O Segredo da Livraria de Paris é um livro que dificilmente conseguiremos largar antes de finalizar a leitura
Saudações Leitores!
Era uma segunda-feira cedinho da manhã e eu pegaria a estrada sozinha, a viagem seria de aproximadamente três horas, então acessei a audible em busca da minha companhia de viagem e me deparei com O Segredo da Livraria de Paris, escrito por Lily Graham e lembrei que já tive interesse em ler esse livro, portanto, a minha escolha seria essa. Jamais pensei que não conseguiria parar de "ler", inclusive aumentei a velocidade e quando cheguei ao meu destino tinha terminado o volume. Este foi meu primeiro contato com um livro da autora e já me deixou um impacto superpositivo.
Vou situá-los no que encontramos em O Segredo da Livraria de Paris, mas antes quero dizer que se trata de um romance histórico. Vamos lá: A história se passa em uma Paris ocupada pelos alemães nos anos 1940, criando uma atmosfera de medo e desconfiança, provavelmente a autora deve ter utilizado alguma liberdade poética, mas tudo soa consistente e fiel ao contexto histórico da época, e nela acompanharemos de perto Valerie, que se candidata para trabalhar numa livraria em Paris e vai para lá sem pensar duas vezes, pois tem o propósito de conhecer seu passado e descobrir porque ela foi mandada para a Inglaterra.
A narrativa me cativou desde o início, especialmente pela alternância entre as gerações de mãe e filha. Mesmo suspeitando desde o começo o motivo pelo qual Valerie foi enviada para a Inglaterra, a revelação manteve meu interesse. Fiquei intrigada com o destino dos pais de Valerie, principalmente sua mãe, que se destaca no cenário de 1940.
O Segredo da Livraria de Paris é uma das histórias mais comoventes que já li, com um romance desenvolvido em camadas e ambientado em uma livraria parisiense. Os personagens são bem construídos, especialmente Vincent, o avô de Valerie, que acrescenta humor e profundidade à trama, justamente por ser um velho bastante ranzinza.
Mas engana-se que acha que o volume é só algo raso e um passa tempo, O Segredo da Livraris de Paris, traz personagens profundos e iremos conhecer não só a história de Valerie e Mireille, mas também outros personagens, inclusive de um oficial alemão, chamado Mattaus, que não concordava com as políticas de seu país e seguia sua consciência, embora outros oficiais alemães acabavam cometendo crimes por abuso de poder.
É nesse momento que temos a parte mais dura da narrativa que é quando temos a noção da dura realidade das mulheres em Paris, pois muitas vezes sofriam assédios e estupros e eram injustamente tratadas como colaboradoras dos nazistas, além das dificuldades enfrentadas pelos filhos nascidos dessas relações.
Por fim, quero recomendar fortemente O Segredo da Livraria de Paris para os fãs de ficção histórica ambientada na Segunda Guerra Mundial.
FICHA TÉCNICA |
Título Original: The Paris Secret Autor: Lily Graham Tradutor: Elisa Nazarian Gênero: Ficção. Romance. Drama. Editora: Gutenberg Ano: 2020 | 208 págs. País de Origem: África do Sul Classificação: +15 Aviso de Conteúdo: Nazismo. Luto. Violência. Assédio. Tentativa de estupro. Minha avaliação:⭐⭐⭐⭐⭐(5/5) |
Postar um comentário
Muito obrigada pelo Comentário!!!!