Resenha: "Orange, vol. 5" de Ichigo Takano

Orange, vol. 5, Ichigo Takano, São Paulo: JBC, 2016, 248 pág.
Tadução: Naguisa Kushihara

Saudações Leitores!
Por se tratar do 5º e último volume da série de mangás Orange, essa resenha terá Spoiler, portanto se você não gosta de saber informações sobre o livro que irá ler então não leia essa postagem, mas se você já leu os mangás, confira e vamos discutir um "cadim" sobre o assunto, ok?

Não tenho como negar que Orange me cativou desde o primeiro volume e eu já suspeitava que se tornariam meus mangás favoritos, para juntar a história maravilhosa e reflexiva, ainda Ichigo Takano, nos apresentou seis amigos maravilhosos que você fica pensando "Queria que existissem e fossem meus amigos": Naho Takamiya, Azusa Murasaka, Takako Chino, Saku Hagita, Hiroto Suwa e Kakeru Naruse serão lembrados para sempre em meu coração.
"Discutir "culpa" não faz sentido. Arrependidos ou não, na vida, nem tudo dá pra mudar." (p.105)
Orange tem final feliz? Tem. Todos vão gostar? Não. Apesar dos cinco amigos terem conseguido mudar o destino de Kakeru, isto é, salvado o amigo, o futuro - de onde receberam as cartas - permaneceu inalterado, era uma linha do tempo paralela onde Kakeru não poderia voltar a existir como num passe de mágica, a única coisa que os amigos puderam foi alterar a atual realidade deles. 

Esse fim pode ser bom para os leitores "team Suwa" porque no futuro Naho e o rapaz tem uma família, se amam e se respeitam muito mesmo que tenham tantos arrependimentos; para quem torce para o "team Kakeru" o atual presente foi modificado e como Naho já gostava do rapaz pode ser que no futuro, na linha temporal atual, eles possam vir a constituírem uma família.
Por mais que eu pense nesse final, mesmo amando ver Naho e Suwa juntos não consigo desejar um "mundo" sem o Kakeru, portanto fiquei feliz por eles terem conseguido salvar o jovem e estreitarem ainda mais os laços de amizade. Ver o sorriso do Kakeru e de seu grupo de amigos no final, não teve preço.
"Eu achava que te conhecia, mas não sabia de nada. Por isso, quero te conhecer de verdade. Saber do que você gosta, das coisas que te deixam feliz... Saber o que posso falar para deixar você contente... Quero saber de tudo. Quero estar ao seu lado para te ajudar quando precisar." (p.144)
Embora o quinto volume tenha sido uma surra para o leitor que se viu agoniado na perspectiva de ver o que ia acontecer e o quanto Naho, Azusa, Takako, Hagita e Suwa estavam se esforçando para fazerem Kakeru se abrir e revelar seus reais sentimentos.
Também é agoniante vermos o sofrimento desesperado e culposo de Kakeru e o quanto ele se sente mal por tudo - até mesmo por sorrir -  e você fica querendo abraçá-lo e dizer que ele não está sozinho. Mas triste ainda é se tocar que no mundo há milhares de jovens e adultos passando por uma angustia semelhante e as vezes cruzando por estas pessoas na rua e nem sequer desejamos bom dia. Somos tão indiferentes a dor do outro?! Por quê?

No final tudo transcorreu bem, mas a certeza que fica é que nem tudo será as mil maravilhas, no entanto por ter amigos, pessoas que se importam Kakeru teve mais uma oportunidade e ele poderá ser salvo constantemente por estas mesmas pessoas: amigos/anjos.  
Juro que me emocionei e fiquei cá pensando na vida e o quanto as vezes negligenciamos a oportunidade de fazer outras pessoas felizes. Eu não quero mais perder estas oportunidades, sindo que fazendo pessoas felizes posso ser ainda mais feliz. Orange prova isso, porque mesmo sendo ficção, ele aborda temas reais e uma história possível, coerente.  Mais do que indicado.
"Mesmo que um dia você volte a chorar sozinho ou mesmo que viver se torne um fardo novamente... se isso acontecer, nós vamos te salvar quantas vezes for preciso." (p.205)

1 comentários:

  1. Oii Mila!!
    Venho acompanhando as postagens de Orange e posso disse que estou maravilhada com esse mangá, eu não tenho o habito de ler esse tipo de livro (mangás, HQ's, Graphic Novel), mas confesso que sempre vejo postagens do tipo aqui, e gostaria de começar a comprar para ler e achei esse Orange tão fofo que corri na Amazon para dar uma olhadinha no preço, e justamente o volume 01 não tem. =(
    Se me permite uma dica, você poderia fazer uma postagem para quem gostaria de começar a ler esses tipos de livros, pessoas como eu que não entende muito, tem dificuldade na hora de comprar e acaba não comprando com medo de acabar pegando HQs/Mangás errados. Talvez vc até tenha já essa postagem e eu que não vi, mas poderia indicar alguns livros para quem quer começar, eu realmente estou encantada com os seus posts e suas fotos.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!