Um Menino Chamado Natal é aquele tipo de história que deixa o nosso coração quentinho, pois a gente sabe que mesmo com todos os empecilhos da jornada tudo irá acabar bem.
Saudações Leitores!
Uma dia estava no Instagram e me deparei com a foto de Um Menino Chamado Natal (A Boy Called Christmas, 2015) escrito pelo inglês Matt Haig e ilustrado por Chris Mould. Haig escreve livros para adultos e crianças, mesclando os mundos da realidade doméstica e da fantasia total com um toque pra lá de especial. Quando vi a capa do livro e me encantei por ela, fui ler a sinopse e me peguei desejando ler. Não deu outra: Comprei.
Um Menino Chamado Natal é uma história mágica e para completar a experiência de leitura tem adaptação desse livro na Netflix (Uhurrr). Aqui vamos acompanhar a história de um garoto de 11 anos de idade chamado Nikolas que mora na Finlândia com seu pai, Joel, o lenhador. Após a morte de sua mãe, o pai é a única família que Nikolas tem. Aliás, ele tem até uma tia rabugenta chamada Carlotta irmã mais velha de seu pai, mas é melhor não contar com ela para nada.
Apesar de terem uma vida muito humilde, Nikolas acredita na felicidade e por isso conseguia ser feliz ao lado de seu pai até o dia em que um caçador faz uma proposta de viagem para Joel, irem em uma excussão ao Extremo Norte buscar provas da Vila dos Duendes e levar essa prova para o rei a fim de receber uma grande recompensa.
O fato é que nesse momento tudo irá mudar na vida de Nikolas, pois está se aproximando o Natal e por ter nascido no dia de Natal, o pai lhe apelidou de Natal e por isso aceitou ir na excussão para tentar conseguir dinheiro para dar uma boa festa de Natal ao filho. Porém, para ir nessa excussão ele deixou o filho com a tia que foi muito má para Nikolas.
Nikolas sofre tanto e acaba com tanta saudade do pai que foge de sua casa para ir atrás de seu pai. A jornada é desafiadora, principalmente com a nevasca caindo e os perigos da floresta, além de ir por um caminho que ele nunca percorreu, mas é também nessa jornada que ele vai descobrir a verdadeira amizade e a importância de acreditar no impossível.
Por mais desafiadora que seja a viagem de Nikolas em Um Menino Chamado Natal vamos ter uma grande aventura cheia de reflexões e uma história para deixar nosso coração quentinho. Por acreditar na felicidade, por ser um garoto bom ele acaba chegando a seu destino A Vila dos Duendes e acaba se deparando com um grande desafio para seus 11 anos de idade.
Até se tornar o Papai Noel, Nikolas vai ter que descobrir muitas coisas sobre a vida, sobre os seres mágicos, sobre a luta e o luto. É uma história realmente mágica e cheia de sentimentalismo, mas não esperem lágrimas ou algo tão diferente do previsto, pois é um livro infantojuvenil e a narrativa não vai ter tantos desdobramentos.
O que mais gostei na leitura de Um Menino Chamado Natal foi a forma como o autor escreveu a história: toda em primeira pessoa, como se o próprio Papai Noel estivesse contando sua história para nós e dando seus pitacos visionários. Vale ressaltar que essa história nasceu justamente depois de uma pergunta do filho, de 6 anos, de Matt que perguntou-lhe como era o Papai Noel quando criança.
Então é isso, Um Menino Chamado Natal, é uma narrativa incrível, as ilustrações também são muito cativantes e amei conhecer o volume, espero que vocês "pesquem" essa dica também (agora só me falta assistir ao filme). Boas leituras e até o próximo post!
Um Menino Chamado Natal (A Boy Called Christmas, 2015)
Autor: Matt Haig
Ilustrador: Chris Mould
Tradução: Débora Isidoro
Jandira, SP: Ciranda Cultural
Ano: 2020 | 240 págs.
COMPRAR: Amazon | Outras Lojas
Postar um comentário
Muito obrigada pelo Comentário!!!!