SOCIAL MEDIA

A Vida Mentirosa dos Adultos - Elena Ferrante (resenha)

quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

COMPRAR: Amazon | Outras Lojas

A VIDA MENTIROSA DOS ADULTOS é um livro incômodo, desconfortável e por isso extremamente real, vamos acompanhar uma protagonista em sua transição da infância para adolescência e é algo chocante!

Saudações Leitores!

Finalmente vim trazer meu parecer sobre um livro de Elena Ferrante (pseudônimo de um(a) escritor(a) italiano(a)), o tão aclamado A VIDA MENTIROSA DOS ADULTOS, que recentemente ganhou adaptação para uma série na Netflix.

Em A VIDA MENTIROSA DOS ADULTOS iremos acompanhar a passagem da infância para a adolescência de Giovanna, bem como seu contato com a perda da inocência e a realidade nua e crua da vida mais adulta. Vamos literalmente acompanhar o exato momento que marca essa passagem e como a protagonista vai perdendo sua inocência e se transformando, tendo opiniões e ações embasadas no meio em que vive e nas suas recentes descobertas.

"Foi assim que, aos doze anos, soube pela voz do meu pai, sufocada pelo esforço de mantê-la baixa, que eu estava ficando igual à sua irmã, uma mulher na qual - eu o ouvira dizer desde sempre - feiura e maldade coincidiam perfeitamente."

Giovanna vai passar por gatilhos emocionais e físicos no momento dessa transição para a vida mais adulta, sobretudo quando começa a perceber as transformações em seu corpo, mostrando um novo conceito de beleza de acordo com suas curvas e traços, bem como sua mudança de comportamento. 

O fim da infância pode ser percebido de diferentes formas por cada pessoa, mas uma delas também é o que concerne a quebra da perfeição com que é possível ver os pais, que deixam de ser heróis e passam a ser tão somente seres humanos. Associado a isso, Giovanna também vai entrando na fase da rebeldia, do anseio por ser amada por todos, o desejo de ser aceita, a frustração religiosa e a busca regular por respostas. 

Para completar todo esse mix de sentimentos, sensações e reflexões que Giovanna passa temos as experiências que todas as meninas-mulheres passam e que não ficam mais fáceis ao longo  da vida (é uma constante que irá nos acompanhar): a mudança de comportamento das outras pessoas frente  ao corpo feminino, os olhares grosseiros, a sexualização e objetificação do corpo feminino, a falta de respeito com que muitos nos tratam apenas por sermos mulheres. Mas no meio desse arsenal de mudanças também há aquelas percepções internas e subjetivas como a descoberta do autoprazer, a descoberta da sexualidade, as primeiras paixões o desejo carnal e ao mesmo tempo sublime.

"Aprendi a mentir cada vez mais para os meus pais, No início, eu não dizia de fato mentiras, mas, como não tinha força para me opor ao mundo sempre bem conectado deles, fingia acolhê-lo e, enquanto isso, recortava para mim uma estradinha que devia se abandonada às pressas ao primeiro sinal de cara fechada."

Acompanhar o amadurecimento de Giovanna em A VIDA MENTIROSA DOS ADULTOS é algo que nos coloca de frente com nossas próprias experiências (se você for mulher) e ao mesmo tempo é desconfortável ver que a perda da inocência nos torna cruel, maldosas, interesseiras, ainda mais egoístas e estrategistas, porque é impossível levar a vida de forma mais leva após tantas transformações.

Além disso, ainda vamos acompanhar em A VIDA MENTIROSA DOS ADULTOS outro agravante para as mudanças de Giovanna: os dramas familiares. A traição do pai, a suposta traição da mãe, a quebra de relações com a família do pai, a brutalidade de um amor proibido e as enormes expectativas dos outros que recaem nos ombros da personagem e a rebeldia de ir contra todas as expectativas e traçar um caminho só seu.

"Eu não conseguia mais ser inocente, por trás dos pensamentos havia outros pensamentos, a infância tinha terminado. Eu me esforçava, mas a infância fugia, as lágrimas que eu sentia o tempo todo nos olhos eram o oposto de uma prova de inocência."

Ao longo de toda a leitura de A VIDA MENTIROSA DOS ADULTOS senti-me desconfortável e é exatamente por conta desse desconforto e das características tão reais da protagonista que percebo que o livro foi bom: reflexivo, incômodo, um tapa na cara. temos uma anti-heroína, uma personagem que não é de todo má, mas não é boa, ela não quer ser o saco de pancada de ninguém, por vezes ela vai contra as regras, valores e convenções sociais para conquistar o que quer. A vida é sobre isso e nós, adultos, tentando mentir para todos criando a impressão de que somos regidos 100% pela moral, ética e bons costumes quando, na realidade, sabemos que burlamos qualquer coisa  para conseguirmos nossos objetivos.

Leitura mais do que recomendada! Minha primeira experiência com Elena Ferrante foi um sucesso absoluto. Boas Leituras e até o próximo post!

"Mentiras, mentiras, os adultos as proíbem, porém dizem tantas."

FICHA TÉCNICA
Título Original: La vita bugiarda degli adulti (2019)
Autor: Elena Ferrante
Tradutor: Marcello Lino
Gênero: Ficção. Romance.
Editora: Intrínseca
Ano: 2020 | 432 págs.
País de Origem: Itália
Minha avaliação:⭐⭐⭐⭐(4/5)

COMPRAR: Amazon | Outras Lojas


Postar um comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!

Instagram