Resenha: "Somos Todos Extraordinários" de R.J. Palacio

Somos Todos Extraordinários, R.J. Palacio, Rio de Janeiro: Intrínseca, 2017, 32 pág
Ilustração: R.J. Palacio
COMPRAR: Amazon, Saraiva

Saudações Leitores!
Somos Todos Extraordinários (We're All Wonders) é o mais novo lançamento de R. J. Palacio no Brasil. R. J. Palacio é a escritora best-seller de Extraordinário, que em breve sairá filme.

Não sei muito bem expressar o que senti quando coloquei minhas mãos e olhos em Somos Todos Extraordinários, pois eu esperava um livro com ilustrações - da própria escritora - mas, eu estava imaginando algo mais parecido com quadrinhos, sabe? Então me deparar com a realidade desse livro foi chocante, ainda mais levando em conta o preço que paguei para tê-lo. Minha frustração só gira em torno disso, sério, pois o conteúdo é fofo, delicado e educativo, não tem como não gostar.
Somos Todos Extraordinários não se trata de uma historia em si, mas um pequeno texto/frases motivacionais de August Pullman e sua condição e atitudes para lidar com o preconceito dos outros, o que é bastante inspirador.

Levando em conta a linguagem infantil, fácil e com períodos e orações curtas, além de poucas quantidades de páginas, trata-se de um livro cujo público alvo é o infantil, tem todo um ensinamento e uma moral que quer repassar para tornar as crianças melhores. Obviamente que jovens e adultos também são um público em potencial, afina sempre estamos em contante aprendizado, não?
"Eu sei que não posso mudar meu rosto. Mas talvez, quem sabe, as pessoas mudem a forma como me vêem. Porque, se me olharem de outra forma, vão ver que sou extraordinário. E vão ver que elas também são extraordinárias. Somos todos extraordinários!" (p.31)
No entanto, se eu pudesse dar um conselho ou dizer algo seria: espere uma boa promoção para comprá-lo, pois mesmo sendo um livro lindo e gostosinho de ler, o preço de lançamento e de capa estão absolutamente caros. Acho que em uma promoção pode-se conseguir por um melhor valor.

Sobre as ilustrações, elas estão lindas e fofas, a diagramação e o cuidado da editora com o livro é notavelmente primoroso e cuidadoso, o que torna a leitura muito mais agradável e divertida. Aliás dentro de poucos minutos (no máximo 15 min) dá para ler o livro completamente, já que são frases curtas ou parágrafos curtos e não estão presentes em todas as páginas, pois há algumas com apenas ilustrações.
Enfim, Somos Todos Extraordinários, parece-me uma boa opção de leitura despretensiosa e especial para crianças, também se torna uma ótima opção para presente. No entanto, devo salientar que é mais do mesmo... 

O que quero dizer é que, R. J. Palacio já está exagerando em criar milhares de livros sobre Extraordinário, talvez fosse melhor dar uma continuação para a história do que criar essa penca de livros extras, ou mesmo já está bom da escritora partir para outra história e nos presentear com mais um livro emocionante. 
"Um olhar gentil enxerga o que há de mais extraordinário."  (p.32)

0 comentários:

Deixe seu comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!