Resenha: Ascensão - Stephen King

domingo, janeiro 05, 2020

Ascensão, Stephen King, Rio de Janeiro: Sumam 2019, 124 págs.
Tradução: Regiane Winarski
Ilustração: Mark Edward Geyer
COMPRAR: Amazon | Outras Lojas

Saudação Leitores!
Ascensão (Elevation, 2018) escrito pelo aclamado escritor norte-americano Stephen King, trata-se de uma novela que foi publicada em 2018 e, no Brasil, foi lançada no final de 2019.

Um fato curioso sobre essa novela é que se tratou da minha última leitura do ano de 2019 e por ser um livro com pouco mais de 120 páginas é possível lê-lo tranquilamente em um dia.

Falando realmente sobre Ascensão, essa novela, apesar de ter mistério e eventos sobrenaturais, tem um tom completamente novo em uma obra do King, porque senti que mesmo com um acontecimento triste se aproximando todo o enredo tem um tom mais otimista.

Os ponteiros de um relógio, os números em uma balança de banheiro, essas coisas não eram apenas meios de tentar medir forças invisíveis que tinham efeitos visíveis? Um esforço débil de controlar uma realidade maior, além daquilo que os meros humanos viam como realidade?

Em Ascensão vamos acompanhar Scott Carey, que mora em Castle Rock, e que acabou de descobrir que está acontecendo algo muito estranho e inexplicável consigo; ele está perdendo peso nas últimas semanas, porém, mesmo perdendo peso seu corpo não tem sofrido alteração alguma, ou seja, não tem emagrecido.

Mesmo preocupado com a situação, Scott decide que não quer ir ao médico, pois não quer se tornar um rato de laboratório e passar por experimentos científicos, entretanto, decide compartilhar o acontecimento com o médico aposentado dr. Bob Ellis que fica estarrecido com o mistério.

Scott se lembrou do quão feliz havia ficado quando finalmente reuniu coragem para subir na balança, no início do mês. Feliz da vida. O ritmo constante de perda de peso depois disso foi preocupante, sim, mas não muito. Foi a coisa das roupas que transformou a preocupação em medo.

A medida que Scott vai ficando mais leve e tendo que se preocupar com o fato de que pode chegar a não ter peso algum, ele também terá que lidar com outros problemas como por exemplo o preconceito da cidade em relação ao casal lésbico que mora em sua rua e um projeto de trabalho realmente importante.
Scott que no principio da novela parecia um homem divorciado absolutamente solitário e pouco perceptivo para o que acontecia a sua volta, acaba firmando relações e amizades improváveis, vivendo momentos inesquecíveis e unindo a comunidade de Castle Rock fazendo com que as pessoas tivessem mais empatia umas com as outras e esquecessem seus preconceitos em relação ao casal lésbico.


O sorriso apareceu, tão previsível quanto o nascer do sol no leste. Era a armadura dela. Talvez por trás houvesse uma pessoa magoada e com raiva, mas ela tinha decidido que ninguém no mundo veria isso.

Ascensão se tornou uma novela extremamente otimista, alegre, improvável, mas também absolutamente triste e misteriosa que vai prender o leitor do começo ao fim. Uma leitura realmente viciantes e envolvente e que vai colocar em xeque alguns comportamentos das intolerâncias de nossa sociedade. Extremamente recomendado!

COMPRAR: Amazon | Outras Lojas

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Muito obrigada pelo Comentário!!!!