UMA QUESTÃO DE QUÍMICA É UMA GRATA SURPRESA: ENREDO, NARRATIVA E PERSONAGENS SÃO ABSOLUTAMENTE SURPREENDENTES E INUSITADOS NA LITERATURA CONTEMPORANEA.
Saudações Leitores!
UM QUESTÃO DE QUÍMICA escrito pela revisora e diretora criativa Bonnie Garmus que é norte-americana, mas atualmente mora em Londres foi uma grata surpresa. Devo confessar, no entanto, que a leitura foi absolutamente inédita e imprevista por mim, afinal nunca tinha ouvido falar da escritora e não conhecia a premissa desse livro. Peguei para lê-lo completamente às cegas.
Em UM QUESTÃO DE QUÍMICA vamos acompanhar a história de uma personagem chamada Elizabeth Zott, a história irá iniciar no ano de 1961. Elizabeth é uma mulher muito à frente de seu tempo, é uma química, cientista bastante inteligente, porém vivem em uma época em que as mulheres são oprimidas, em uma sociedade machista que impossibilita que uma mulher inteligente se sobressaia porque vai atingir o ego dos homens, portanto, mulheres praticamente não tem vez e quando encontram voz é através de um personagem masculino que rouba suas ideias e opiniões.
É diante desse cenário triste - para as mulheres - que Elizabeth irá ousar querer ser reconhecida por seu mérito e trabalho que, diga-se de passagem, dedica-se de corpo e alma. Nesse meio tempo, ela irá conhecer um renomado cientista chamado Calvin Evans que irá virar sua vida de pernas para o ar.
Primeiramente, devo alertar que o primeiro "encontro" dos dois não é tão favorável para o amor, mais eles vão acabar se envolvendo e Calvin irá perceber a genialidade de Elizabeth e tentará ajudá-la a se tornar conhecida, porém Elizabeth quer ganhar fama por seu próprio esforço e não em razão de estar em um relacionamento com um cientista famoso. O casal, sem dúvida tem bastante química e Elizabeth em si mostra que tudo na vida é rodeado por reações químicas e que é possível as mulheres serem grandes químicas em situações bastante rotineiras como cozinhar, cuidar de uma casa.
Apesar de estar em um relacionamento super fofo com um cientista, Elizabeth não terá uma vida mais fácil, sobretudo porque até mesmo estar com um homem de poder gera um desconforto, pois todos comentam que ela só está com ele pela fama, porque ele irá servir como uma escada para ela. Comentários absurdos, mas que tornam a vida de Elizabeth mais difícil e tudo fica mais cheio de dissabores para Elizabeth quando ela precisa deixar o emprego de cientista e ter que - para se sustentar e cumprir com suas responsabilidades - se tornar apresentadora de um programa de culinária na TV.
Será que a vida de Elizabeth Zott será mais fácil como apresentadora de TV? A resposta é óbvia: num mundo marcado pelo machismo, até mesmo as mulheres que estão à frente das câmeras tem que agir como fantoches manipuladas por homens e, Elizabeth não irá se adequar muito nesse paradigma. Claramente essa não adequação irá trazer ainda mais problemas para Zott.A autora Bonnie Garmus me surpreendeu muitíssimo em UM QUESTÃO DE QUÍMICA e não apenas pelo enredo que tem um quê de bastante humor, nem pela personagem maravilhosa e por ser um livro que traz à pauta temas tipicamente feministas e que aborda assuntos sérios como traumas, sequelas do passado, maternidade solo, manipulação, assédio entre tantos outros tópicos, mas por mostrar que mesmo com a evolução e a maior liberdade - conquistada a duras penas pelos movimentos feministas - ainda não evoluímos muito e muitas das coisas vivenciadas por mulheres na década de 60 ainda hoje são uma triste realidade que mostra o quão necessário são movimentos feministas e o quanto ainda temos que lutar por equidade.
Foi difícil não me sensibilizar por todas as decepções e dificuldades vividas por Elizabeth, pois são dificuldades - ainda hoje - bastante reais, foi difícil não me colocar na pele de Elizabeth ao tentar provar que é tão competente quanto qualquer outra pessoa e que capacidade não se define por uma genitália
UM QUESTÃO DE QUÍMICA é uma leitura riquíssima e marcante ao mesmo tempo, ressalto que o livro NÃO SEGUIU NENHUMA RECEITA PRONTA, pelo contrário apresentou até mesmo uma narrativa bem diferente do que temos atualmente e, mesmo assim, a presentou elementos incríveis que tornou o volume ainda mais atrativo como: romance, humor, personagens bem inusitados, nomes divertidos, assuntos sérios sendo tratado de uma maneira leve e reflexiva (tudo na medida certa), um final bem verossímil e atrativo também.A leitura de UM QUESTÃO DE QUÍMICA foi tão boa, tão boa que nem encontro palavras para expressar, mas digo uma coisa: ao começar a lê-lo não esperava me deliciar tanto, além do mais nunca julguem um livro pelo título, apesar de estarmos falando de cientistas - químicos - o livro não é enfadonho com termos técnicos em excesso, pelo contrário, quando são usados acabam soando de maneira agradável e sendo uma fonte de ensinamento e comicidade ao volume. Estou encantada e espero que você, caro leitor, pegue este volume e leia-o para entender tudo o que estou querendo dizer - sem spoiler - neste veredito. Boas leituras e até próximo post!
Uma Questão de Química
Título Original: Lessons in Chemistry (2022)
Autor: Bonnie Garmus
Tradutor: Maria Carmelita Dias
São Paulo: Editora Arqueiro
Ano: 2022 | 384 págs.
COMPRAR: Amazon | Outras Lojas
Postar um comentário
Muito obrigada pelo Comentário!!!!