A TRAVESSIA DE GRETA JAMES É UM LIVRO SOBRE SE TRANSFORMAR, SE REINVENTAR, SE REDESCOBRIR E SOBRE AUTOCONHECIMENTO.
Saudações Leitores!
A TRAVESSIA DE GRETA JAMES é o meu primeiro contato com um livro da escritora norte americana Jennifer E. Smith que escreveu o famoso A probabilidade Estatística do Amor à primeira Vista, Ser Feliz é Assim, Sorte Grande, Olá, Adeus e Tudo Mais, Amor, trens e outras coisas que saem dos trilhos entre outros livros já publicados no Brasil. Inclusive o livro Olá, Adeus e Tudo Mais foi adaptado pela Netflix e está disponível na plataforma, além disso, outros de seus livros têm direito de adaptação comprados ou já estão em fase de produção.
O que falar sobre A TRAVESSIA DE GRETA JAMES? De início, quero frisar que o livro traz uma narrativa leve, encantadora, mesmo em se tratando do tema de luto, recomeço, superação e relacionamento familiar conturbado.
O enredo traz a história de Greta James, uma estrela do rock que está passando por um momento difícil, tendo em vista que sua mãe morreu faz três meses e a carreira de Greta deu uma pausa devido a um incidente que ela passou em cima de um palco.
Porém, antes da morte, a mãe de Greta, seu pai e um grupo de amigos tinham idealizado uma viagem em um cruzeiro para o Alasca em comemoração ao aniversário de casamento deles.
Agora que tem uma passagem "vaga" e o irmão de Greta percebendo que ela não estava bem, incentiva-a para ir para a viagem junto com o pai e o grupo de amigos no cruzeiro. Greta reluta muito, sobretudo porque está se preparando para um grande show que irá definir o futuro de sua carreira.
A TRAVESSIA DE GRETA JAMES é uma história bastante surpreendente em vários sentidos, porque tem uma história emocionante, bonita e com tons melancólicos, fazendo um paralelo muito grande da vida com a arte.
Além disso, traz uma reflexão muito grande sobre se encontrar e que a viagem para as geleiras do Alasca é uma metáfora para a solidão, para o autoconhecimento e o encontro da paz interior e aceitação sobre aquilo que não podemos mudar.
"Mas música sempre foi seu refúgio. Era uma válvula de escape quando o mundo ficava sombrio, um abrigo confiável para qualquer tempestade. Ela podia andar naquela corda bamba, voltar para seu apartamento entrar embaixo das cobertas e fechar os olhos de novo."Greta James vive uma semana extremamente inusitada e ao mesmo tempo de grande aprendizado, desse modo, à medida que ela vai se autoconhecendo, nós, como leitores aprendemos e encontramos em Greta muito de nossos sentimentos, emoções e frustrações. Sem contar que é nessa viagem que ela irá encontrar Ben que mudará suas perspectivas e mostrará outros modos de ver sua carreira e a vida que leva.
A TRAVESSIA DE GRETA JAMES é tão sensível e percebemos um tom poético, os temas tratados são tensos, mas Jennifer E. Smith tem um dom muito lindo de trabalhá-los de forma leve. Greta é uma personagem bastante real e no fim das contas o livro tem um desfecho plausível ao abordar sobre a iminência da morte e a preciosidade da vida e a importância de valorizar os momentos e lutar por seus sonhos.
"A vida real, pensa ela, as palavras latejando na cabeça enquanto entra embaixo das cobertas. Seu pai acredita que toda a sua vida adulta é um exercício para evitar isso: desviar de qualquer coisa permanente demais fugir de tudo que possa prendê-la. Mas o que Greta tenta fazer é o oposto: ela tenta viver um sonho. E talvez seja possível que essas coisas coexistam; talvez seja possível retorcer a vida até obter uma combinação das duas. Ou talvez não. Talvez seja preciso trocar uma coisa pela outra em algum ponto no caminho. Talvez não seja tão diferente de crescer."
A Travessia de Greta James
Título Original: The Unsinkable Greta James (2022)
Autor: Jennifer E. Smith
Tradutor: Regiane Winarski
São Paulo: Editora Arqueiro
Ano: 2022 | 272 págs.
COMPRAR: Amazon | Outras Lojas
Postar um comentário
Muito obrigada pelo Comentário!!!!