O VERÃO QUE MUDOU MINHA VIDA é mais do que um livro sobre amor adolescente, é sobre família, amizade e criar vínculos eternos.
Saudações Leitores!
Já fazia bastante tempo que queria ler O VERÃO QUE MUDOU MINHA VIDA, que faz parte da Trilogia Verão de Jenny Han, mesma autora de Para Todos os Garotos que Já Amei. Então, agora que saiu a adaptação (série), resolvi mergulhar nessa leitura que, já antecipo, dá para ser feita em UM DIA!
O livro tem uma trama que empolga e a forma de narrativa escolhida por Jenny Han foi assertiva: o livro tem vários flashbacks, ao passo que também narra situações do presente.
"Às vezes parece que a pessoa é um milhão de vezes mais bonita para a gente, na nossa cabeça. É como se a olhássemos com lentes especiais Ou talvez a gente veja o que a pessoa realmente é."Sabe aquela áurea de verão, biquíni, picolé e corpos sarados romantizados pelos norte-americanos? Temos exatamente isso aqui, de uma maneira clichê, mas também inusitada. Tem algo que preste a gente aos acontecimentos de O VERÃO QUE MUDOU MINHA VIDA.
Nesse livro vamos acompanhar a história de duas amigas: Suzanah e Laurel, que - desde sempre - nos verões, vão para uma casa de praia em Cousins, com os filhos: Conrad, Jeremiah (filhos de Suzanah), Steven e Belly (filhos de Laurel). Desde sempre Belly - a personagem que nos conta a história - mostra que sempre foi meio excluída por ser menina e, com o passar dos anos, Belly acaba desenvolvendo um crush por Conrad, porém é meio platônico, ao passo que Jeremiah (irmão de Conrad) também desenvolve um amor platônico por Belly, enquanto isso, Steven, irmão de Belly, fica importunando os verões da irmã.
"De repente me ocorreu que precisava dar tudo de mim naquele verão, precisava que valesse a pena, para o caso de não haver outro. Eu ia fazer dezesseis anos, também estava ficando velha. As coisas não podiam continuar iguais para sempre."
No início da leitura de O VERÃO QUE MUDOU MINHA VIDA pensei se tratar de um romance adolescente e, na verdade é, porém é mais que isso, pois não traz apenas o possível triângulo amoroso, mas ao passo que vamos acompanhando o passado e o presente vamos nos debruçando sobra a vida de duas famílias e toda a trajetória que tornou e levou os personagens a estarem e serem o que são, é extremamente empolgante e alucinante acompanhar todo esse misto de emoções, porque acabamos nos apegando a TODOS os personagens de uma maneira ímpar e fica difícil aceitar quando um deles está sofrendo ou passando por um mal momento.
O VERÃO QUE MUDOU MINHA VIDA traz um novo conceito de amizade e família, algo que é muito mais abrangente, pois são vínculos que criamos por convivência.
"Fiquei me perguntando se era daquele jeito que as paixões antigas morriam - um suspiro de agonia, até que, de repente, nada."
Esse primeiro volume tem vários desdobramentos interessantes, como ver a insegurança e a inveja de Belly se transformar em confiança e certezas em relação as suas escolhas, aceitando que cada uma delas irá trazer consequências. Ver os rapazes amadurecendo e sendo super protetores também é algo interessante. Ver as mães se apoiando nos bons e mais momentos é algo também imensamente lindo. Como não se apaixonar por esse livro?
Obviamente deixo aqui minha recomendação para todos e já saio desse veredito com o próximo volume nas mãos. Até o próximo post!
"Senti aquele velho empuxo, a correnteza me levando de novo. Continuava presa àquela corrente - a do primeiro amor. O primeiro amor continuava me trazendo de volta a isso, a ele. Eu ainda perdia o fôlego só de ficar perto dele. Tinha passado a noite anterior pensando que o superara, pensando que eu estava livre, que o tinha esquecido. Só que não importava o que ele dissesse ou fizesse: eu nunca o esqueceria."
O Verão que Mudou Minha Vida
Título Original: The Summer I Turned Pretty (2009)
Autor: Jenny Han
Tradutor: Mariana Rimoli
Rio de Janeiro: Intrínseca
Ano 2019 | 240 págs.
COMPRAR: Amazon | Outras Lojas
Postar um comentário
Muito obrigada pelo Comentário!!!!