SOCIAL MEDIA

I Want to Eat Your Pancreas (the complete manga collection) - Yoru Sumino e Idumi Kirihara (resenha)

quinta-feira, 18 de março de 2021

COMPRAR: Amazon | Outras Lojas

Que mangá incrível! Tem sua dose de tristeza e drama? Tem. Mas o mais lindo desse volume é a mensagem que ele passa. Estou encantada!

Saudações Leitores!

I Want to Eat Your Pancreas (2018-2019) é um mangá cuja história é de Yoru Sumino e a arte é de Idumi Kirihara, um detalhe legal é que há o romance desse livro (2015), porém a edição que li é a adaptação para mangá.

Quem me acompanha há um tempinho sabe que gosto muito de mangás e, por conta disso, volta e meia, estou sempre indicando por aqui, no entanto, I Want to Eat Your Pancreas  é o primeiro mangá que indico que não tem tradução para o português (ainda) e também é o primeiro mangá que leio em inglês. QUE EXPERIÊNCIA INCRÍVEL!

I Want to Eat Your Pancreas é um mangá dramático e eu já sabia disso desde quando li a sinopse, porém, mesmo com a informação prévia de que a protagonista, Yamauchi Sakura morre em decorrência de uma doença em seu pâncreas, ainda assim, a história que acontece em retrospecto a esse acontecimento  é extremamente envolvente, emocionante e dramática.

Lamento muito vir falar sobre um mangá que não tem tradução para o Brasil, mas preciso falar e enaltecer I Want to Eat Your Pancreas assim, quem souber inglês pode "pescar" essa indicação.

Aqui vamos acompanhar a história de um garoto que só iremos descobrir seu nome apenas no final do mangá e isso faz todo o sentido para a história. Esse garoto acaba encontrando um diário em um dos bancos do hospital que ele está e fica tão curioso que acaba por começar a ler, porém logo depois uma colega de classe chamada Yamauchi Sakura se aproxima e diz que o diario é seu.

Pego com a "boca na botija" o garoto agora sabe de um grande segredo de Sakura: a garota tem uma doença incurável no pâncreas que aos poucos está parando de funcionar e isso vai levá-la a morte. No entanto, mesmo sabendo da "sentença de morte" de Sakura, o jovem não vai tratá-la diferente por conta da doença. Isso fascina Sakura, afinal as pessoas que sabem de sua doença a tratam com pena.

Para evitar esse tipo de tratamento de todos os colegas da escola - afinal Sakura é super popular na escola - a menina pede que o colega não conte para ninguém sobre sua doença. Não falar nada sobre a doença de Sakura é algo fácil para o garoto, afinal ele não tem amigos, vive de maneira discreta e é introvertido demais, na verdade ele é totalmente desinteressado em fazer amizade ou saber sobre a vida das pessoas.

Sakura fica tão empolgada com a possibilidade de se tornar amiga do garoto, justamente por ele não tratá-la de forma diferente que acaba sendo até inconveniente para o ele, afinal o garoto fica incomodado com a presença de Sakura em sua vida, já que ele era tão solitário.

Entretanto, com o passar do tempo o jovem acaba gostando e se interessando pela vida de Sakura, inclusive topa acompanhá-la em várias aventuras e coisas que ela gostaria de fazer antes de morrer - parece meio previsível e clichê, não é mesmo? I Want to Eat Your Pancreas tem suas partes clichês mesmo, mas o final é bem surpreendente.

De modo que, I Want to Eat Your Pancreas, é mais do que apenas um mangá dramático, o foco do volume é muito mais do que a doença de Sakura, ou mesmo a química e possível romance da jovem com o garoto, na verdade, é sobre a amizade dela com o jovem que passa de um total desconhecido para um conhecido na medida em que começa a andar com Sakura, e é aí que acabamos descobrindo o nome dele: Shiga Haruki.

I Want to Eat Your Pancreas mostra o poder que uma pessoa tem para transformar e melhorar a vida de outra pessoa quando essa pessoa deixa/aceita/permite que a pessoa entre em sua vida. Quando Shiga Haruki percebe a mudança que Sakura operou em sua vida, também se dará conta de quanto a morte dela poderá afetá-lo.

SIMPLESMENTE AMEI ESSE MANGÁ! E outra coisa que amei no volume é o título do livro; tem algo engraçado e cultural nele, pois é explicado que em uma cultura, aparentemente, quando alguém adoece de um membro, se essa pessoa comer o mesmo membro de alguém que esteja saudável, seu membro irá se curar, por isso o título cuja tradução livre pode ser "Eu quero comer o seu pâncreas".

Também gostei muito da estratégia de revelar o nome de Shiga apenas no final do mangá, foi muito significativa, pois mostra um processo de mudança completo, quando ele se reconhece como alguém transformado e que carregará a influência de Sakura pelo resto da vida.

Pra finalizar, já quero dizer que o volume tem adaptações  para as telas uma delas é um anime (2016) e outra uma live action (2017); obviamente já quero conferir!

Ficha Técnica:
I Want to Eat Your Pancreas. 
Story by: Yoru Sumino | Art by: Idumi Kirihara
Tradução: Beni Axia Conrad
Canada: Seven Seas. 2019. 440 págs.

COMPRAR: Amazon | Outras Lojas

Um comentário :

Muito obrigada pelo Comentário!!!!

Instagram