SOCIAL MEDIA

Resenha: Orange, vol. 5 - Ichigo Takano

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Orange, vol. 5, Ichigo Takano, São Paulo: JBC, 2016, 248 pág.
Tadução: Naguisa Kushihara

Saudações Leitores!
Por se tratar do 5º e último volume da série de mangás Orange, essa resenha terá Spoiler, portanto se você não gosta de saber informações sobre o livro que irá ler então não leia essa postagem, mas se você já leu os mangás, confira e vamos discutir um "cadim" sobre o assunto, ok?

Não tenho como negar que Orange me cativou desde o primeiro volume e eu já suspeitava que se tornariam meus mangás favoritos, para juntar a história maravilhosa e reflexiva, ainda Ichigo Takano, nos apresentou seis amigos maravilhosos que você fica pensando "Queria que existissem e fossem meus amigos": Naho Takamiya, Azusa Murasaka, Takako Chino, Saku Hagita, Hiroto Suwa e Kakeru Naruse serão lembrados para sempre em meu coração.
"Discutir "culpa" não faz sentido. Arrependidos ou não, na vida, nem tudo dá pra mudar." (p.105)
Orange tem final feliz? Tem. Todos vão gostar? Não. Apesar dos cinco amigos terem conseguido mudar o destino de Kakeru, isto é, salvado o amigo, o futuro - de onde receberam as cartas - permaneceu inalterado, era uma linha do tempo paralela onde Kakeru não poderia voltar a existir como num passe de mágica, a única coisa que os amigos puderam foi alterar a atual realidade deles. 

Esse fim pode ser bom para os leitores "team Suwa" porque no futuro Naho e o rapaz tem uma família, se amam e se respeitam muito mesmo que tenham tantos arrependimentos; para quem torce para o "team Kakeru" o atual presente foi modificado e como Naho já gostava do rapaz pode ser que no futuro, na linha temporal atual, eles possam vir a constituírem uma família.
Por mais que eu pense nesse final, mesmo amando ver Naho e Suwa juntos não consigo desejar um "mundo" sem o Kakeru, portanto fiquei feliz por eles terem conseguido salvar o jovem e estreitarem ainda mais os laços de amizade. Ver o sorriso do Kakeru e de seu grupo de amigos no final, não teve preço.
"Eu achava que te conhecia, mas não sabia de nada. Por isso, quero te conhecer de verdade. Saber do que você gosta, das coisas que te deixam feliz... Saber o que posso falar para deixar você contente... Quero saber de tudo. Quero estar ao seu lado para te ajudar quando precisar." (p.144)
Embora o quinto volume tenha sido uma surra para o leitor que se viu agoniado na perspectiva de ver o que ia acontecer e o quanto Naho, Azusa, Takako, Hagita e Suwa estavam se esforçando para fazerem Kakeru se abrir e revelar seus reais sentimentos.
Também é agoniante vermos o sofrimento desesperado e culposo de Kakeru e o quanto ele se sente mal por tudo - até mesmo por sorrir -  e você fica querendo abraçá-lo e dizer que ele não está sozinho. Mas triste ainda é se tocar que no mundo há milhares de jovens e adultos passando por uma angustia semelhante e as vezes cruzando por estas pessoas na rua e nem sequer desejamos bom dia. Somos tão indiferentes a dor do outro?! Por quê?

No final tudo transcorreu bem, mas a certeza que fica é que nem tudo será as mil maravilhas, no entanto por ter amigos, pessoas que se importam Kakeru teve mais uma oportunidade e ele poderá ser salvo constantemente por estas mesmas pessoas: amigos/anjos.  
Juro que me emocionei e fiquei cá pensando na vida e o quanto as vezes negligenciamos a oportunidade de fazer outras pessoas felizes. Eu não quero mais perder estas oportunidades, sindo que fazendo pessoas felizes posso ser ainda mais feliz. Orange prova isso, porque mesmo sendo ficção, ele aborda temas reais e uma história possível, coerente.  Mais do que indicado.
"Mesmo que um dia você volte a chorar sozinho ou mesmo que viver se torne um fardo novamente... se isso acontecer, nós vamos te salvar quantas vezes for preciso." (p.205)

