O Confidente é um livro impactante: não consegui parar de ler!
Saudações Leitores!
Confesso: tenho esse livro há bastante tempo e me vergonho de nunca o ter lido até o presente momento. Escrito pela francesa Héléne Grémillon que hoje já escreveu outros livros (não publicados no BR), mas que na época O Confidente era seu romance de estreia, publicado originalmente em 2010 e aqui no Brasil em 2015, o volume se tornou um fenômeno de vendas e foi traduzido para diversos países.
Estou tão efusiva que nem sei por onde começar: O Confidente é um livro que desde a primeira página me empolgou bastante, quase não conseguia parar de ler e, quando o fazia, a história ficava às voltas na minha cabeça.
Aqui iremos acompanhar, basicamente, duas histórias: uma que acontece no presente e cuja personagem é Camille que após a morte de sua querida mãe começa a receber cartas de condolências, porém, ao abrir uma delas se depara com essa carta diferente; a outra história é narrada através dessas cartas que que relatam a história de duas pessoas: Louis e Annie. Ambos se conheceram na infância e se separaram devido a aproximação de Annie com uma senhora que se mudou para o vilarejo deles. Essa história das cartas aconteceram entre o ano de 1938 e 1942.
Camille fica confusa ao receber essas cartas misteriosas e, a princípio, acredita que é de um escritor anônimo (pois ela é editora de livros), mas depois imagina que sejam cartas destinadas a outra pessoa. Sem informações sobre o remente, ela fica sem saber o que fazer. No entanto, à medida que lê as cartas, percebe semelhanças com a sua própria vida, levando-a a questionar se realmente são para ela e se essas revelações podem transformar tudo o que ela sabe sobre sua existência. Não, isso não é spoiller, pois essa dedução é feita bem no começo do livro e qualquer leitor pode fazê-la sem dificuldade.
Como já mencionei, O Confidente, traz uma narrativa conduzida em primeira pessoa por Camille e pelas cartas que recebe de um desconhecido e posteriormente pelo envio de um "diário". Isso proporciona uma compreensão bem detalhada tanto da história passada quanto das emoções e reações de Camilla ao ler; A força dela, ao enfrentar a morte da mãe, as descobertas sobre seu passado e sua gravidez, tudo isso é impressionante. Consegui empatizar com a história tanto do passado quanto do presente de uma forma ímpar.
Finalizei O Confidente tão eufórica e soltei um palavrão para externar minhas emoções, porque a autora, Héléne Grémillon , conseguiu transmitir sentimentos de maneira intensa e envolvente, criando uma experiência absolutamente marcante para o leitor. A incerteza que paira em toda a narrativa e também sobre o desenrolar da trama, sobretudo, porque temos alguns plots mantêm o leitor engajado.
Sem dúvida, O Confidente é uma história rica em emoções e personagens fortes, ambientada também durante a Segunda Guerra Mundial (tema do último livro que tinha lido antes deste: O Segredo da Livraria de Paris) é capaz de nos deixar sensíveis ao vermos esse fato histórico sob outras perspectivas, ao passo que também vai trabalhar a relação de mãe, filho e família. Simplesmente amei e recomendo demais para quem curte romances históricos centrados em eixos familiares.
Obrigada por terem acompanhado até aqui. Até a próxima!
FICHA TÉCNICA |
Título Le Confident Autor: Héléne Grémillon Tradutor: Maria Helena Rouanet Gênero: Ficção. Thriller psicológico. Drama. Editora: Aeroplano/ Hunter Books Ano: 2010/2015 | 256 págs. País de Origem: França Classificação: +15 Aviso de Conteúdo: Abuso psicológico. Abuso sexual. Assassinato. Morte. Segunda Guerra Mundial. Luto. Violência com animais. Sequestro. Traição. Minha avaliação:⭐⭐⭐⭐⭐(5/5) |
Postar um comentário
Muito obrigada pelo Comentário!!!!