SOCIAL MEDIA

Minha História para jovens leitores - Michelle Obama (resenha)

quarta-feira, 21 de junho de 2023

COMPRAR: Amazon

Minha História para jovens leitores é uma autobiografia que mostra que nem tudo são flores e que no glamour há muitos desafios e escolhas que impactam muitas coisas. 

Saudações Leitores!

Minha experiência com biografias/autobiografias sempre foram muito boas, embora não me debruce com frequência no gênero.  Dito isso, com Minha História para jovens leitores, escrito pela norte-americana Michelle Obama, ex-primeira dama dos Estados Unidos, não foi diferente, além de fazer sua autobiografia, Michelle Obama, ainda abre seu álbum de fotografias e disponibiliza algumas delas no volume.

Vale ressaltar que, apesar de ser a biografia da ex-primeira dama dos EUA e tocar em  vários momentos históricos e políticos dos Estados Unidos, o foco, é claro, é a vida de Michelle Obama, ou seja: como foi sua infância, como se formou, quem é sua família, qual sua jornada profissional, como conheceu Barak Obama, como foi o namoro e casamento.

Desse modo vai abordar como foi a carreira de Michelle tentando administrar seu trabalho, o casamento, as filhas, a vida política de Obama, seus compromissos políticos e também sua vida pessoal com a família e amigos.

Michelle, ao longo de sua vida e na época em que foi a primeira dama levantou muitas pautas importantes e até feministas, bem como abordou bastante a dificuldade dela e de Obama serem o primeiro casal negro a morar na Casa Branca, ademais em Minha História para jovens leitores, Michelle fala como a expectativa e a realidade são assustadoras, bem como os feitos de ser casada com o presidente dos EUA impactou a sua vida e a de sua família, dando-lhe tanto algumas regalias como impossibilitando a liberdade de usufruir de coisas básicas, por conta do assédio da impressa e das pessoas ou por ser de alto risco, afinal ser o casada com o presidente dos EUA pode ser muito perigoso, sobretudo levando em consideração os vários atentados que os Estados Unidos passa.

Michelle Obama, também trata em sua autobiografia de forma mais humana quando sabia de notícias trágicas e como aquilo impactava seu psicológico e a deixava apreensiva e preocupada  com sua família e suas filhas, mas também fala de bons momentos que só foram possíveis de serem vividos por que Barak era o presidente dos EUA.

A ex-primeira dama sempre pontua os privilégios que teve no período em que morou na Casa Branca, mas também pontua as partes obscuras e o quanto foi perseguida e teve suas falas deturpadas por impressa, bem como deixou de viver muitas coisas mais simples e cotidiana com as filhas e o marido em decorrência da profissão de Obama, ou seja, os sacrifícios que toda a sua família teve que se submeter pela escolha de Barak Obama como presidente.

Minha História para jovens leitores mostra quem nem tudo são flores para ninguém, que responsabilidades e sacrifícios caminham juntos. No geral gostei muito de acompanhar esta leitura e conhecer mais da vida dessa mulher e suas muitas reflexões, assim como poder observar o trabalho e os desafios que ela teve durante o mandato de Obama. Recomendo a leitura, vale a pena.

Espero que tenham gostado, até o próximo post!


FICHA TÉCNICA
Título Original: Becoming: adapted for young readers
Autor: Michelle Obama
Tradutor: Debora Landsberg e Denise Bottmann
Gênero: Autobiografia
Editora: Seguinte
Ano: 2021 | 472 págs.
País de Origem: Estados Unidos
Minha avaliação:⭐⭐⭐⭐(4/5)

COMPRAR: Amazon

Postar um comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!

Instagram