SOCIAL MEDIA

Antes de Morrer - Jenny Downham (resenha)

segunda-feira, 11 de março de 2024

COMPRAR: Amazon

Antes de Morrer tem o propósito de emocionar e de trazer reflexão sem focar inteiramente na parte mórbida e de sofrimento e dor da personagem

Saudações Leitores!

Antes de Morrer (2007) escrito pela inglesa Jenny Downham é o que ficou conhecido como um livro de sick-it. Faz um tempão que tenho na estante e este ano finalmente decidi desencalhar e percebo que devia tê-lo lido na época que comprei (na época do lançamento no Brasil, em 2008), pois ele teria tido mais impacto. Inclusive esse livro tem ano de publicação anterior ao do famoso e aclamado sick-lit de John Green (A Culpa é das Estrelas). 

O volume vem trazer - em primeira pessoa - a personagem Tessa Scott, de 16 anos, contando sua história, nos revela que tem leucemia linfoblástica aguda um câncer em estágio avançado. Tessa tem absoluta certeza que vai morrer, até porque o seu médico diz que os medicamentos não podem mais ajudá-la e que ela precisa aproveitar a vida da melhor maneira possível.

É a partir dessa "sentença" que Tessa resolve por em prática uma lista que tem alguns objetivos para serem realizados antes de morrer: fazer sexo, responder sim para tudo durante um dia inteiro, usar drogas, fazer algo ilegal, entre outros itens. A ideia é que essa lista a ajude a viver de forma intensa ao passo que a tira da zona de conforto.

Na medida em lemos Antes de Morrer e vamos acompanhando Tessa colocar em prática sua lista, também ficamos a par do fato de a mãe dela ter abandonado a família, que é composta pelo pai e o irmão mais novo, e assim ter pouca proximidade com os filhos, mesmo tendo voltado para perto deles quando Tessa completou 13 anos e foi diagnosticada. Tessa não perdoou efetivamente a mãe pelo abandono.

Em contrapartida, o pai de Tessa é um paizão, do tipo que abdicou de tudo para se dedicar inteiramente ao tratamento da filha e participar da vida dos filhos. É lindo ver a relação e as interações deles, como o pai quer proteger e dar maior qualidade de vida à filha.

No meio tempo Tessa também nos relata sua relação com a amiga Zoey que é bem complexa, porque algumas atitudes de Zoey me incomodaram, apesar de conseguir imaginar atitudes assim de adolescentes, mas no fundo, apesar de ver Tessa considerar Zoey sua amiga, não acho que Zoey cumpria esse papel, ou então estava tentando se distanciar para não sofrer tanto com a doença da amiga.

Com a ausência de Zoey, que nunca estava presente quando Tessa precisava, ela acaba se aproximando de seu vizinho enigmático Adam e é ele quem vai ajudá-la a riscar alguns dos itens de sua lista, sem contar que ele tentar estar presente e ambos acabam se envolvendo sentimentalmente, o que é fofo, mas também triste. Não vou dizer que a relação deles é um mar de rosas, porque ambos acabam se machucando por algumas expectativas ou falta delas.

A narrativa, do ponto de vista de Tessa me surpreendeu bastante, porque a personagem não foi sentimental e nem ficou se questionando por ter essa doença, foi uma narrativa livre de mimimi. A personagem encarou a realidade e fez o melhor na situação em que se encontrava.

Desde o começo do livro - até por conta do título - a gente sabe o que vai acontecer, mas fiquei torcendo por um milagre, que de fato, não acontece, pelo contrário Tessa vai relatando o seu quadro até ficar bastante debilitada e é triste de acompanhar, não tem como não se emocionar.

Não vou dizer que Antes de Morrer é um livro cheio de acontecimentos porque não é, a propostas do livro nem é essa. O livro cumpriu o que prometeu e mais, trouxe uma reflexão sobre a brevidade da vida e sobre aproveitar o tempo que temos fazendo o que desejamos e curtindo as pessoas que amamos.

Acredito que a parte mais difícil foi ver Tessa ter que se despedir de sua família, amigos e namorado, sobretudo porque ela sabia que sua dor iria acabar, mas que os que ficariam vivos poderiam ficar sofrendo. 

Reconheço em Antes de Morrer um livro que tem o propósito de emocionar e de trazer reflexão sem focar inteiramente na parte mórbida e de sofrimento e dor da personagem, mas confesso que a narrativa de Tessa foi racional demais o que embora tenha seu lado bom, também tem seu lado ruim, devido a deixar um distanciamento entre a personagem e o leitor. Foi difícil me prender à história e acho que só continuei lendo porque apesar disso a escrita fluía. 

Pra finalizar vem as recomendações e essa parte é bem difícil por se tratar de um sick-lit e saber que nem todo mundo consegue ler esse tipo de literatura devido aos gatilhos, então, deixo a recomendação apenas para quem não tem problema com livros que abordam a trajetória de um personagem que sabe que vai morrer e sua morte acontecer nas páginas. 

Obrigada por terem lido até aqui, até o próximo post!

FICHA TÉCNICA
Título Original: Before I Die
Autor: Jenny Downham
Tradutor: Fernanda Abreu
Gênero: Ficção. Romance. Drama. Sick-lit.
Editora: Agir
Ano: 2007/2008 | 296 págs.
País de Origem: Inglaterra
Classificação: +15
Aviso de Conteúdo: Doença terminal. Câncer. Tentativa de aborto. Traição. Drogas.
Minha avaliação:⭐⭐⭐(3/5)
COMPRAR: Amazon

Postar um comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!

Instagram