SOCIAL MEDIA

O Curioso Caso de Benjamin Button - F. Scott Fitzgerald (resenha)

segunda-feira, 19 de junho de 2023

COMPRAR: Amazon

O Curioso Caso de Benjamin Button é uma novela envolvente do início ao fim, pois nos assustamos com seu início e ficamos frenéticos para saber como se dará seu desfecho

Saudações Leitores!

Já faz bastante tempo que assisti ao filme adaptado desse livro e o filme se tornou um dos meus favoritos, desde então sempre tive vontade de ler o volume mas o tempo foi passando e nunca o tinha pegado para ler até a Editora Antofágica lançar essa edição bonita, eu adquiri-la e faz a leitura.

A princípio já quero salientar que, O Curioso Caso de Benjamin Button, é uma novela escrita por F. Scott Fitzgerald, em 1922. Fitzgerald, para quem ainda não conseguiu fazer a associação (algo que aconteceu comigo) é o mesmo autor de O Grande Gatsby. Sem mais delongas, vamos ao meu veredito...

Já pensou uma vida ao contrário? Como assim? Bem, a pessoa nasceu idosa e vai rejuvenescendo, mas nem por isso quer dizer que terá uma vida eterna, pois a vida, mesmo ao contrário tem sua finitude, já que existe  um tempo que, na jornada de alguém, não há nada, até se fazer a vida, ou a morte, certo?

Portanto, essa é a história narrada em O Curioso Caso de Benjamin Button, onde o que chama atenção no livro é o estranhamento da situação e a jornada reversa - de trás para frente - do protagonista: Benjamin Button, tendo que se adaptar não só a essa "anomalia", mas ao comportamento das pessoas e as transformações do mundo ao seu redor, vivendo uma vida peculiar e sem explicação.

Desse modo, nesta novela, Benjamin nasce com cerca de 70 anos, 1 metro e 73 centímetros de altura, muita barba, cabelos brancos e a pele flácida, além de já saber falar. Na noite de seu nascimento, em um hospital, nasce um "bebê" horrível!

"O suor frio se intensificou na testa do sr. Button. Ele fechou os olhos e depois, ao abri-los, olhou de novo. Não havia dúvidas: estava diante de um homem na casa dos setenta - um bebê de setenta e tantos anos, um bebê com os pés dependurados nas laterais do berço onde repousava."

É interessante observar que nem adulto e nem criança Benjamin Button tem muita credibilidade, justamente pela sua cronologia bizarra e às avessas. Nesse meio tempo também observamos que mesmo todos à volta do personagem considerarem a existência de Button inexplicável, ninguém o usa como cobaia para testes, nem nada do tipo, pelo contrário, acabam é negligenciando esse assunto e até tratando o personagem com uma certa invisibilidade, afinal ninguém sabe como se comportar e nem o que fazer com Benjamin, indenpendente do tempo e fase que ele está vivendo. Quando as pessoas não sabem o que fazer, neste conto, agem com indiferença e fingem que não sabem de nada.

Ao passo que acompanhamos essas nuances da vida de Benjamin, também vemos algumas camadas da história e da época em que se passa a narrativa. É bem interessante acompanhar a ambientação que ocorre no final do século XIX e início do século XX, nos Estados Unidos, bem como todas as transformações ocorridas neste tempo.

Benjamin também tem em sua vida uma época de auge, mas há sempre sua decadência e é assustador como ele não consegue esquecer e tem dificuldade de aceitar as transformações em seu corpo e em sua vida, no decorrer de sua jornada (o que também acontece com muitas pessoas "normais"), além do mais, é inexplicável e assustador para o personagem ver as pessoas agindo como se tivessem esquecido dele ou como se o mesmo nunca tivesse existido só por ter uma cronologia ao contrário.

Outro ponto a ser elencado é o papel da família de Button que, simplesmente, age com incredulidade e vergonha no princípio e fazem de tudo para não lembrar à sociedade do nascimento do "menino" que já nasceu idoso. Com o passar do tempo também não sabem como proceder com ele já que seu comportamento não corresponde a idade cronológica, mas a idade que nasceu: com uns 70 anos.

Para completar, é óbvio que Benjamin entraria na fase em que se apaixonaria e iria querer constituir uma família, é quando se apaixona por Daisy, mas mesmo casando e tendo filhos, Benjamin está rejuvenescendo e será difícil tanto para Daisy quando para o próprio filho de Button lidar com o mesmo.

É possível analisar essa novela sob diferentes perspectivas, não é à toa que a mesma é um clássico da literatura. Vale super a pena ler, sem contar que a leitura é rápida, divertida e curiosa.

A forma como os acontecimentos vão ocorrendo em O Curioso Caso de Benjamin Button é sensacional e deixa-nos curiosos acerca do desfecho. A forma como Fitzgerald conduziu a história, ora de forma frenética, ora de forma fria, foi sensacional para nos prender à leitura do início ao fim.

O Curioso Caso de Benjamin Button traz temas bem impactantes sobre as vivências, comportamentos e atitudes dos seres humanos, mostrando que muitas vezes vivemos de aparências, escondemos segredos e raramente somos realmente grato, mas que em quase 99% das vezes somos egoístas e interesseiros, passando tudo isso, os seres humanos gostam de esquecer as coisas que não sabem explicar ou que não querem lembrar. 

Por fim, O Curioso Caso de Benjamin Button é um livro riquíssimo de reflexões, ademais essa edição da  Editora Antofágica conta com excelentes textos de apoio que clarificam todo o cenário que a narrativa foi escrita e até fala sobre o autor, o livro e a adaptação, o que nos ajuda a compreender ainda mais a obra.

Espero que tenham gostado e até o próximo post!


FICHA TÉCNICA
Título Original: The Cusious Case of Benjamin Button
Autor: F. Scott Fitzgerald
Tradutor: Debora Fleck e Mariana Serpa
Gênero: Ficção. Novela.
Editora: Antofágica
Ano: 1922/2022 | 176 págs.
País de Origem: Estados Unidos
Minha avaliação:⭐⭐⭐⭐(4/5)

COMPRAR: Amazon

Postar um comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!

Instagram