da Farol Literário

6 comentários:

  1. Eu adoro esse tipo de livro, e a capa é muito fofa *oo*
    Adoro mergulhar em uma literatura infanto juvenil, é tudo tão leve, principalmente depois de termos algumas decepções literárias e livros com assuntos mais ''fortes'' por assim dizer ^^

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Betânia,
      Esse livro é uma viagem, querida, se gosta de livros infantojuvenis esse é super indicado, realmente muito bom...

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  2. Oi !
    Nossa nunca tinha ouvido falar dessa trilogia a capa é muito bonita!
    Beijos.
    http://www.vicioempaginas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Polliana,
      Te apresento a trilogia Os Defensores, ela é uma belezura, muito fofa!!! Arrisque-se na leitura, provavelmente você gostará... ele é muito bom.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  3. Fiquei com vontade de ler, amo livros infanto-juvenis igual esse, essa capa <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fran
      Eu também sou fã de literatura infantojuvenil e essa trilogia roubou meu coração de uma forma inexplicável: uma história surreal, louca e com personagens incríveis... Super indico, além do mais os livros são liiiiindos...

      xoxo
      Mila F.

      Excluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!