Resenha: "Perigosa Amizade: O Começo" de Gisela Bacelar

Perigosa Amizade, Gisela Bacelar, São Paulo: Planeta, 2017, 240 pág.
COMPRAR: Amazon | Saraiva

Saudações Leitores!
Perigosa Amizade: O Começo, da escritora e modelo Gisela Bacelar e tem a proposta de ser o volume zero de uma série, ou seja, o livro que apresentaria os personagens e a vida deles para os leitores.

Particularmente, achei o livro bem parecido com um Gossip Girl brasileiro, porque temos quase os mesmos dilemas e temas abordados na série televisiva, só que mais situado ao nosso país.

Temos personagens cheios de questionamentos sobre amor, primeiras vezes, beijos, sexo, homossexualidade, escolhas, mudanças, abuso de álcool e drogas, enfim, uma série de coisas que estão presentes na vida dos jovens que estão "descobrindo" o mundo e escrevendo suas próprias histórias.

Não achei um livro inédito, porque tem vários elementos que costumamos ver em séries e livros atuais, mas a forma como foi escrito tornou a leitura envolvente, muito embora algumas "marcas da oralidade" tenham me incomodado (exemplo: socoooooooro, kkkkk) porque não gosto de ver isso nos livros que leio, gosto de uma linguagem mais culta, que me ensine a escrever direito e dê mais vocabulário para usar no meu dia a dia.

Tirando essas particularidades, que me incomodam e sei que pode não incomodar outros leitores, achei o livro bem desenvolvido, mesmo apresentando muitos personagens, muitas histórias onde algumas eram mais trabalhadas que outras, contudo, essa é a proposta de Perigosa Amizade: O Começo apenas apresentar ao leitor o "cenário" o "palco" e os "atores" que possivelmente serão melhor desenvolvidos nos próximos volumes, certo?
Acredito que Perigosa Amizade: O Começo cumpriu com o objetivo proposto, conseguiu ser prático, direto e mostrou que vai falar do universo jovem, para os jovens, utilizando uma linguagem jovem. Depois de tanto "jovem" acredito que tenha ficado claro que o público alvo é este e que o livro tem potencial para agradar ao seu público, mas pode ser que agrade um publico mais adulto também, desde que não seja tão exigente.

De maneira geral gostei bastante de Perigosa Amizade: O Começo, tem seus méritos e foi uma leitura super rápida e agradável. Só volto a frisar que muitas vezes fiquei confusa pela quantidade enorme de personagens, fiquei perdida em relação a isso e tenho receios em relação aos próximos livros, porque serão muitas histórias para serem contadas e é necessário uma atenção aí.

No mais, é super importante os temas que foram abordados e podem ser visto de forma positiva, como um alerta, ou negativa: como um exemplo ruim, mas de uma forma ou de outra vai levar a reflexão, portanto, é uma leitura até certo ponto necessária.

0 comentários:

Deixe seu comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!