SOCIAL MEDIA

Jack e o Porquinho de Natal - J.K. Rowling (resenha)

quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

COMPRAR: Amazon | Outras Lojas

Jack e o Porquinho de Natal é uma história cheia de magia e uma leitura encantadora, sem dúvida J.K. sabe escrever um bom livro!

Saudações Leitores!

Apesar das polêmicas que a escritora J. K. Rowling se envolve, ainda assim resolvi ler Jack e o Porquinho de Natal (The Christmas Pig, 2021) por ser um livro natalino e destinado ao público infantil, pois reconheço que a escritora manda bem em livros infantis.

Jack e o Porquinho de Natal conseguiu de inúmeras maneiras ser um livro encantador e superar - inclusive - minhas expectativas. Aqui iremos acompanhar Jack, um menino de 8 anos, que tem como melhor amigo um porquinho de pelúcia chamado Poto (ou OP), esse porquinho de pelúcia acompanha Jack há bastante tempo e inclusive estava com ele em um período difícil quando seus pais se separaram, de modo que, na época, o menino só podia contar com o cheirinho meio sujo de Poto.

Tudo ia relativamente bem na vida de Jack, no entanto, a vida do menino se torna mais difícil quando sua mãe se casa novamente e a filha do seu padrasto, Holly, que fica revoltada com as mudanças que estão acontecendo em sua vida, acaba descontando suas frustrações em Jack, brigando com o menino o tempo inteiro, inclusive numa dessas brigas - na véspera de Natal -  Holly acaba jogando OP pela janela do carro e Jack se desespera para encontrar o Poto, no entanto, mesmo com todos os esforços a família não consegue encontrar o porquinho de pelúcia.

Holy se arrepende e, para se desculpar, acaba presenteando Jack com um novo porquinho de Natal. Jack continua furioso e desolado porque o novo porquinho jamais seria capaz de substituir OP, e como é véspera de natal O Porquinho de Natal (o novo) ganha vida e oferece ajuda para Jack informando que há uma chance de encontrar OP se eles entrarem na Terra das Coisas Perdidas.

É nesse momento que a mágica acontece e vemos a versão de J. K. Roliwng que amamos: criando um universo encantador que consegue trazer um pouco da realidade passando uma mensagem mega importante e bonita, a típica mensagem natalina que amamos.

A jornada de Jack com o Porquinho de Natal começa! Quando nossa dupla de protagonistas partem para a Terra das Coisas Perdidas, o lugar onde se encontra tudo aquilo que as pessoas perdem, nunca pensei que a viagem seria tão emocionante, cheia de simbolismo, crítica e emoção.

Na Terra das Coisas Perdidas, as Coisas são categorizadas de acordo com a forma como são amadas e o quanto seus donos sentem falta delas. Há todo um processo quando as Coisas se perdem e aos poucos elas vão adentrando em categorias mais "inacessíveis". Por exemplo, quando uma Coisa se perde, ela fica 1 hora em um local chamado Extraviada, onde ficam coisas que tem maiores chances de serem encontradas por seus donos e voltar para o "mundo". Passada essa hora as Coisas acabam sendo separadas entre três cidades: Descartável, Alguém-Se-Importa e Cidade dos Saudosos; pelo menos é isso que O Porquinho de Natal e Jack pensam.

Durante a leitura é claro que percebemos que Jack não está satisfeito em ter a companhia do Porquinho de Natal e que o porquinho só pretende ajudá-lo para que depois ele seja "dado" para Holy, mas conforme os protagonistas vão convivendo e passando por vários perrengues e descobrindo que a força da união um no outro é capaz de fazê-los vencer nas adversidades - que não são poucas!

Nem consigo explicar como estou "penando" para escrever essa review, porque o universo que J. K. Rowling criou em Jack e o Porquinho de Natal é tão incrível quanto o que encontramos em Harry Potter, pois ela consegue explicar esse universo com uma riqueza de detalhes e com uma certa lógica que me impressionou, de modo que entrei dentro desse livro e dos acontecimentos do enredo, fiquei absolutamente apegada aos protagonistas e torci muito para que a jornada deles tivesse um final feliz, pois os perigos da Terra das Coisas Perdidas são muito chocantes. Essa dupla é muito corajosa, gente! 

Apesar de Jack e o Porquinho de Natal ser um livro claramente destinando ao público infantojuvenil pode ser - completamente - lido e amado por leitores de todas as idades, tanto pelo enredo mágico, como também pelas lições e acepções que a história traz. Ademais não posso deixar de comentar que a edição é belíssima e cheia de ilustração que agregam ainda mais encanto e magia para a história.

Finalizo deixando registradíssimo minha indicação insistente: boas leituras. Até o próximo post!


FICHA TÉCNICA
Jack e o Porquinho de Natal
Autor: J.K. Rowling
Ilustrador: Jim Field
Tradutor: Ryta Vinagre
Rio de Janeiro: Rocco
Ano: 2021 | 320 págs

COMPRAR: Amazon | Outras Lojas

Postar um comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!

Instagram