Resenha: "Olho por Olho" de Jenny Han e Siobhan Vivian

Olho por Olho, Jenny Han & Siobhan Vivian, Ribeirão Preto, SP: Novo Conceito, 2013, 330 pág.
Tradução: Sylvio Monteiro Deutsch

Saudações Leitores!
Burn for Burn (2012), no Brasil recebeu o título de Olho por Olho, trata-se do primeiro livro de uma trilogia e vem precedido pelos títulos: Dente por Dente e Fogo Contra Fogo. Essa trilogia foi escrita por Jenny Han, autora best-seller de.... E por Siobhan Vivian, autora de....

Olho por Olho não é um lançamento no Brasil, pois foi publicado em nosso país originalmente em 2013, no entanto, apenas agora dei uma oportunidade ao livro já que, desde seu lançamento, só tenho visto comentários positivos a respeito dele.
A narrativa de Olho por Olho é em primeira pessoa e sob a perspectiva de três garotas: Mary (uma loira, bonita que já sofreu muito bullying por conta de seu peso), Kat (garota meio rebelde, opiniosa e corajosa) e Lillia (uma asiática popular, bonita e rica), essas três garotas estão vivendo na Ilha de Jar e vem, ao longo dos anos, engolindo várias situações que no presente se tornam insuperáveis e elas decidem unir forças para se vingarem das três pessoas responsáveis por seus sofrimentos: 

Lillia quer se vingar de Alex, mesmo o garoto seja um de seus melhores amigas  e muito popular na escola. Kat quer se vingar de Rennie, pois a Garota vem lhe humilhando e espalhando boatos horríveis ao seu respeito. E Mary quer se vingar de Reeve, que há muito tempo tem sido responsável por um grande sofrimento e luta.
As três garotas, que até então, não tinham laço algum de amizade fazem um pacto de ajudarem-se em cada uma das vinganças. Alguém tem dúvidas de que cada vingança vai resultar em merda? Que as consequências serão astronômicas e que Mary, Kat e Lilliam terão que aguardar um grande segredo é ficarem remoendo em culpa?
Quando comecei a ler Olho por Olho, não me situei muito no enredo e achei o desenrolar dos fatos bem lentos, até chegar ao momento em que as garotas se conhecem e passam a planejar a vingança, desde esse momento o livro vai ganhando mais agilidade e ficando viciante, no entanto, vale ter em mente que o livro é destinado para os jovens e a narrativa, o enredo, os personagens e o desenrolar dos fatos são totalmente clichês e se inspiram no modelo adolescente, tornando o livro bem mais atrativo para este público.
Consegui gostar bastante do livro, mas ainda não entendi o motivo de tanta comoção por ele, para mim, se tornou interessante simplesmente pelo fato de ser uma leitura de entretenimento que passa uma mensagem interessante sobre vingança, escolhas e consequências, além de trazer personagens femininas com muitas motivações e com personalidades absolutamente diferentes que vão aprender muita coisa até o final do livro.
O gancho para o próximo volume foi bastante interessante, apesar de não ter sido bem.o que ei u esperava, pois me.preparei para algo beeeeem maior e o que aconteceu, apesar de grave e triste, não correspondeu ao que eu esperei, contudo, estou bastante curiosa e.já não me aguento, logo logo estarei pegando o segundo volume para ler.

2 comentários:

  1. Oi Mila, tudo bom?

    Conheci essa trilogia sem querer, quando vi os lançamentos da Novo Conceito. Ainda não tive a oportunidade de conferir, mas a Camila, lá do blog, amou cada segundo de leitura, então sei que vou gostar!
    Adoro a escrita da Jenny Han, e saber que ela faz parte da construção da história já me anima bastante.
    Ótima resenha!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Denise,

      obrigada pela visita e comentário.
      Eu gostei bastante do primeiro livro e o final OMG, OMG, preciso ler o segundo...

      xoxo
      Mila F.

      Excluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!