Resenha: “Entre Quatro Poderes” de Grupo Sic

Saudações Leitores!
Joguei-me para fora na minha zona de conforto literário e dei de cara com Entre Quatro Poderes* que foi uma surpresa, não sou muito boa em sair da minha zona de conforto, porque gosto de ler coisa que me resgatem da rotina, é para mim um verdadeiro escapismo, então quase não dou oportunidade para leituras diferentes - por medo de me frustrar - no entanto, este livro me envolveu, e mesmo não sendo o tipo de livro que costume ler, consegui entrar na história. Explico melhor na resenha, sigam-me os bons:

Entre Quatro Poderes, Grupo Sic, Barueri, SP: Novo Século (Novos Talentos da Literatura Brasileira), 2014, 248 pág.

Entre Quatro Poderes, é foi escrito por um grupo de autores brasileiros: Anderson Fernandes, Rodrigo Dias, Débora Kaoru e Khadidja Campos (conheçam os autores aqui).
O que posso falar do livro é que esperava algo relacionado com política e imaginava que um assunto como esse faria com que o livro não fosse muito para entreter, mas nos fazer refletir nossas posições políticas, criticar a corrupção, lavagem de dinheiro público e essas coisas que infelizmente envolvem a política. Para mim assuntos extremamente sérios, mas um tanto quanto chatos.
Ao começar a leitura me deparei com uma história muitíssimo bem contata (graças a Deus, afinal foram quatro cabeças pensando na mesma história, era quase obrigado ser um livro bem escrito, rsrsrsrs) e que tinha um encanto embora denunciasse, criticasse e mostrasse a ‘podridão’ que há debaixo dos panos da política.
Em momento algum da leitura nos deparamos com termos de difícil compreensão, digo até que a facilidade com que os autores escreveram deixou o livro muito acessível, mas as falas dos personagens pecaram um pouco pela coloquialidade, não obstante, isso não atrapalha a leitura, pelo contrário, a torna ainda mais interessante e fácil.
Mas o que trata o livro? Começamos com o desfecho do livro e depois é que os autores expõem a história: todos os fatores que levaram aquele desfecho. Ficamos por dentro da situação política da cidade de Suares onde os líderes políticos fazem tudo o que é possível e impossível para conseguirem o que querem, desde vereadores, prefeitos, jornalista e tudo, não há nada que o dinheiro não possa comprar.
Morte, assassinato, acidentes, suspense, fraude, corrupção – na verdade, este livro tem de tudo um pouco, até romance! Entre Quatro Poderes está entre o livro que mais me surpreendeu este ano [até agora], porque fico encantada com livros bem escritos, mas não para por aí: a história é muito, muito boa e não tinha vontade de parar de ler: capítulos instigantes, curtos, envolventes que prenderam totalmente minha atenção.
Um livro revelação, para mim. Não vou sair fazendo indicação porque sei que esse assunto abordado no livro não agrada a todos, mas vale a pena ler, até porque a forma como foi abordado é muito boa e superou minhas expectativas [atrevo-me a dizer que gostei mais de Entre Quatro Poderes do que Morte Subida (J.K. Rowling) que traz muito tema político também].
Fica aqui, então, a dica para quem quer sair da zona de conforto literária, eis uma ótima opção.


*Este livro foi cortesia do coautor do mesmo: Anderson Fernandes, para saber mais sobre o livro, clique AQUI.

21 comentários:

  1. Ótima resenha e mais uma vez obrigado por aceitar o desafio de resenhar o livro! Vejo muitas pessoas comentando que não gostam de política, que evitam o tema. Porém, gostando ou não, é a política que move nossas vidas. Tudo está relacionado a ela ou não! Porém, a escolha por melhorias está em nossas mãos, ou melhor, no nosso voto. E certamente as pessoas poderão escolher melhor seus representantes nas diferentes esferas do poder sem saberem o que realmente acontece nestes locais.

    Desta maneira, o livro Entre Quatro Poderes discute o relacionamento entre as pessoas que comandam a política brasileira, reunindo histórias fictícias similares a casos vivenciados pelos autores.

    Entre Quatro Poderes é um romance cujo protagonista é Churrasco, o prefeito da cidade de Suares, que ao perceber que a Polícia Federal está na cidade para prendê-lo, começa a repensar suas ações no comando do Executivo.

    A publicação traz ao público o que acontece nos bastidores da política e quase nunca é divulgado. O romance se passa na cidade fictícia de Suares, porém, representa a realidade política enfrentada em muitos municípios em todo País. Certamente será uma obra literária que aguçará as discussões sobre o verdadeiro papel do político frente as demandas do povo.

    A iniciativa de escrever o livro germinou de repetidas discussões sobre política, quase que diária, depois do expediente de trabalho. Diante das muitas interrogações surgidas das conversas entre os quatro jornalistas, surgiu a ideia de se pesquisar sobre o assunto e colocar tudo no papel. Decidimos pela ficção e criamos personagens para situações que já foram diversas vezes estampadas em capas de jornais.

    Na verdade, o que os quatro pretendem com o leitor é que ele, na sua leitura, entenda como é o processo político, principalmente no caso dos escândalos e da corrupção. Como isso acontece, e como, muitas vezes, mesmo inocentes, e bem intencionados, alguns políticos são envolvidos. A história se desenvolve de forma que o próprio leitor terá a sua interpretação, quanto à inocência ou a culpa de um ou outro político.

