SOCIAL MEDIA

Quarta Asa (Fourth Wing, vol. 1) - Rebecca Yarros (resenha)

sexta-feira, 11 de abril de 2025

COMPRAR: Amazon

Quarta Asa peca na verossimilhança, mas pense num livro viciante!

Saudações, Leitores!

Depois de tanto ouvir falar sobre Quarta Asa (vol.1) (Fourth Wing) escrito pela norte-americana Rebecca Yarros, que traz uma história de fantasia com contornos eróticos e cenas hot, resolvi conferir o volume e ver o que achava e devo admitir que o livro é do tipo que prende do início ao fim, tanto pela ousadia, quanto pelo ritmo de narrativa acelerado. 

Quarta Asa é uma fantasia que acontece num universo com dragões, poderes e intrigas em uma academia militar de elite e para ser honesta é a primeira fantasia com dragões que lembro de ter lido, por isso teve esse elemento novo para mim e o desenvolvimento dele foi bastante interessante - como acontece a conexão dos dragões com os "humanos" e como os "humanos" se tornam capazes de canalizar o poder de seus dragões, despertando um "sinete".

De antemão já quero deixar claro que gostei bastante da leitura e estou interessada em dar continuidade lendo o próximo volume Chama de Ferro.  Mas vamos ao que Quarta Asa traz: 

O livro Quarta Asa se trata de uma fantasia ambientada na brutal academia militar de Basgiath, onde jovens são treinados para se tornarem cavaleiros de dragões. A protagonista, Violet Sorrengail, foi forçada a abandonar seu caminho acadêmico (ser uma escriba) para ingressar nessa escola mortal, onde a sobrevivência é incerta e as ameaças são constantes — tanto dos dragões quanto dos próprios colegas.

Ao longo da narrativa, Violet enfrenta testes físicos extremos, alianças perigosas e um romance cheio de tensão com um misterioso colega, Xander Raiorson. O livro mistura ação, fantasia, intrigas políticas e romance, e se destaca pelo ritmo acelerado e pelas reviravoltas. Apesar de algumas inconsistências no enredo — como a lógica de uma escola que elimina violentamente seus próprios estudantes.

É nesse ponto que reforço que é impossível ignorar certas inconsistências no volume. A ideia de uma escola que mata mais alunos do que forma é, no mínimo, questionável do ponto de vista narrativo e lógico, embora a justificativa seja formar apenas os melhores cavaleiros de dragões e também pelo fato de que se trate de um universo fantasioso, falta um pouco de verossimilhança nesse aspecto, o que enfraquece a imersão em alguns momentos. Também há momentos um tanto quanto desnecessários, como as cenas eróticas e de tensão sexual ou tesão entre os protagonistas, achei que é um artificio pra chocar e trazer elementos hot ao livro que nada acrescentam, não vi real necessidade de ser algo tão descritivo como o que foi (descritivo mesmo!), no entanto, vale ressaltar que a cena de sexo mesmo mais descritiva só é uma, então dá para suportar...

Sei que essa opinião sobre cenas hot em livros de fantasia pode ser uma opinião impopular minha, mas não vejo necessidade, quando leio um livro de fantasia gosto de ler sobre o universo fantástico, as leis que regem esse universo, as problemáticas que envolvem a trama, essas coisas... Gosto de ver romance, sim, mas não precisa ser algo tão descritivo.

Ainda assim, quando se escolhe relevar essas falhas e pontos fracos, o livro entrega uma história empolgante, cheia de ação e surpresas. Rebecca Yarros mostra potencial dentro da fantasia. Quarta Asa é uma boa leitura para quem busca uma mistura de romance, aventura e elementos fantásticos, o atual romantasia, mesmo que seja preciso suspender um pouco a lógica para mergulhar por completo na trama.

E ai, você já leu? Quer ler? Me conta....

Até a próxima postagem!

FICHA TÉCNICA
Título Original: Fourth Wing
Autor: Rebecca Yarros
Tradutor: Laura Pohl e Nuno Carvalho
Gênero: Ficção. Fantasia. Romantasia.
Editora: Planeta Minotauro
Ano: 2024 | 544 págs.
País de Origem: Estados Unidos
Classificação: +16
Aviso de Conteúdo: Assassinato. Cenas de sexo. Erótico. Violência. Morte. Sangue. Guerra. Abuso Psicológico. Tortura. Abandono. Morte de Animais.
Minha avaliação:⭐⭐⭐⭐(4/5)
COMPRAR: Amazon


Postar um comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!

Instagram