6 comentários :

  1. Oii Mila!!
    Venho acompanhando as postagens de Orange e posso disse que estou maravilhada com esse mangá, eu não tenho o habito de ler esse tipo de livro (mangás, HQ's, Graphic Novel), mas confesso que sempre vejo postagens do tipo aqui, e gostaria de começar a comprar para ler e achei esse Orange tão fofo que corri na Amazon para dar uma olhadinha no preço, e justamente o volume 01 não tem. =(
    Se me permite uma dica, você poderia fazer uma postagem para quem gostaria de começar a ler esses tipos de livros, pessoas como eu que não entende muito, tem dificuldade na hora de comprar e acaba não comprando com medo de acabar pegando HQs/Mangás errados. Talvez vc até tenha já essa postagem e eu que não vi, mas poderia indicar alguns livros para quem quer começar, eu realmente estou encantada com os seus posts e suas fotos.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leisiane, meu coração tá batendo acelerado aqui... Obrigada por esse comentário MaraviLindo.

      Sim vou fazer uma postagem, achei a ideia muiiiito boa e como você deve ter percebido sou apaixonada por mangás, HQ, GN, acho uma literatura muito muito boa e só aprendi a amar recentemente, viu? Tá com uns dois anos apenas... mas vou compartilhar como o meu interesse surgiu e dar indicações na postagem, ok?

      Sobre lugares em que você pode comprar o vol. 1: tenta dar uma olhadinha pelo Site Buscapé, ou mesmo na Estante Virtual. Espero que consiga.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  2. ola moça, eu li os mangás em apenas um dia, mas infelizmente nao consegui ler o vol. 5, tentei procurar em 1000 sites e nao achei nada, eu queria pedir de coração se vc poderia tirar foto do mangá e mandar pra mim, eu e minha amiga estamos muito curiosas pra saber o que acontece, e a gente nao leu as resenhas pra nao tomar spolers, eu peço de coração, pois eu amei muittoooo essa historia, um beijo, obg pela atençao... caso queira me ajudar meu e-mail é duda.zorzi2011@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ter novas edições de toda a série Orange este ano de 2018, pois vão lançar o sexto volume, que é composto de histórias extras...

      xoxo
      Mila F

      Excluir
  3. Eu fiquei tão feliz, pois comecei a ler mangás mais regularmente tem pouco tempo, daí tenho dado prioridade para obras curtas, tipo your name ou em volume único tipo Hal, mas acabai comprando esse orange, pela delicadeza da sinopse e por essa aura de mudar o passado.ahahahaha....Não me arrependi, são tantas reflexões a serem feitas na leitura de um simples mangá....como as amizades podem nos ajudar a superar alguns obstáculos, nós não temos como entrar na pele do outro, mas podemos oferecer um ombro amigo! Eu chorei tanto mas tanto na parte da corrida com o bastão! Pelos diálogos singelos e emocionantes....enfim, não tenho palavras para a delicadeza da autora. Não sei se já leu O jardim das palavras e A véspera do casamento, são igualmente singelos e delicados, tenho me apaixonado por esses mangás
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li estes mangás citados sim! Sou a louca dos mangás... Vivo lendo, só não resenho tanto porque percebo que o publico aqui não curte muito... Acho que não deveria me importar e resenhar os mangás que leio.

      Orange, sem dúvida é minha série de mangás favoritos da vida. Euu chorei demais lendo e, tenta assistir a Live Action e o Anime, faando nisso acho que vou assistir de novo o anime para poder resenhar aqui... amo, amo, falar dessa série.

      Já estou até fazendo contagem regressiva para o lançamento do sexto volume e aguardando ansiosa para comprar loga na pré-venda.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!

Instagram