    Claro que tem culpados na nossa ficção, e inocentes, e que tudo, se bem entendido na leitura que faz o leitor, tem um porquê, e esse julgamento será feito conforme o entendimento dessa leitura.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre Quatro Poderes realmente só traz uma narrativa que é o recorte de nossa realidade política, não são poucos os escândalos políticos, crimes nesse teor e fraudes em licitações. É um livro que nos faz refletir sobre a situação: na maioria das vezes o ser humano se corrompe, ele não é ruim. As circunstancias o tornam.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  2. Eu como uma boa estudante de Direito, me encanto por livros assim. Como você mesma disse, um dos pontos obrigatórios do livro era ser bem escrito, por ser quatro pensamentos diferentes.
    Achei o titulo combinativo com o enredo pelo que você disse. E acho que vai ajudar as demais pessoas abrirem um padrão sobre a politica e seus efeitos quando usados de má jeito.
    Amei sua resenha, parabéns
    http://livrosimaginarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila!!!

      Então, acredito que esse livro tem tudo para lhe agradar, espero que tenha a oportunidade de lê-lo. Há muitas verdades nessas páginas.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  3. Mila!
    Muito bom poder ver um livro que fala sobre os bastidores da política, principalmente em um país como o nosso que anda cheio de corrupção.
    Pode ser um livro de ficção, porém tive a nítida impressão que é baseado em nossa realidade atual.
    Bem interessada para ler.
    Uma semaninha carregadinha de luz e paz!
    “Acredite que você pode, assim você já está no meio do caminho.” (Theodore Roosevelt)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida,

      É ficção, mas é tão real sabe? Sempre acho que mesmo um livro de ficção ou fantasia é singularmente um reflexo da realidade.

      Muito bom esse livro.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  4. Oie,
    Achei bem interessante e diferente a historia, gostei. Não costumo ler livros que seja relacionado a política, mas esse me pareceu bom..
    Espero poder ler em breve!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna,

      Eu também não costumo ler esse tipo de livro, mas esse é muito bom.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  5. Um livro cuja leitura envolve e mexe com o leitor, que desperta indignação por saber que ainda que o cenário e os personagens sejam fictícios, no meio da crise que o país todo se encontra, em diversas cidades certamente existe um bom político como o Alberto Barão, e meia dúzia de ruins que o corrompem, como o Armando Pimenta e o Cláudio Barão. Mas, justamente por isso, é um livro que todos devem ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeitamente Solange... em todas as páginas o leitor é confrontado com uma ficção que reflete, e muito, noss cenário político, isto é, nossa realidade.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  6. Não fazia a mínima do que o livro abordava, esperava que a história fosse totalmente diferente do que essa, pois o título me passou uma outra impressão. Não sou do tipo de ler muito sobre livros que envolvam política, pois não tenho muitos livros assim. Me interessei muito pelo fato de ser autores brasileiros, pois estou na fase de querer conhecer mais autores nacionais. Espero poder ler logo! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivi, que lindo seu comentário,

      sobretudo a parte de querer conhecer leitores nacionais. Muito interessante e admirável sua posição.
      Certamente você gostará, mesmo não lendo muito sobre o assunto... o que talvez é meu caso também, mas curti bastante.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  7. Quero demais este livro! Ele fala sobre política, como funciona a política através dos personagens! É um livro engraçado e ao mesmo tempo ele nos faz refletir o cenário político de nosso país!! Este livro está bem comentado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marie,

      Realmente ele está agradando a todos que estão lendo, acho que porque está revelando coisas séries de uma maneira fácil e para quê melhor saber das coisas através de uma linguagem fácil? Superou minhas expectativas, espero que supere a de quem o ler também!

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  8. Bela resenha, abordando o conteúdo de forma simples e inteligente, facilitando o entendimento e despertando o interesse dos leitores, vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  9. Tenho lido muitas resenhas positivas em relação a esse livro. Desde o lançamento dele que já coloquei na minha listinha. Você levanto essa questão de ser escrito por um grupo de autores, mas já eu acho extremamente complicado, pois acaba-se misturando estilos e tudo o mais. O bom é que essa união deu super certo. E claro que fiquei super curioso pra ler, pois, mesmo também não sendo muito fã de assuntos como esses, achei a ideia super interessante. Espero ler muito em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nardonio,

      Você está correto em relação a ser escrito por vários autores ser uma mistura de estilos, de fato, mas acho que depois do livro concluído TODOS devem revisar TUDO e isso vai dar um estilo unificado e consequentemente deve gerar uma boa qualidade literária. Eu penso assim. Uma boa revisão vale muito e é uma peça fundamental para um livro coletivo.
      Obrigada pelo comentário, espero que quando o ler goste tanto quanto eu gostei.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  10. O livro parece ser super interessante, temática bem atual, só vi resenhas bem positivas sobre ele, fiquei com muita vontade de conferi essa história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Milena,

      O livro é bem legal mesmo. Estive curiosa também e gostei de ter saído da zona de conforto literária e ter embarcado nestas páginas. Bem envolvente. Espero que tenha a oportunidade de conferir esta narrativa.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  11. Achei esse livro muito interessante desde que o vi... Sinceramente, o que chamou minha atenção foi a capa rs
    Espero em breve poder ler ele, apesar de não curtir muito política, creio que esse livro aborda esse tema de uma forma bem interessante.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!