Resenha: "O Garoto dos Meus Sonhos" de Lucy Keating

O Garoto dos Meus Sonhos, Lucy Keating, São Paulo: Globo Alt, 2016, 264 pág.
Tradução: Luisa Geisler
Saudações Leitores!
Dreamology no Brasil ganhou o título de O Garoto dos Meus Sonhos, foi escrito pela norte-americana Lucy Keating e se trata de seu primeiro romance YA (young adult = jovem adulto). Já falei sobre esse livro em um vídeo (AQUI), mas queria resenhá-lo no blog também.
Antes de mais nada (antes até dele ser publicado no Brasil) eu já paquerava esse livro por causa dessa capa lacradora, mas a edição gringa estava muito (muito, muito) cara então fiquei adiando a compra, quando, de repente, a Globo Alt lança o livro em nosso território nacional e eu pulo, vibro e grito e na louca corro para comprar o livro (que estava bem mais barato do que a edição estrangeira), até porque eles mantiveram a capa original. Esta foi minha primeira leitura de 2017!

Quando li a sinopse de O Garoto dos Meus Sonhos eu imaginei um YA bem teen, na realidade, algo leve, clichê e "mais do mesmo", mas não é que ele me surpreendeu?! E a surpresa foi boa e consegui apreciar bastante a leitura, geralmente livros voltados para o público mais jovem acabam deixando de trabalhar alguns pontos em detrimento de outros, isto é, deixando fios soltos ou mal explicados durante a narrativa, no entanto, relevando este fato, pois eu até já esperava isso, consegui gostar muito.
Aqui vamos acompanhar a Alice que desde os seis anos de idade sonha com um garoto chamado Max (daí o nome do livro) e, quando ela e o pai se mudam para Boston, no primeiro dia de aula, na escola nova, ela se depara com ninguém menos do que o garoto de seus sonhos, o mais esquisito é que ele também tem o mesmo nome: Max.

Alice, por estar apaixonada por Max desde os seis anos, começa a querer travar diálogos com Max, mas o garoto passa a querer se esquivar dessas conversas, sobretudo porque ele tem uma namorada, é um garoto nerd, popular, atleta etc. Só que posteriormente descobrimos que ele também sonha com Alice e o mais interessante: os dois sonham as mesmas coisas, mesmas situações e ao mesmo tempo!
Detalhe: Max está se "esquivando" de Alice porque ele também gosta da garota, mas ele tem uma vida com Celeste, até porque foi ela quem esteve do seu lado quando ele mais precisou. O que é um pouco injusto com Alice, pois ela até então nem sabia que ele existia.

O foco de O Garoto dos Meus Sonhos é o romance fofinho e adolescente cheio de indecisões, dúvidas e ciúmes de Max e Alice, mas também vamos entrara em outros pontos que nem sempre foram totalmente esclarecidos: como a solução dos sonhos de ambos e os motivos de eles passarem a estar vivendo os sonhos, mesmo quando estão acordados. Também foi exposto as relações complicadas e de perdas entre as famílias de Max e Alice, as relações de amizade, porque sem dúvida Alice tem os melhores amigos e eu amei tanto o Oliver quanto a Sophie.
Como eu disse, senti falta da autora ter trabalhado melhor alguns pontos como a família de Alice e Max, que ficaram muito em segundo plano e quase não existia, achei incoerente, pois estamos falando de adolescentes, ou seja, eles precisam de autorização da família para várias coisas, mas os dois agiam como se já fossem adultos e não precisavam, nem sequer, comunicar nada para seus pais. Não é estranho? Sobretudo por eles viajarem para outra cidade e participarem de pesquisas científicas sem a autorização da família/responsável. Faltou uma coerência aqui ou, ao menos, uma explicação de não haver essas autorizações, etc.
Mas eu amei também a forma como os personagens foram construídos, tipo a Alice sempre soube o que queria, era madura o suficiente para resolver seus próprios problemas ao invés de esperar alguém resolvê-los, a única coisa que me incomodou na personagem foi o fato de ela correr atrás do Max e estar sempre esperando que ele decidisse ficar com ela.

Max também foi bem trabalhado, só fiquei um pouco chateada por ele viver em dúvida sobre querer ou não Alice e ficar com esse dilema o livro todo, mas no final fazer com que Alice se sentisse culpada e fosse ela a pedir desculpas. Coisa de adolescente mesmo, hein? Mas é impossível não gostar do rapaz, ele é fofo. Garanto.
Outro ponto que não posso colocar defeito algum é na diagramação do livro, muito bem caprichada, revisada e com escolhas de fontes gostosas e confortáveis para a leitura.  Enfim, O Garoto dos Meus Sonhos, foi um livro que me surpreendeu, sobretudo porque é muito bem escrito, tem uma linguagem boa, mas não simples demais, sabe? Enredo interessante, personagens cativantes, parece-me, sim, uma ótima opção para leitura, mas é bom ir com "freios", nada de criar altas expectativas, leia para se divertir e passar o tempo, vai ver como irá se surpreender com o livro.

4 comentários:

  1. Que linda essa capa, eu também super compraria só por ela! Não quis nem ler muito a resenha toda porque tenho mania de ler livros sem saber muito sobre eles, acho que assim eu não me decepciono, hahah
    Mas fiquei feliz de ler que tu gostou e que te surpreendeu com ele :)
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Betânia,

      essa capa não é linda? Dá vontade de comprar só para ostentar na estante, né? Mas o bom é que o livro tem uma leitura bem gostosinha também.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  2. Romance fofoooooo! Tava namorando esse livro desde que vi que ele ia ser lançado aqui no Brasil e li um dia desses. Como você disse, é uma coisa bem menininha mesmo, e não tem como não se apaixonar pelo Max. Mas é verdade que algumas coisas fogem a nossa realidade, como aquele fato de eles simplesmente entrarem no carro e pegarem a estrada, sem nem explicar que explicações deram pros pais!!! Mas enfim, é um livro bem lindinho mesmo. Aliás, já viu a playlist no Spotfy que a autora fez com músicas que combinam, tipo, perfeitamente com o livro?
    Um beijo ;*
    Calmomila, do Livrofilia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila,

      obrigada pela visita e comentário fofo, encanta-me.
      Exatamente, tem coisa que ficou meio "why?" "what?", mas relevando isso, foi tão fofinho e surpreendente.
      Sobre a playlist, ainda não conferir, mas sabendo de sua existência: já preciso.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!