Resenha: "Dente de Leão" de Mia Dailan

Dente de Leão, Mia Dailan, São Paulo: Ixtlan, 2018, 68 pág

Saudações Leitores!
Estou muito encantada com Dente de Leão este é um livro de poesia que parece que nos leva para dar um passeio de carona com o vento. O livro foi escrito pela poeta baiana Mia Dailan, que por obra do destino e dos acasos propiciados pelo Instagram (miadailan) tive o prazer de descobri-la.

Final do ano passado estava rolando pelas fotos na aba de pesquisar do Instagram e me deparei com uma foto linda de Dente de Leão e, para me encantar ainda mais, o título despertou minha curiosidade; após clicar na foto fui ler a descrição e meu coração quase salta do peito: era poesia, era cheio de delicadezas. Desejei.

Nem dá para acreditar que consegui ter o livro em minhas mãos e, após abrir o envelope, não pestanejei para ler. Mergulhei (ou me deixei levar pelo vento como uma pétala de dente de leão...). Sou muito grata por essa leitura.

O livro é dividido em três capítulos: 1. Semente, 2. Folha, 3. Flor. Quase não consegui me conter e devorei todo o livro de uma sentada só, mas, para assimilar melhor, resolvi ler cada parte e dar uma pausa para poder sentir os poemas, as palavras.
Ao chegar ao fim de Dente de Leão só tenho elogios: a experiência de leitura foi incrível, algo delicado, singelo e que eu precisava.

No volume conseguimos ver um pouco do olhar do poeta sobre o outro, sobre os sentimentos, sobre as coisas, sobre objetos. A poesia tem esse quê de epifania, mesmo sendo algo que já tenhamos ouvido falar, que já tenhamos visto, etc., ela faz sempre suas revelações e tem uma forma particular de tocar cada leitor.
Acredito que nessa correria cotidiana, precisamos desacelerar, parar de ter pressa e sentir mais aquilo que estamos vivendo, por isso acho tão sensacional nos abrirmos mais para a poesia, para conseguirmos nos apropriar mais e mais da essência da vida, dar mais abertura, parar de correr... caminhar.

Já pararam para pensar que às vezes é necessário que apenas deixemos os ventos nos guiar pela vida e ele vai nos mostrar nosso destino?

2 comentários:

Muito obrigada pelo Comentário!!!!