Projeto Literário: Lendo Livros "Encalhados" na Estante

Saudações Leitores!
Ainda estamos no primeiro mês do ano e, por aqui, sigo estou refletindo muito a respeito dos livros que pretendo ler em 2018. Dia 12 de Janeiro, fiz um post (AQUI) no meu Instagram (@delivroemlivro_) onde falei que este ano não queria comprar tantos livros como comprei ano passado, mas estava priorizando ler os livros que já tenho na estante (e os de parcerias que forem chegando, claro!). 

Com essa postagem percebi que meu "problema" (de acumulo de livros) é o mesmo de vários outros leitores (blogueiros, youtubers, instagramers), pois como gostamos de livros acabamos comprando bastante e na hora de ler priorizamos os de parcerias, então aquele livro comprado fica "encalhado" na estante, que soma-se aos livros "encalhados" dos anos anteriores e já dá uma quantidade bem significativa de encalhadões. 😂
Tenho muito mais de 100 livros nessa situação! Então decidi iniciar um projeto para desencalhar estes livros não lidos (Projeto Literário: Lendo Livros "Encalhados" na Estante), claro que não vou conseguir ler TODOS neste ano, porque ainda tenho os de parcerias para dar conta e geralmente leio entre 80 e 100 livros, mas o objetivo é tentar ler o máximo possível e se divertir durante o processo. 

Esse projeto é bem simples e qualquer leitor pode fazer basta que tinha livros em casa que ainda não leu, caso vá participar não esquece de me avisar, ok? Ele consiste em:

1. Não comprar tantos livros durante o ano, a não ser que vá ler imediatamente após a compra ou que seja alguma edição especial.
Por que não deixar de comprar totalmente? Acredito que não posso me dar essa resolução tão taxativa de deixar de comprar livros totalmente, porque vezenquando  aparecem promoções boas e resistíveis com livros que realmente quero ler ou então são lançadas continuações de séries que já estou lendo e que quero continuar lendo, portanto não posso dizer que vou deixar de comprar livros este ano mas meu objetivo é diminuir drasticamente a quantidade de livros que compro.
2. Estipular uma quantidade máxima X de livros que poderá comprar durante o ano, só para ter um controle, nem precisa ser tão fiel a essa quantidade, mas sempre que for comprar algum tente lembrar dela e dos livros que você ainda tem em casa que NÃO FORAM LIDOS.
Vou estipular no máximo 25 livros, mas não pretendo chegar a tanto. 
3. Não estipule quantidades de livros encalhados para serem lidos, para não tornar a atividade uma obrigação, mas procure por pelo menos dois exemplares de livros que estejam há mais tempo na estante e não foram lidos para começar por eles, se você conseguir lê-los durante o ano, estará de parabéns, e então poderá escolher mais dois livros encalhados para dar continuação ao projeto , vamos manter as metas pequenas para motivar e incentivar a leitura, pois é muito difícil ler livros que estão há mais tempo na estante sendo que há tanto outros livros lançados que queremos ler, não é?
Quero começar desencalhando As Crônicas de Nárnia e depois ler todas os livros da série As Brumas de Ávalon, no entanto, não vou estipular quando vou ler, nem o tempo que vou demorar lendo, pois esses livros são bem volumosos, então vou lendo à medida em que ficar confortável e vou atualizando vocês a respeito.
Depois da exposição desse Projeto Literário: Lendo Livros "Encalhados" na Estante vocês podem estar se questionando o motivo de eu falar mais sobre as compras do que sobre os livros parados, é que uma coisa é muito relacionada a outra: o motivo de eu não conseguir ler os livros encalhados na estante é porque compro muito mais do que leio, por exemplo: durante um mês leio entre 6 a 10 livros, mas acabam chegando pra mim 15, ou seja, se eu conseguisse os 10, 5 ficariam sem serem lidos e contabilizando isso durante o ano seriam 60 livros não lidos, então é muito urgente que eu pare de comprar e comece a ler os livros que já tenho. Quem vem comigo nesse desafio?

Sigam-me os bons! 😉😀

0 comentários:

Deixe seu comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!